TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Casos: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Administração de Empresas

Pesquisa Operacional

Atividades Práticas Supervisionadas

Etapa 01

Introdução

A administração, a engenharia da produção e a logística utilizam a pesquisa operacional como métodos pra solucionar seus problemas.

Com o advento da Globalização e a competitividade acirrada entre as Organizações surgiu também a necessidade de gestores a buscarem formas de ganhar mais espaço no mercado e se manterem neles, para isso introduziram pesquisas a ponto de se tornarem muito importantes pra traçarem metas e alcançar objetivos propostos.

Com os resultados obtidos através das pesquisas apresentados por meio de modelos matemáticos com o auxilio de computadores os dados, tabelas, gráficos e números essas empresas puderam então tomar decisões importantes e com possibilidade de erros bastante reduzidos e com real possibilidade de acertos muito maiores.

Portanto, essas pesquisas nortearam de certa forma o modo de agir dessas empresas tomando as melhores decisões possíveis.

Nesse estudo procuraremos mostrar a grande importância da Pesquisa Operacional para as Organizações. Apontaremos também os objetivos, a que se destina no meio empresarial, as principais fases dessas pesquisas e modo de solucionar os problemas.

Relatório 1

As principais fases de um estudo de pesquisa Operacional

 Definição do problema: são definidos os objetivos, as alternativas de decisão, os limites e as restrições das variáveis. A identificação do problema a ser resolvido muitas vezes são muito complexos em diversas situações, entretanto, é preciso definir bem o problema a fim de evitar desperdícios de tempo e esforços

 Construção do modelo: são apresentadas as características mais importantes do problema abordado. O conhecimento obtido é representado através de imagens intelectuais sobre o que é mais relevante da porção da realidade em análise. Existem basicamente três tipos de modelos, os físicos, análogos e matemáticos ou simbólicos. Entretanto o mais utilizado em situações gerenciais são os modelos simbólicos ou matemáticos em que as grandezas são apresentadas por variáveis de decisão.

 Solução do modelo: o método apresenta as saídas ótimas para as entradas de informações do modelo em questão.

 Validação do modelo: o modelo é válido se tiver soluções de previsão

apropriadas para a realidade estudada e se forem úteis para a tomada de decisão.

 Implementação da solução: neste momento são transferidos para a realidade os resultados provenientes das simulações ou das otimizações.

 Avaliação final: observação dos resultados práticos do que foi sugerido na solução através dos modelos. É importante observar também os resultados obtidos e se de fato foram alcançadas as metas propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com