TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Trabalho não Formal

Ensaios: Pedagogia Trabalho não Formal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

A educação não formal é uma tentativa educacional organizada e sistemática realizada no sistema formal de ensino, que não se submete a ordens jurídicas do Estado, sendo todo tipo de atividade educativa organizada e sistemática que ocorre fora do sistema oficial de ensino, com intuito de facilitar determinados tipos de aprendizagem à população.

Apesar dessas atividades educacionais possuírem objetivos claros e definidos, é organizada e estruturada de maneira flexível. Tem a finalidade de complementar a Educação Formal, portanto, não fornece graus ou títulos aos seus partícipes, apenas concedem certificados de aprendizagem.

Na educação não formal, as metodologias aplicadas no processo de aprendizagem parte dos costumes dos participantes. A metodologia é criada através da problematização do cotidiano de vida, os conteúdos surgem através dos temas que

despertem necessidades, carências, desafios, obstáculos ou ações empreendedoras a serem realizados, os conteúdos são construídos através de métodos sistematizados nos modos de agir e de pensar sobre o mundo que circunda as pessoas. Fazendo com que se penetre no campo simbólico, das orientações e representações que atribuem sentido e significado às ações humanas. Supondo motivação nas pessoas que participam.

A educação não formal é dinâmica não é subordinada às estruturas burocráticas visa formar integralmente indivíduo com caráter humanista e intencional, com caminhos, percursos, metas, objetivos estratégicos que podem se alterar constantemente porque precisam ser desenvolvidas, codificadas, ainda que com alto grau de provisoriedade, pois o dinamismo, a mudança, o movimento da realidade segundo o desenrolar dos acontecimentos, são as marcas que representam a educação não formal.

Na educação não formal quem educa ou é o agente do processo de construção do saber é o outro, aquele com quem interagimos ou nos integramos; os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais.

A educação não formal ocorre em ambientes e situações interativas construídas coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, usualmente a participação dos indivíduos é optativa, mas ela também poderá ocorrer por forças de certas circunstancias da vivência histórica de cada um. Há na educação não formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes.

Os objetivos da educação não formal é capacitar os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo, com a finalidade de abrir o conhecimento sobre o mundo que rodeia os indivíduos e suas relações sociais. Os objetivos são construídos através do processo interação, originando um processo educativo, voltado para os interesses e as necessidades de quem dele participa. A transmissão de informação e formação políticas e sócio culturais é uma meta na educação não formal, ela prepara os cidadãos educa o ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo, individualismo.

Na educação não formal podemos desenvolver vários resultados de processos, como consciência e organização de como agir em grupos coletivos, construção e reconstrução de concepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com