TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça De Juntada De Novo Comprovante De Residência

Artigo: Peça De Juntada De Novo Comprovante De Residência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

EXMO. SR. DR. JUIZ DO ..... JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA COMARCA DE .....

FULANO DE TAL, 54 anos, brasileiro, casado, técnico de manutenção, portador da cédula de identidade n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu advogado e bastante procurador (procuração em anexo), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor;

AÇÃO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO, COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA, PELO RITO SUMÁRIO

em face de

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS , com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O Requerente, em 08/03/2013, sentindo fortes dores no peito, foi encaminhado, por seus familiares, à um posto médico, onde foi constatada a necessidade de internação, pois havia tido um enfarte. Após sua recuperação, o requerente se dirigiu até a agência do INSS situada nesta cidade buscando receber o Benefício Auxílio-Doença.

Ao ser submetido à perícia médica no posto da Previdência Social, não foi constatada incapacidade para o trabalho. O requerente, então, apresentou atestados médicos e exames assinados por médicos assistentes especializados em cardiologia que comprovavam a sua incapacidade laborativa.

Diante do indeferimento do requerimento administrativo, procurou o departamento médico de sua empregadora que, ao submetê-lo aos exames médicos para seu retorno ao trabalho, foi considerado inapto ao exercício de suas funções.

No presente caso, percebe-se que a perícia realizada pelo INSS foi superficial, não refletindo a realidade do requerente. Inadequada, a perícia do INSS não merece sequer confiança relativa, quanto mais absoluta.

Um enfarte pode gerar uma série de problemas, inclusive expondo o requerente ao risco de morte. Isso, aliado à sua idade de 54 anos anos, dificulta ainda mais a situação do requerente no caso de procurar ou se candidatar à um novo emprego. Portanto, diante do histórico patológico do Requerente, não se pode afastar o seu direito à percepção do auxílio-doença, com base em uma perícia superficial, sem confiabilidade e inadequada, realizada no requerente.

DO DIREITO

É válido lembrar, que o Requerente está atualmente, sem condição alguma de exercer suas atividades habituais e com sérias dificuldades de se manter, em face de sua doença e sua incapacidade laborativa, como segurado, tem o direito ao benefício postulado em 08/03/2013. Estabelece a Lei 8.213/91 em seu artigo 59, transcrito abaixo:

"O auxílio doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 ( quinze) dias consecutivos".

Da mesma forma, estabelece o art. 71 do Decreto 3.048/99 que:

"O auxílio-doença será devido ao segurado que, após cumprida, quando for o caso, a carência exigida, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de quinze dias consecutivos."

Portanto, diante do que foi exposto, verifica-se que não deve prevalecer a conclusão da perícia médica realizada pelo órgão Requerido e, estando os demais requisitos preenchidos para a concessão do benefício pleiteado, o Requerente faz jus ao recebimento do benefício de auxílio doença.

Após a realização da perícia, requer-se a antecipação dos efeitos da prestação jurisdicional, correspondente à concessão do benefício previdenciário do auxílio doença.

A prestação pretendida com o ajuizamento da presente ação é de caráter alimentar, sendo indispensável à subsistência do Requerente, que, em virtude da doença apresentada, está impedido de exercer suas atividades habituais.

A aparência do direito, que corresponde ao requisito legal da prova inequívoca e da verossimilhança da alegação, está presente nos fatos alegados e nas provas juntadas nesta inicial, formando o conjunto probatório necessário para a realização da cognição sumária, indispensável a essa tutela de urgência.

Como visto acima, pleiteia-se uma prestação de natureza alimentar, indispensável por si mesma à própria sobrevivência do Requerente, pessoa simples, doente e, impossibilitado de arcar com suas despesas, agravadas pela doença e pela idade. O Requerente, sendo segurado do INSS, tendo o direito ao benefício previdenciário e, estando evidente os fatos que o ensejam, não pode aceitar, ainda que por um período de tempo, ver transferidos a parentes e amigos, que vivem a duras custas, o encargo que visou assegurar, pela filiação e contribuição ao Instituto Requerido.

Em razão de o caráter alimentar da pretensão deduzida em juízo, e que sua ausência no momento presente não poderá ser suprida no futuro, nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com