TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mkt No Comercio

Artigos Científicos: Mkt No Comercio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2012  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 3

DIFERENCIAL COMPETITIVO

Conceito:

É tudo aquilo que torna a sua empresa ÚNICA ”aos olhos do cliente”. É um recurso que uma empresa possui ou controla e que é percebido pelo mercado como positivamente destacado. Mas isto só não basta. É preciso também.

1) Que este recurso seja raro. Ou seja, muito difícil (trabalhoso, demorado ou caro) para ser adquirido ou controlado pelo concorrente;

2) Que este recurso seja peculiar. Ou seja, que este recurso se combine com outros recursos da empresa de forma única (isto é, de maneira diferente da possível combinação com recursos do concorrente) e que essa combinação permita à empresa conceber e implementar estratégias que produzam vantagem competitiva;

3) Portanto, que esse recurso produza vantagens e benefícios para os clientes e que eles (os clientes) consigam perceber claramente essas vantagens e benefícios.

Importância:

Diferencial Competitivo, portanto, não é apenas "ter qualidade no que faz", ou "ter preço baixo" ou "ter bons clientes no currículo". É preciso um pouco mais de esforço para ter um verdadeiro Diferencial Competitivo.

Possuir ou controlar um recurso positivo só constitui um diferencial se o mercado perceber de forma inequívoca as vantagens e benefícios decorrentes. Do contrário, possuí-lo ou controlá-lo não aumenta as suas vendas, não gera indicações importantes pra a empresa.

Pode-se dizer, com outras palavras, que Diferencial Competitivo é algo que sua empresa tem, que as outras não tem, que vão demorar a ter (ou nunca terão) e que os clientes gostam.

OS RECURSOS E AS FONTES DE DIFERENCIAL COMPETITIVO:

 ESTRUTURA DA EMPRESA (resultante da combinação de Instalações, Localização, Equipamentos, Organograma e Registro formal da empresa);

 Localização: Endereço fácil de ser encontrado, em ruas ou avenidas conhecidas ou em centros comerciais de fácil acesso;

 Estacionamento: disponível, gratuito e seguro.

 Instalações: amplas, confortáveis e funcionais. (na contramão do diferencial competitivo, não ter um escritório é um grande ponto fraco da empresa)

 Equipamentos: Computadores, automóveis podem constituir recursos com potencial de produzir vantagem competitiva.

 Registro Formal: empresa legalizada, com capacidade de emitir nota fiscal e, portant.;

 Recursos tecnológicos;

 Imagem (resultante da combinação de Imagem pessoal do profissional, Reputação, Credibilidade, Capacidade de cumprir os prazos, Capacidade de administrar o tempo, Acessibilidade/Disponibilidade)

 Cumprimento de Prazos: a pontualidade no cumprimento dos prazos somente constitui Diferencial competitivo quando existem garantias contratuais oferecidas ao cliente.

 Disponibilidade para pronto Atendimento: pode constituir um ponto forte e diferencial competitivo.

 Capacidade de produção (resultante da combinação de Equipe de trabalho, Experiência Individual dos Funcionários)

 Equipe de Trabalho: uma equipe de trabalho bem selecionada e bem treinada é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com