TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado AV1 E AV2 - Unopar 5 Sem

Trabalho Universitário: Pesquisa De Mercado AV1 E AV2 - Unopar 5 Sem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 8

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

1. PESQUISA DE MERCADO

1.1 Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

Resposta:

O equivoco da Microsoft foi acreditar na potencialidade de sua tecnologia, considerando-se líder do mercado, desconsiderou o potencial de seus concorrentes, deixando de investir em inovações de novos equipamentos, produtos e serviços. Mas tanto a Microsoft como qualquer outra organização sejam elas líderes ou desafiantes, devem estar sintonizadas a todas as movimentações, para que não sejam surpreendidas, evitando a inercia, avaliando todas as oportunidades e lacunas que afloram em um mercado ativo e intensamente competitivo.

No caso especifico da Microsoft cujos clientes cooperativos, em sua maioria são resistentes a mudanças radicais, deve ser realizado uma Pesquisa de Mercado para coletar informações junto aos consumidores, concorrentes e fornecedores, para orientar a tomada de decisões relacionadas à identificação e à solução do problema, no caso em questão, a perda do mercado pela Microsoft, que estas informações consistentes, aliada à experiência do negocio pela Mocrosoft, serão de fundamental importância para o processo decisório dos seus lideres, demonstrando assim aos clientes corporativos, se não acontecerem inovações tecnológica com novos equipamentos a organização será totalmente superada pela concorrência e o tradicional ficara de vez obsoleto.

1.2 Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Resposta:

A Microsoft acreditando ser a única do mercado, deixou de aplicar o Market Share – (Participação de mercado), que consiste na avaliação da força da própria organização e de seus concorrentes no mercado. Com seus clientes corporativos, não se preocupou em observar tendências, levantar nível de satisfação junto aos mercado consumidor, verificando perfis demográficos, estilos de vida e características percebidas desse público-alvo sobre algum produto e nem procurou monitorar a dinâmica e o comportamento de seus concorrentes quanto o lançamento de produtos no mercado.

2. MARKETING

2.1 Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

Resposta:

É o conceito que une as ideias de marketing e estratégia em uma única visão, envolvendo planejamento e análise com uma visão de futuro, com foco total nos desejos, necessidades e interesses dos clientes e consumidores finais para, adequar ou segmentar a oferta de produtos e serviços, comunicação,

trabalhando o fluxo de informações da ponta do consumo à organização e da organização ao consumidor final, ficando atento aos seus concorrentes, pesquisando qual a forma que está sendo trabalhado o mercado, para manter-se sempre atualizado e estrategicamente ter novas ideias mostrando seu diferencial.

2.2 Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

Resposta:

O produto é muito mais que um serviço, ideia ou uma oferta palpável. É algo que pode ser oferecido a um mercado para ser apreciado e satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser desde algo físico, passando por um serviço, ou até mesmo um simples evento. Quando pensam num produto, as pessoas devem vislumbrar a satisfação que ele oferece, não pensar no produto em si, na concepção de sua essência.

2.3 "Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. "As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos", disse Bill Gates, cofundador da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao novo CEO." Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja de comunicação. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

Resposta:

Os mix de comunicação é composto por seis formas essenciais de comunicação:

Propaganda, do latim propagare, significa reproduzir doutrinas ou princípios, é qualquer meio de comunicação, jornal, rádio, televisão, sites ou redes sociais, remunerado por um patrocinador devidamente identificado, aonde ocorre uma apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços, em local visível ao alcance dos olhos dos clientes, expressivo e atraente ao consumidor.

Promoção de vendas, consiste numa diversidade de ferramentas de incentivo a maioria de curto prazo para encorajar e estimular a experimentação, compra ou venda de determinado produto ou serviço, como por exemplo os concursos, amostras shows entre outros.

Relações públicas, são uma variedade de programas utilizados para proteger ou promover a identidade da marca. Possuem apelo fortíssimo, devido à alta credibilidade já que as matérias ou artigos tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com