TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Artigos Científicos: Pesquisa Operacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO:

A pesquisa operacional surgiu durante a guerra e por muito tempo foi utilizada em operações militares, logo após estendeu-se para diversas outras áreas, em especial nas administrativas onde muito tem contribuído, através de seu teor científico e os métodos matemáticos aplicados, onde busca auxilia na tomada de decisão e na solução de problemas. No entanto muitas empresas não utilizam dos métodos da pesquisa operacional, sendo administradas de forma empírica. Desde forma o presente trabalho buscou mostrar como a pesquisa operacional pode contribuir para a busca da otimização das operações que ocorrem dentro de uma empresa.

PESQUISA OPERACIONAL

O termo Pesquisa Operacional (PO) surgiu durante a segunda guerra mundial por volta de 1939 onde se buscava resolver problemas de operações militares. Os métodos da PO foram por muitos anos aplicados somente em organizações militares, com a sua credibilidade nos meios militares desenvolveu sendo usada nas empresas, chegando a ser considerada como um ramo da ciência administrativa.

Com o final da guerra, a pesquisa operacional evolui na Inglaterra e nos Estados Unidos. Já no Brasil a pesquisa operacional surgiu por volta da década 1960 e em 1969 foi fundada a Sociedade Brasileira de Pesquisa operacional (SOBRAPO). Em 1947 o matemático George Dantzig desenvolveu o MétodoSimplex, muito usado na pesquisa operacional, tendo como propósito resolver problemas de programação linear (otimização linear).

A PO tem como objetivo a aplicação de métodos científicos e matemáticos, estatísticos para resolução de problemas reais, auxiliando no processo de tomada de decisão, como projetar, planejar situações e operações e na solução de problemas.

Segundo Ackoff & Sasieni (1971) a PO assume forma de equações que muitas vezes parecem complicadas, mais com uma estrutura simples (1).

Onde:

U - utilidade ou valor de desempenho;

xi - variáveis que podem ser controladas;

yj - variáveis que não podem ser controladas;

f - relacionamento entre U, xi e yj.

Nos Estados Unidos onde a PO é usada há mais tempo, onde várias organizações possuem um departamento responsável pela aplicação de PO, já o Brasil vem se avançando, onde o crescimento da sua utilização se deve ao fato do desenvolvimento de softwares e computadores velozes com grande capacidade de armazenamento e recuperação de informações, no entanto e necessários que os gestores tenham um domínio da teoria em que se baseia os métodos.

De acordo com Andrade (2002), a pesquisa operacional com um enfoque mais clássico, é definida como a arte de aplicar técnicas de modelagem a problemas de decisão, por meio de métodos matemáticos e estatísticos buscando encontrar a solução ótimade maneira sistêmica, já dentro de um enfoque atual a PO leva considerações a interações com o ambiente interno e externo para a formulação da modelagem de um problema.

A modelagem de um problema envolve três aspectos:

• A definição das decisões a serem tomadas;

• Restrições que limitam as escolhas das decisões;

• O objetivo que determinam preferências na escolha de decisões.

Vários são os fatores que podem afetar na escolha da melhor decisão, como tempo, a importância, o ambiente que está relacionado com a decisão.

1.1 PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA

Muitas empresas são administradas de forma empírica, sem nenhum teor cientifico, a pesquisa operacional é uma ciência que busca por meio de métodos científicos e programação matemática, mensurar as operações que ocorre dentro das empresas, buscando otimizá-las.

Conforme Arenales et al (2007) “a pesquisa operacional, em particular a programação matemática tratam de problemas de decisão, faz uso de modelos matemáticos que procuram representar (em certo sentido imitar) o problema real”. Através de métodos matemáticos a pesquisa operacional, busca encontrar a solução ótima ou quase-ótima buscando maximizar ou minimizar recursos, receitas operações, etc.

A programação matemática é uma linha de conhecimento muito extensa, entre várias teorias utilizadas na pesquisa operacional pode ser destacado:

•Programação linear: onde as funções- objetivos e restrições são representadas por funções lineares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com