TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Artigos Científicos: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  3.513 Visualizações

Página 1 de 4

1- Acerca da Pesquisa Operacional foram feitas as seguintes afirmações:

I. É caracterizada pela utilização de modelos matemáticos para orientar os executivos na tomada de decisões.

II. A Pesquisa Operacional busca informações perfeitas para os problemas e trabalha com as partes dos elementos que compõe um sistema.

III. Considera-se como características da Pesquisa Operacional, a aplicação do método científico e o uso de equipes interdisciplinares, com a finalidade de obter soluções que melhor satisfaçam aos objetivos da organização como um todo.

IV. A Pesquisa Operacional tem por finalidade conciliar os objetivos conflitantes dos diversos órgãos da empresa.

Estão corretas todas as afirmativas:

A

I; II e III.

B

I; II e IV.

C

I; III e IV.

D

II; III e IV.

E

Todas estão corretas.

ALTERNATIVA CORRETA É A C

JUSTIFICATIVA: A afirmativa II não é correta pois segundo o texto desse módulo diz que a Pesquisa Operacional buscam meios que possam OTIMIZAR os processos...mas não garante 100 por cento portanto não são informações perfeitas.

3- Ellenrieder comenta as origens da Pesquisa Operacional da seguinte forma “Sob o ponto de vista histórico, o nome Pesquisa Operacional é relativamente novo, de origem militas, sendo usado pela primeira vez na Grã Bretanha, durante a Segunda Guerra Mundial”. Desta forma é incorreto afirmar:

A

Apesar do uso relativamente recente do termo Pesquisa Operacional, o uso de seus conceitos é anterior, pelo menos desde a Revolução Industrial.

B

A Segunda Guerra Mundial foi a oportunidade do desenvolvimento da Pesquisa Operacionaldevido ao fato da existência de armamentos bastante conhecidos, com intensivo uso anterior que permitia medir sua eficiência máxima.

C

Frequentemente confunde-se a Pesquisa Operacional com a Escola Matemática da Administração.

D

Os grupos de estudo da Pesquisa Operacional na Segunda Guerra eram multidisciplinares chegando a ter biólogos e astrofísicos na sua composição.

E

Antes da Segunda Guerra mundial a utilização da Pesquisa Operacional era considerada uma atribuição estritamente militar.

ALTERNATIVA CORRETA É A B

JUSTIFICATIVA: O Modelo de pesquisa operacional já era abordado em épocas mais remotas, independente do termo intitulado.

4- Uma aplicação fundamental da Pesquisa Operacional é a resolução de conflitos existentes numa organização. Sobre essa aplicação fez-se as seguintes afirmações:

I - A solução de conflitos conduz a uma das características da PO: a tentativa de se encontrar uma melhor solução, chamada como solução ótima para o modelo que representa o problema considerado.

II - A PO tenta solucionar os conflitos de interesse entre as unidades de modo que seja (encontrada a melhor solução para a organização como um todo.

III – A solução de conflitos implica que o estudo de cada problema deva considerar explicitamente todos os aspectos da organização:do contrário, os objetivos não serão consistentes com aqueles de toda a organização.

Estão incorretas somente as afirmativas:

A

I

B

II

C

III

D

II e III

E

I e II

ALTERNATIVA CORRETA É A C

JUSTIFICATIVA: A afirmativa III explica devidamente a descrição das caracteristicas e o papel da PO. E que envolve todos os aspectos de uma organização.

5-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com