TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pau-a-pique Ou Taipa De Supapo

Pesquisas Acadêmicas: Pau-a-pique Ou Taipa De Supapo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

profundidade no local das paredes, e então se enterram as ripas verticais e as pregam nos apoios horizontais, daí as cavas podem ser preenchidas (com o mesmo material das paredes). Em seguida colocam-se as ripas horizontais formando um entrelaçamento entre elas (fixas entre si e nos apoios com pregos ou sinsal).

Depois de erguida toda estrutura o taipero escolhe onde irá colocar as portas e as janelas, e faz aberturas com serrote e coloca um "caixão" nos vãos criados. Então, antes de aplicar o barro sobre a estrutura criada, coloca-se madeiramento no telhado e cobertura garantindo que possa manejar sua casa protegido de chuva, deixando um beiral de 50cm a 1m para proteger as paredes da chuva (palha, folhagem de coqueiro, palha de buriti e barnaúba ou telha comum são as coberturas mais utilizadas) um revestimento a base de cal pode se aplicado para dar maior durabilidade às paredes.

2) Barro:

O barro utilizado no preenchimento e selecionado através de escavações em diferentes locais. São feitas bolas de barro com água, e as que menos racharem ao secar indicarão o barro a ser usado. A mistura do barro com a agua é feita com os pés.

O barro deve ser bem arenoso, ate 60% de areia, pode-se adicionar areia na mistura até chegar à "liga". Após algumas semanas é normal o barro apresentar rachaduras, então deve-se fazer um novo revestimento, este alisando a supefície com as mãos. Um melhor acabamento pode ser feito em uma terceira barreada; desta vez é bom utilizar cimento ou cal misturado com o barro a fim de garantir uma melhor resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com