TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍTIO DO PICA PAU AMARELO

Tese: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 5

A interdisciplinaridade está presente na educação desde que começou a ser aplicada na ciência. Muitos projetos e práticas têm sido adotados, numa tentativa de superar a fragmentação do conhecimento e criar uma relação entre o conhecimento e a realidade do aluno.

Portanto a interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento.

A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos. A mesma oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral.

A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.

Dentro da perspectiva da interdisciplinaridade há duas propostas que com certeza interage o ser com o meio no qual está inserido.

PROPOSTA 01

PROJETO: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO

INTRODUÇÃO: Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas às crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída.

JUSTIFICATIVA: Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.

PROBLEMÁTICA: as crianças gostam muito de histórias e desenhos. Por isso, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as duas coisas: historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.

OBJETIVOS:

- Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:

- Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;

- Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade;

- Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;

- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

DESENVOLVIMENTO:

- Apresentação do autor Monteiro Lobato:

- Quebra-cabeça;

- Músicas.

- Apresentação dos principais personagens e suas características:

- Músicas; Filmes; Cartazes; Dobraduras; Confecção de bonecos; Culinária ( Cozinha educativa )

Confecção de livro: ( Produção coletiva )

CULMINÂNCIA: As professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e contarão a historia do livro para as turmas. As crianças estarão vestidas de Emília (meninas) e Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do Pica-pau Amarelo. Serão recebidos com música, temas desta obra. Ao final receberão os bolinhos de chuva da tia Nastácia.( bolinhos feito pelas crianças na cozinha educativa )

CONTEÚDOS INTEGRADOS:

Matemática: Seqüência numérica e quantificação;

Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;

Natureza e sociedade: Alimentos e animais;

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais no final do semestre através do portfólio.

PROPOSTA 02

PROJETO: AFRICANIDADE

JUSTIFICATIVA: A atividade propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando o respeito e a valorização da diversidade que ocorrem naturalmente quando as crianças têm bons exemplos em casa, na sala de aula e também no seu dia a dia.

OBJETIVOS: - Trabalhar a questão da diversidade diariamente em sala de aula; construir identidades raciais e de gênero positivas; estimular o respeito às diferenças; desenvolver a socialização; construir coletivamente as combinações de convivência; aprender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com