TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Monografias: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

Variáveis

As variáveis compreendem-se todos os fatores envolvidos, que fornecem elementos para identificação, análise e conclusão de um problema; o que pode assumir valores diversos durante o desenvolvimento da solução. OU SEJA, TUDO QUE INTERFERE NO PROCESSO DECISÓRIO.

As Variáveis são classificadas em três categorias:

• Variáveis de decisão: São aquelas que foram definidas pelo analista como fornecedoras de informações que servirão como base na tomada de decisão. Ex: Uma fábrica decide aplicar dinheiro em um projeto de expansão para obter o máximo de retorno, uma variável de decisão poderá ser a “taxa de retorno” de cada alternativa de porte do projeto e de localização.

• Variável controlável ou endógena: é a variável gerada pelo próprio modelo de solução, sendo dependente dos dados fornecidos das hipóteses estabelecidas e da própria estrutura do modelo. Ex: No exemplo a cima, podemos dizer que o “valor final” do investimento é uma varável controlável.

• Varáveis não-controláveis ou exógenas: São dados ou fatores externos que são fornecidos ao modelo e que representam as hipóteses assumidas ou as condições que devem ser respeitadas. Ex: No investimento de expansão da fábrica, uma variável que não-controlável é a projeção de consumo do produto.

Tipos de Modelos

Um modelo é uma representação de um sistema real, que pode já existir ou ser um projeto aguardando execução. Dependendo da forma de qual processo de decisão do analista e da própria natureza da decisão, há diversos tipos de modelos, bem como:

• Modelos Conceituais: É a forma sequencial e lógica das informações e as fases do processo de decisão. Permite o desenvolvimento controlado e consistente com objetivos em mente.

Exemplo:

PERCEPÇÃO OU DEMANDA POR SOLUÇÃO

• Modelo heurístico: são construídos quando a complexidade do problema é de tal ordem que a utilização de relações matemáticas torna-se impraticável ou extremamente dispendiosa. Por basear-se em regras empíricas ou intuitivas, o esforço gasto na construção do modelo não seria compensado pelos benefícios conseguidos.

• Modelos matemáticos ou simbólicos: são baseados na pressuposição de que todas as informações e variáveis relevantes do problema de decisão podem ser quantificadas. O que nos leva a utilizar símbolos matemáticos para representá-las e a usar funções matemáticas para descrever as ligações entre elas e as operações dos sistemas.

Modelos Matemáticos

A Metodologia da Pesquisa Operacional é mais desenvolvida para a solução de problemas que podem ser representados por modelos matemáticos. Existem diversos tipos de modelos matemáticos, sendo que o processo de solução subsequente é consequência do modelo construído. Alguns fatores interferem na qualidade do modelo como: natureza matemática das relações entre as variáveis, objetivos do encarregado da tomada de decisão, extensão do controle sobre as variáveis, nível de incerteza relacionado ao ambiente de decisão.

Definindo estes fatores, podem-se dividir os modelos matemáticos em dois grupos: modelo de simulação e modelo de otimização.

• Modelos de simulação: são modelos que procuram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com