TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Artigo: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS – Gestão da Qualidade

Passo 1

1- O que é qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

R.: Qualidade vem do termo latim, é um conceito subjetivo. Está relacionada as percepções de cada individuo, e diversos fatores como cultura, produto ou serviço, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.

Pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Pode-se também seguir como exemplo a qualidade desta enciclopédia. Basta escolher um tema qualquer e escrever absurdos. O tempo para a correção ser feita está inversamente ligada à qualidade do site. Quanto melhor a qualidade, menor será esse tempo.

Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, valor agregado, algo que produtos similares não possuem, relação custo/benefício e etc.

Existe também o controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade são conceitos relacionados com o de qualidade na indústria e serviços. Os conceitos são usados em várias áreas, através de indicadores de qualidade e normas, como a ISO 9001, ISSO 14000, e outras.

A expansão da indústria no início do século XX e, particularmente, a invenção da produção em massa de Henry Ford fizeram surgir outro desenvolvimento extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: o controle da qualidade. O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total.

Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.

A evolução da qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais.

As três eras da história da qualidade:

Era da inspeção

Produtos são verificados um a um.

Cliente participa da inspeção.

Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.

Era do controle estatístico:

Produtos são verificados por amostragem.

Departamento especializado faz controle da qualidade.

Ênfase na localização de defeitos.

Era da qualidade total:

Processo produtivo é controlado.

Toda a empresa é responsável.

Ênfase na prevenção de defeitos.

Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade.

2. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

R. : A qualidade tem existido desde os tempos em que os chefes tribais, reis e faraós governavam. Inspetores aceitavam ou rejeitavam os produtos se estes não cumpriam as especificações governamentais.

O movimento da qualidade tem contribuído de forma marcante até os dias atuais na obtenção das vantagens competitivas junto às empresas.

Segundo Feigenbaum (1994:20-22), a evolução da qualidade pode ser analisada sob várias etapas, conforme se ver a seguir:

1ª etapa (1900)

Controle da Qualidade pelo Operador.

2ª etapa (1918)

Controle da Qualidade pelo Supervisor.

. 3ª etapa (1937)

Controle da Qualidade por Inspeção.

4ª etapa (1960)

Controle Estatístico da Qualidade.

.5ª etapa (1980)

Controle da Qualidade.

4. Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

R,: William Edwards Deming (Sioux City, 14 de outubro de 1900 — Washington, DC, 20 de dezembro de 1993) foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense. Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial,

Joseph Moses Juran nasceu na cidade de Braila, na Romênia, em 24 de dezenbro do ano de 1904. O pai de Juran, Jakob, deixou sua família para ir à busca de uma vida melhor, nos Estados e Unidos. Joseph Juran acabou, também, migrando para os Estados Unidos no ano de 1912, onde pode encontrar o seu pai, em Minnesota. Juran teve que enfrentar o trabalho desde cedo, sendo operário, vendedor de sapatos, engraxador, balconista de supermercado e contador de uma sorveteria local.

Revolução da Qualidade do país, ao lado de Deming.

Philip Crosby Nascido em 1926 nos Estados Unidos, em Wheeling, West Virginia, Crosby trabalhou, em 1952, como engenheiro na Crosley Corporation e, em 1957, passou a gestor da qualidade da Martin-Marietta.

Kaoru Ishikawa Nascido no Japão, de uma família de grande tradição industrial, graduou-se em Química Aplicada em 39, doutorou -se em 1960. Contribuiu muito tanto para qualidade como para gestão de empresas, foi o guru que mais enfatizou o lado humano da qualidade.

Shigeo Shingo nasceu no Japão, em 1909, considerado um dos maiores engenheiros industriais de todos os tempos, deu grandes contribuições tanto na metodologia dos processos quanto na qualidade. Durante sua larga experiência na gestão industrial em empresas japonesas foi responsável por inúmeras decisões como controle estatístico de processo, arranjo físico, gestão de estoques e melhoria contínua de sistemas produtivos.

.

Armand V.Feigenbaum Nascido em 1922, lançou seu famoso livro Total Quality Control- TQC em 1951. Doutorou-se no MIT e foi diretor de produção da GE.

Trouxe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com