TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa humana

Resenha: Pesquisa humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Resenha  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Estudos Humanos

A saúde mudou muito em todos os aspectos.

Hoje em dia os profissionais da saúde estão cada vez mais preparados em todos os campos de diferentes funções que se prestam trabalho a sociedade.

A saúde do indivíduo é muito importante, tem muito peso na hora de escolha de um comercial da mídia em geral. Essa preocupação se inicia antes mesmo de nascermos, por exemplo:- existem hoje vários programas voltados para prestar ajuda apoio e todo alicerce básico a uma família ou grupo social para garantir que tenham acesso a saúde, estes tem muitas vezes um melhor atendimento do ponto de vista humano graças a estes programas do que se teve antes sem eles. Hoje em dia existem postos de saúde que ajudam a gestante a montar seu primeiro enxoval e acompanham mês a mês o desenvolvimento do feto a após o seu nascimento, esta mesma equipe cuida de perto para que esta criança receba todas as vacinas do calendário para a prevenção de doenças.

Existem também equipes preparadas para fazer a notificação de tais agravos e doenças quando surge e também a prevenção, erradicação e o cuidado com o paciente já acometido com tal agravo, este grupo de Vigilância Epidemiológica trata o paciente, é responsável por estatística de tais epidemias e a alimentação de um banco de dados, que serve para ajudar outros profissionais da área da saúde voltados à pesquisa e soluções de tais agravos em uma determinada época do ano, bem como um determinado local dessa forma ajudando a melhorar a saúde de cada indivíduo envolvido.

Juntar esta ciência a tecnologia é uma ideia que a muito vem sendo exercida e estudada, ao longo dos anos vários estudiosos levantaram teses a respeito.

Em decorrência disso faz-se necessário então desenvolver um processo educativo com a finalidade de corrigir ou superar o conhecimento do outro.

O Conceito de Cultura

Existem vários antropólogos com diferentes ideias ao longo dos anos, Arthur Kleinmann segue a linha da fenomenologia interpretativa Geertziana, baseado nesta linha de raciocínio subdivide-se o sistema em três setores: o setor profissional, representado por profissões de cura organizadas, tanto os profissionais da biomedicina, quanto homeopatia e também medicina chinesa.

Sistema tradicional que são reconhecidos como especialistas de cura, porem sem regulamentação oficial, por exemplo, os curandeiros e o sistema popular onde são representadas por aquelas pessoas não profissionais que são próximas do doente, tais como familiares, vizinho e amigos. Outra autora defende a existência de três conceitos fundamentais e que passaremos a discutir: o conceito de cultura como sendo dinâmica e heterogênea; a perspectiva da doença como um processo sociocultural; e o conceito de doença como experiência. Para a autora a cultura é apontada como sendo um sistema de símbolos, expressa na interação social, onde através do diálogo se negocia a o significado.

A educação de Paulo Freire baseia-se na reflexão do educando, considera o homem como um ser de relação de dois mundos: o da natureza e o da cultura.

Valorizando a ligação de cada sujeito ao seu mundo, seus valores, saberes e problemas, na prática empreendida pelos autores foram vivenciadas tais transformações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com