TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Trabalho Escolar: Pesquisa Operacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Pesquisa Operacional - Etapa 2

RESUMO

Nesta etapa foi realizada uma leitura sobre o processo de modelização matemática em problemas gerenciais e programação linear num estudo de PO, sendo o Management Sciences (MS) um importante aliado ao sistema gerencial, pois é responsável por transformar os dados em informações gerenciais. Já o processo de modelagem é onde identificamos o problema e verificamos uma solução para o mesmo, tendo ele vários fatores que vão interferir na tomada de decisão. Existem três modelos para tomada de decisão, sendo eles os físicos , análogos e matemáticos. Os modelos mais utilizados para a tomada de decisão gerencial são os simbólicos ou matemáticos. A programação matemática é onde teremos a função matemática, podendo ser ela de maximização ou minimização.

Palavras-Chave: Programação Linear; Tomada de decisão;

1. INTRODUÇÃO

O processo de modelização matemático em problemas gerenciais e programação linear é um método utilizado para tomadas de decisões gerenciais, através de variáveis e o que se pretende nessa tomada de decisão, maximizar ou minimizar seja lucros, despesas, desperdícios, entre outros.

2. DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do trabalho está apresentado nos passos seguintes.

2.1. Passo 1

Foi realizada uma leitura dos capítulos do livro-texto propostos na atividade, onde o objetivo da leitura é gerar conhecimento sobre o processo de modelização matemática em problemas gerenciais e programação linear num estudo de PO.

2.2. Passo 2

A área denominada para resolver problemas de negócio através da utilização de computadores, estatística e matemática é chamada de Management Sciences (MS), considerada uma subárea da pesquisa operacional, tratando-se de uma modelagem matemática aplicada à área de negócios.

O MS pode ser definido em três objetivos: converter dados em informações significativas, que é transformar os dados brutos em forma organizada. Os sistemas de informação gerencial é o responsável pela transformação desses dados, transformando-os em informações gerenciais. Apoiar o processo de tomada de decisão de formas transferíveis e independentes, por meio de sistemas de apoio à decisões, fazendo-a clara e transparente. Criar sistemas computacionais úteis para usuários não técnicos, facilitando-o por meio de sistema fácil de tomada de decisão operacional, gerencial e técnico.

O processo de modelagem vem estudar mais profundamente o problema quando uma decisão gerencial deve ser tomada. O processo de tomada de decisão pode ser identificado como um problema ou uma oportunidade e a seleção de uma linha de ação para resolvê-lo, ou seja, um problema ocorre quando o estado atual de uma situação é bem diferente do esperado. Diversos fatores podem interferir na tomada de decisão, como o tempo disponível para a tomada de decisão, a importância da decisão, o ambiente, a certeza ou incerteza e risco, agentes decisórios e conflito de interesses. A tomada de decisão também pode ser classificada em nível hierárquico na empresa (estratégico, gerencial, operacional), tipos de informação disponível (estruturada, semiestruturada) e números de decisores (decisão individual e decisão em grupo).

Existem três modelos de tomada de decisão: os modelos físicos, análogos e matemáticos ou simbólicos, mas o modelo mais utilizado na modelagem de situações gerenciais, são os modelos simbólicos ou matemáticos, em que as grandezas são representadas por variáveis de decisão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com