TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mkt

Ensaios: Pesquisa De Mkt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO.

As pesquisas de marketing oferecem vários benefícios. Uma pesquisa de marketing bem feita ajuda os membros do departamento de marketing a reconhecer onde seus esforços devem estar concentrados e a observar e tirar o melhor proveito das oportunidades de mercado.

A empresa deverá preocupar-se permanentemente em acompanhar as mudanças às tendências e os dados do mercado, ou seja, precisa monitorar os desejos mutantes dos clientes e consumidores as estratégias dos concorrentes as mudanças políticas do país e as grandes variações tecnológicas, para assim formular estratégias e um plano de marketing que seja adequado à realidade de seus clientes e consumidores.

As decisões de marketing são tomadas em um ambiente completo e em contínua

mutação promovendo riscos e incertezas que poderão ser reduzidos à medida que as

organizações dispuserem de informação adequada tanto em quantidade e qualidade. A forma adequada de prover aos tomadores de decisão em marketing é através da estruturação de um sistema de informação de marketing.

1. DESENVOLVIMENTO

a) Como a pesquisa de marketing auxilia no estudo das mudanças do comportamento do consumidor?

A Pesquisa de Marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação usada para identificar e definir as oportunidades e problemas como um processo. Pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a estes fins projeta o método para coletar informações gerencia e implementação do processo de coleta de dados analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações. A pesquisa de marketing como ferramenta de fornecimento de informações possui basicamente dois grades papéis o papel de monitoramento de mercado, onde os tomadores de decisões são abastecidos com dados sobre a eficácia do produto e o segundo plano é um papel de explorador de oportunidades de mercado Está pesquisa junto ao consumidor busca ações pra conseguir atingir o consumidor.

b) A VW contratou a empresa de pesquisa Ipsos para realizar um estudo de segmentação atitudinal, para ajudar a conhecer o perfil do consumidor, bem como compreeder as necessidades de cada perfil. Quais foram os resultados que essa pesquisa encontrou?

Com resultado da pesquisa detectou quatro tipos de clientes o entusiasta, que valoriza status, o sensível que se importa mais com praticidade e conforto, o guiado pela imagem que gosta de dirigir e exige design bonito e o essencialista que leva em conta a relação custo-benefício. Dois desses perfis o sensível,cujo público é predominantemente feminino e o guiado pela imagem são constituídos por pessoas que correspondem ao público-alvo a que se destina o Fox. Com isso a VW soube o tamanho de cada mercado dentro de seu segmento direcionando seus investimentos para o tipo de mercado que se tornaria rentavél dentro do mercado automotivo atual.

c) Sete meses antes do laçamento do novo carro foi realizado uma “clinica d produtos”. Essa nova bateria de pesquisas teve duas fses, uma quantitativa e outra qualitativa. Explique o que é pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa?

A pesquisa qualitativa é particularmente útil como uma ferramenta para determinar o que é importante para os clientes e porque é importante. Esse tipo de pesquisa fornece um processo a partir do qual questões-chave são identificadas e perguntas são formuladas, descobrindo o que importa para os clientes e porquê. Esse tipo de pesquisa também é usado para identificar a extensão total de respostas ou opiniõesque existem em um mercado ou população.

A pesquisa qualitativa ajuda a identificar questões e entender porque elas são importantes. Com esse objetivo em mente, também é importante trabalhar com uma amostra heterogênea de pessoas enquanto se conduz uma pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa revela áreas de consenso, tanto positivo quanto negativo, nos padrões de respostas. Ela também determina quais idéias geram uma forte reação emocional. Além disso, é especialmente útil em situações que envolvem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas idéias.

Pesquisa Quantitativa é descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características. Ela é especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística Uma análise quantitativa apresenta os dados em percentuais. As pesquisas quantitativas são bastante utilizadas durante as eleições, onde a partir de uma amostragem da população é possível quantificar as preferências do eleitorado. A Pesquisa Quantitativa é apropriada para medir tanto opiniões, atitudes e preferências como comportamentos. Se você quer saber quantas pessoas usam um produto ou serviço ou têm interesse em um novo conceito de produto, a pesquisa quantitativa é o que você precisa. Ela também é usada para medir um mercado, estimar o potencial ou volume de um negócio e para medir o tamanho e a importância de segmentos de mercado.

d) Na fase de pesquisa qualitativa, testou o conseito do produto através de grupos de foco. Explique o que ´um grupo de foco e elabore um roteiro que poderia ter sido utilizadopela empresa para verificar a ceitação do Fox pelos consumidores selecionados.

Basicamente, trata-se de reunir pessoas com características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com