TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peoasquisa Operacional

Artigos Científicos: Peoasquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  6.521 Palavras (27 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 27

FATEC-SB- FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

PESQUISA OPERACIONAL

PROFa LÍGIA CONCEIÇÃO PEREIRA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS

A Pesquisa Operacional (PO) é uma ciência que objetiva fornecer ferramentas quantitativas ao processo de tomada de decisões. É constituída por um conjunto de disciplinas isoladas, tais como Programação Linear, Teoria das Filas, Simulação, Programação Dinâmica, Teoria dos Jogos, etc.

O termo Pesquisa Operacional (em inglês: Operations Research) foi empregado pela primeira vez em 1939 como uma tentativa de englobar, sob uma única denominação, todas as técnicas existentes ou que viriam a ser desenvolvidas e que tinham o mesmo objetivo citado.

De uma maneira geral, todas as disciplinas que constituem a PO se apóiam em quatro ciências fundamentais: Economia, Matemática, Estatística e Informática.

As áreas de aplicação abrangem fábricas,escritórios, hospitais, fazendas, estradas, etc. Dentre as diversas disciplinas que compõe a PO, o INDG atua em Programação Linear e Simulação.

Denominamos Management Sciences (MS) a área de estudos que utiliza computadores, estatística e matemática para resolver problemas de negócios. Esta área é considerada uma sub-área da Pesquisa Operacional (PO), por tratar-se de modelagem atemática aplicada à área de negócios. Há poucos anos nos EUA, as duas sociedades que estudavam separadamente MS e PO se fundiram em uma sociedade denominada INFORMS. No Brasil a contraparte desta instituição é a SOBRAPO-Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (www.sobrapo.org.br) - que mantém anualmente simpósios científicos.

Entre os tipos de problemas em que MS-PO pode ser utilizada para ajudar no processo de decisão, encontra-se:

• Problemas de otimização de recursos.

• Problemas de Localização

• Problemas de Roteirização

• Problemas de Carteiras de Investimento

• Problemas de Alocação de Pessoas

• Problemas de Previsão e Planejamento

Com o aumento da velocidade de processamento e quantidade de memória dos computadores atuais, houve um grande progresso na Pesquisa Operacional. Este progresso é devido também à larga utilização de microcomputadores, que se tornaram unidades isoladas dentro de empresas. Isso faz com que os modelos desenvolvidos pelos profissionais de Pesquisa Operacional sejam mais rápidos e versáteis, além de serem também interativos, possibilitando a participação do usuário ao longo do processo de cálculo.

A definição de Pesquisa Operacional nos leva a três objetivos inter-relacionados:

a- converter dados em informações significativas- transformar dados brutos (números e fatos) em dados, através de seu armazenamento de forma organizada., para que sejam transformados em Informações Gerenciais que podem ser utilizadas no processo de tomada de decisão.

b- Apoiar o Processo de Tomada de decisão de formas transferíveis e independentes, dar o suporte às decisões para que estas sejam independentes do decisor e assegurar que o processo de decisão seja claro e transparente.

c- Criar sistemas computacionais úteis para os usuários não-técnicos, facilitar , através de4 sistemas de fácil utilização, os processos de tomada de decisão operacional, gerencial e estratégico.

Modelagem

Um modelo é uma representação de um sistema real, que pode já existir ou ser um projeto aguardando execução. No primeiro caso, o modelo pretende reproduzir o funcionamento do sistema, de modo a aumentar sua produtividade. No segundo caso, o modelo é utilizado para definir a estrutura ideal do sistema.

A confiabilidade da solução obtida através do modelo depende da validação do modelo na representação do sistema real. A validação do modelo é a confirmação de que ele realmente representa o sistema real. A diferença entre a solução real e a solução proposta pelo modelo depende diretamente da precisão do modelo em descrever o comportamento original do sistema. Um problema simples pode ser representado por modelos também simples e de fácil solução. Já problemas mais complexos requerem modelos mais elaborados, cuja solução pode vir a ser bastante complicada.

A Tomada de Decisão

Podemos entender a tomada de decisão como o processo de identificar um problema ou uma oportunidade e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo. Um problema ocorre quando o estado atual de uma situação é diferente do estado desejado.

Vários fatores afetam a tomada de decisão e entre eles podemos destacar;

• Tempo disponível para a Tomada de Decisão

• A importância da decisão

• O Ambiente

• Certeza/incerteza e risco

• Agentes decisores

• Conflito de interesse.

Os modelos podem ser utilizados como ferramentas consistentes para a avaliação e a divulga de diferentes políticas empresariais.

Estrutura de Modelos Matemáticos

Em um modelo matemático, são incluídos três conjuntos principais de elementos:

(1) variáveis de decisão e parâmetros: variáveis de decisão são as incógnitas a serem

determinadas pela solução do modelo. Parâmetros são valores fixos no problema;

(2) restrições: de modo a levar em conta as limitações físicas do sistema, o modelo deve incluir restrições que limitam as variáveis de decisão a seus valores possíveis (ou viáveis);

(3) função objetivo: é uma função matemática que define a qualidade da solução em função das variáveis de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com