TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Artigo: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  3.521 Palavras (15 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE ANHANGUERA DE CRISTALINA

Rua: 7 de setembro,1635 -Centro – Cristalina/GO- CEP:73850-000

ATPS DE GESTÃO DA QUALIDADE

Nome:

Nome:

Nome:

Nome:

Nome:

Tutor Presencial:

Administração de Empresa: 8º Semestre

Cristalina - 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................3

2. GESTÃO DA QUALIDADE..........................................................................................4

2.1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?.................5

2.2. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?.........................................5

2.3. Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?...................................................6

2.4. Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar..............................7

3. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL...........................................................................8

3.1. “ O que é TQM e como o ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão TQM?”.9

4. “CONTROLE DA QUALIDADE ON-LINE”............................................................10

4.1. “Entre as Ferramentas da qualidade, quais as mais importantes identificadas pela equipe?”..................................................................................................................11

5. “PROCESSOS DE MELHORIA CONTÍNUA”.....................................................12,13

6. RELATORIO FINAL...................................................................................................14

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................15

1. INTRODUÇÃO

Qualidade não tem um significado popular, no melhor sentido, em termos absolutos. Industrialmente pode significar, mais e melhor, dentro de certas condições/parâmetros do consumidor já que é este em última instância quem determina a classe e a qualidade do produto/serviço que deseja.

Podemos definir a Qualidade de um produto como sendo o grau de satisfação dos requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas, ou seja, de uma combinação de características do projeto e da produção, determinante na satisfação que o produto possa proporcionar ao consumidor, durante o seu uso. Esta definição leva-nos a pensar em termos como, fiabilidade, adequabilidade, durabilidade, que na realidade são características individuais que em conjunto constituem a qualidade do produto.

Então para haver gestão da qualidade, esta deve começar por ser definida ou especificada.

Qualquer que seja a definição de Qualidade, esta deve implicar respostas às necessidades do cliente pelo produto comprado, atuando de diferente forma e intensidade, segundo o tipo de produto que se está a produzir ou serviço que se está a prestar.

A aplicação da Qualidade, nunca deve estar desagregada da Melhoria Contínua, a qual é entendida como um processo de mudanças continuadas que melhoram a organização e lhe agregam valor.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é a estrutura organizacional criada para gerir e garantir a Qualidade, os recursos necessários, os procedimentos operacionais e as responsabilidades estabelecidas.

O SGQ deve ser documentado e formalizado através do Manual da Qualidade, devendo incluir os elementos que identifiquem claramente a forma de gestão que possa ter influência na Qualidade do produto ou serviço final.

2. GESTÃO DA QUALIDADE

É um sistema de gestão que permite dirigir e controlar uma organização no que respeita à Qualidade (ISO 9000:2000). O SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade, como ferramenta que traz padronização de processos e controle sobre os mesmos, viabiliza medir a eficiência e verificar a eficácia das ações tomadas, com foco específico na satisfação do cliente e na melhoria contínua dos processos. Esse sistema proporciona segurança à alta direção nas tomadas de decisão, pois possibilita a leitura de indicadores de desempenho precisos e confiáveis. Até o momento, 175 países reconhecem e adotam as normas ISO como parâmetro para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas mais diversas atividades empresariais. É um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que trabalham coordenados para estabelecer e alcançar o cumprimento da política e dos objetivos da qualidade, dando consistência aos produtos e serviços para que satisfaçam as necessidades e expectativas dos seus clientes. Existe um organismo internacional que dita as normas desse Sistema de Gestão – o ISO – International Organization for Standardization, com sede em Genebra, Suíça. As empresas que se propõem a adotar o SGQ segundo as normas ISO passam por um longo processo de alinhamento de procedimentos e ajustes tecnológico, físico e de pessoas, além de serem auditadas por organismos certificadores acreditados e, finalmente, a Certificação é concedida.

A ISO 9001:2000 especifica requisitos para a gestão da qualidade quando uma organização.

•Necessita demonstrar sua habilidade em fornecer produtos que atendam às necessidades dos clientes e aos requisitos regulatórios aplicáveis;

•Desejam alcançar a satisfação dos clientes através da efetiva aplicação do sistema, incluindo processo para a melhoria contínua do sistema e a garantia de conformidade com os requisitos do cliente e requisitos regulatórios aplicáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com