TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Ensaios: Pesquisa Operacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  5.250 Palavras (21 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHAGUERA - POLO RIO VERDE GO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - 6ª SÉRIE

Tutor à Distância: Vanessa Rodrigues Bentos

Tutor presencial: Priscimone Alves dos Santos

ALUNOS: MARCIO FERREIRA MARQUES - RA-344474

ROZANA VIEIRA FURTADO - RA - 333002

JOSELI RIBEIRO DE SOUZA - RA - 347958

ETAPA 1

Aula-tema: O que é Administração Financeira e Orçamentária.Tipos de negócios.

Esta atividade é importante para que você entenda os principais conceitos da administração financeira e orçamentária e aprenda a escolher os investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro, sempre auferindo os melhores resultados.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos

Passo 1 (Individual)

1 Pesquisar, na internet e na biblioteca do Pólo de Apoio Presencial, informações pertinentes ao planejamento da administração financeira e à interferência do tempo sobre a moeda.

2 Ler o artigo indicado a seguir:

KUSTER, Edison; NOGACZ, Nilson Danny. Fundamentos básicos da Administração Financeira. Disponível em:

<https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U>.

Acesso em: 26 maio 2013.

3 Ler o seguinte artigo publicado em Congresso pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul:

GAMA, Renata; MOURA, Guimaro; OLIVEIRA, Osmar Francisco de. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM>.

Acesso em: 26 maio 2013.

4 Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos:

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação, com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Resposta:

Como consequência,o objetivo da maximização de lucro pode conflitar com o da maximização da riqueza. Tentativas de aumentar o lucro além de um certo nível às vezes significam assumir maiores riscos que os necessários e também enfraquecer, de alguma forma, a capacidade da empresa de se manter líquida. Em fim a maximização da riqueza implica preocupação constante quanto ao risco.

Passo 2

Anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração da introdução do relatório.

O principal papel do Administrador Financeiro È o relativo a tesouraria da empresa, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentido È necessário buscar um pleno entendimento da Administração de Caixa da empresa e o Custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo.

Vejamos agora maiores detalhes sobre ambas as abordagens, bem como exemplos para melhor entendimento.

1. Administração de caixa: a administração do caixa compreende uma tarefa de suma importãncia para a empresa. É essencial a essa função administrativa o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis disponíveis, bem como a sua melhor utilização para o acompanhamento, controle, ajuste e projeção dos resultados da empresa.

O demonstrativo do Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.

1.1 Estabelecendo os controles: a administração do Caixa constitui ferramenta fundamental para a boa administração dos recursos financeiros em qualquer empresa, independente de seu tamanho.

Com a entrada das diversas informações diárias e dos documentos internos provenientes do setor financeiro, inicia-se a fase de controle de dados relativos a:

1.º Movimentação Financeira: registro das entradas e saídas, de tal forma que se permita comparar as previsões com o realizado; Conhecimento de todas as movimentações financeiras: Quais são as receitas e despesas? Em que datas irão ocorrer? Qual o meio de movimentação? Se são constantes, diárias, semanais ou mensais.

2.º Controle do Pessoal:

- Estrutura de Recursos Humanos existente, com determinação de suas peculiaridades relativas: profissionais efetivos; profissionais temporários; trainees (estagiários); despesas agregadas relativas a encargos trabalhistas, contribuições.

3.º Controle de máquinas, veículos e equipamentos: Consumo de combustível e ou energia; Serviços executados; Manutenção preventiva; Manutenção corretiva; Peças e elementos controlados.

4º Controle de Estoques: entradas e saídas de insumos e matérias-primas; níveis de estoque, datas de compra; estrutura de armazenagem.

3 Custo de capital: custo de capital pode ser definido como o custo dos recursos financeiros próprios e/ou de terceiros utilizados pela empresa em seu ciclo operacional ou empreendimento. A boa administração financeira propõe que todo investimento ou uso de capital merece uma rigorosa análise de viabilidade, buscando avaliar as alternativas perante o custo do capital. Como as alternativas existentes para o financiamento do ciclo operacional e ou capital de giro são diversas, È de extrema importância que o administrador financeiro busque conhecer o custo efetivo de cada uma destas fontes, através dos instrumentos de análise competentes, para posterior tomada de decisão.

- Manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com