TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Monografias: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

O Mestrado em Pesquisa Operacional da FCA Unicamp combina, num mesmo ambiente, a profundidade e a elegância dos métodos matemáticos com o entusiasmo da engenharia e a praticidade da administração. O curso oferece uma série de disciplinas que possibilitam sólida formação teórica além de experiência na obtenção e no tratamento de modelos matemáticos e seus aspectos computacionais.

Aliado a isto, o estudante é exposto a uma ampla gama de aplicações que possibilitam um mergulho numa atmosfera intelectual interdisciplinar sem fronteiras. Os egressos deste curso podem seguir carreira na academia, indústria ou pesquisa e são constantemente estimulados a alterar, construir e gerenciar os mais diversos processos que envolvem tomada de decisões com o apoio de métodos quantitativos.

Ao longo do curso o estudante terá a oportunidade de discutir questões do tipo:

• Como otimizar o carregamento de contêineres em um navio?

• Como transformar um problema real num modelo matemático?

• Como usar simulação computacional para otimizar uma linha de produção?

• Como projetar algoritmos eficientes para solução de problemas práticos usando um computador?

• Como tomar a melhor decisão frente a cenários de riscos?

A região de Limeira (localizada na área administrativa de Campinas) apresenta um cenário favorável para o surgimento de um grupo de referência em Pesquisa Operacional. Primeiramente, a cidade congrega um forte e variado setor produtivo, uma das mais importantes malhas rodoviárias do país. Além disso, Limeira é uma cidade situada a menos de 60 km de cidades como Americana, Araras, Engenheiro Coelho, Holambra, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara D´Oeste, Sumaré e Rio Claro, áreas de elevada industrialização, com destaque para as cadeias produtivas de bijuterias e folhados, automotiva, autopeças, petróleo, eletrônica, biocombustíveis, alimentos, máquinas e equipamentos, flores, têxteis, aeronáutica, pisos e revestimentos, dentre outras. Deve-se levar em conta ainda que a cidade localiza-se próximo de reconhecidas instituições de ensino e de pesquisa já consolidadas em áreas relacionadas ao curso (e.g. Engenharias, Matemáticas, Computação, Administração, Saúde, entre outros), como a Universidade de São Paulo em São Carlos, a Universidade Federal de São Carlos e o próprio Campus de Campinas da Unicamp, as quais poderão fornecer eventualmente um fluxo constante de discentes entrantes no novo programa de mestrado a ser criado.

Um diferencial importante desta proposta é o fato de estar inserida em uma unidade de ensino e pesquisa que desenvolve, sob a mesma estrutura acadêmica e administrativa, cursos de Engenharia e de Administração – duas grandes áreas de interface com a PO. Dentre outras vantagens, esta estrutura estreita o convívio entre pesquisadores de áreas afins, as quais costumeiramente encontram-se separadas pelas barreiras de institutos ou departamentos e que, certamente, podem colaborar mais facilmente em projetos de PO.

A proposta de um Mestrado em Pesquisa Operacional é, portanto, uma consequência da estrutura da FCA, do grupo de docentes que está se consolidando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com