TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Exames: Pesquisa Operacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

Farmácia é um estabelecimento de manipulação de formulas magistrais e oficinais, de comercio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos, correlatos. A formula magistral é aquela preparada na farmácia, a partir de uma prescrição de um profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado, e que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica e posologia. Já a formula oficinal é aquela cuja fórmula esteja inscrita no Formulario Nacional ou em Formularios Internacionais reconhecidos pela ANVISA (Agencia nacional de vigilância sanitária).

Introdução

Poucos são os estudos sobre a gestão da produção em farmácia magistral. Existem cerca de 5000 farmácias magistrais no país a maioria de pequeno porte e este numero vem crescendo mais a cada ano, nos anos 50 houve uma decadência das farmácias magistrais por conta do crescimento da industria farmacêutica, mas nos anos 80 muitas industrias deixaram de produzir alguns medicamentos abrindo espaço para o fortalecimento do mercado magistral. Com o mercado em ascensão faz-se necessário à utilização de ferramentas de gestão para torna-las mais competitivas.

Hoje, as farmácias de manipulação atendem praticamente todas as especialidades médicas. Para se ter uma idéia da concorrência que o setor magistral vive hoje, segundo a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais e o Conselho Federal de Farmácia, em 2010 o setor magistral possuía aproximadamente 10% de todo o mercado de medicamentos no Brasil, que é o oitavo maior mercado do mundo nesse segmento.

O empresário do setor precisa estar envolvido com o Marketing da empresa, conhecer o mercado, administração, gestão, liderança, RH e empreendedorismo.O empresário precisa compreender que é preciso se reinventar, inovar e se dedicar nas atividades da farmácia. Só assim as farmácias de manipulação conseguirão enfrentar a concorrência dentro do setor magistral e a concorrência da indústria.

Com o aumento significativo do número de farmácias de manipulação no Brasil, os

medicamentos manipulados passaram a constituir uma parcela significativa do total consumido no país e, paralelamente a esta expansão, houve um incremento na pressão pela melhoria da sua qualidade. Os medicamentos em forma de cápsulas se constitui um dos principais processos na manipulação necessitando de um constante acompanhamento para evitar não conformidades. Embora todo processo produtivo nesta forma apresentará alguma variabilidade, pois existem diversos fatores que afetam as características de qualidade do produto durante a fase de produção e a qualidade do produto final dependerá em maior ou menos grau da gestão do processo e do sistema de garantia de qualidade implantado.

Definição da Cápsula

A Farmacópéia Européia (2002) define cápsulas como formas farmacêuticas sólidas com invólucro duro ou mole, de diversos formatos, tamanhos e cores, normalmente contendo uma dose unitária de fármaco. O processo de preparação consiste no enchimento dos invólucros gelatinosos com a mistura medicamentosa que se deseja encapsular através da utilização de equipamentos específicos operados manualmente.

A Produção

As operações farmacêuticas propriamente ditas são todas aquelas que praticamos com o objetivo de transformar um fármaco numa forma farmacêutica. Em alguns casos utilizamos apenas uma única operação, mas, para a obtenção de uma forma farmacêutica, geralmente, implica na execução de várias operações devidamente programadas.

PESAGEM

Balança analítica Balança semi-analitica

A pesagem é a operação mais executada na preparação de formas farmacêuticas. A balança de precisão destina-se à pesagem rigorosa de substâncias prescritas em pequenas quantidades e podem ser dos mais variados modelos e sensibilidades. Devem estar livres de influência de trepidação, correnteza de ar e sustentadas com parafusos que a mantenham em perfeito nível. Devem conter selo do Inmetro, ser aferida e calibrada diariamemente.

Pesos de calibração

A diferença das balanças analíticas e semi-analiticas e o grau de precisão na hora da pesagem. A balança analítica pesa com precisão máxima de ate quatro casas decimais 0,1 micrograma ate 0,1 miligrama, enquanto a semi-analitica pesa com precisão ate 0,01g e podendo suportar o peso de 350g ate 3 ou 4 quilos.

TRITURAÇÃO

O grau ou almofariz é o objeto mais ultilizado para trituração

Trituração é a fricção contínua de um sólido em um gral com o auxílio do pistilo, para reduzir o tamanho da partícula até o grau desejável. O termo é também usado para descrever a trituração de duas ou mais substâncias em um gral para combiná-las até a obtenção de uma mistura homogênea.

TAMISAÇÃO

A tamisação é a operação destinada a separar, através das malhas de um tecido apropriado, partículas sólidas com diferentes dimensões. Os tecidos utilizados na tamisação atuam como verdadeira rede, apenas deixando passar aquelas partículas cujas dimensões sejam, pelo menos, ligeiramente inferiores à abertura das respectivas malhas e retendo, por outro lado, as de tamanho superior. Deste modo, é a largura das malhas que condiciona a dimensão das partículas que atravessam o tecido e, assim, conhecida esta largura, poder-se-á estabelecer o tamanho dos grânulos que passarem através dele.

Tamis (ou peneira) é um instrumento cilíndrico, de inox, com uma malha que o seu diâmetro varia de 4,750mm (malha n°. 4) até 0,020mm (malha nº. 635). Normalmente na Farmácia de Manipulação utilizam-se as malhas nºs. 35 a 42, ou peneiras de plástico adquiridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com