TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Picnometria

Resenha: Picnometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

A massa específica é a razão entre massa do corpo e seu volume, que no SI é expressa em Kg/m3, mas também se usa g/cm3. A massa específica é também conhecida por “densidade absoluta”.

O termo “densidade relativa” é a razão entre duas massas específicas ou densidades absolutas, onde no denominador coloca-se uma massa específica tida como padrão ou referência. O padrão mais utilizado é a água em uma temperatura fixada para as necessidades (temperatura ambiente).

O picnômetro é um aparelho usado para determinar a densidade e a massa específica de líquidos, ele constitui-se de um frasco especial, de baixo coeficiente de dilatação com boca esmerilhada e uma saída para o escoamento do excesso de líquido. Os picnômetros possuem volumes 10, 25, 50 e ainda de 100 mL ou ainda podem ter um termômetro na própria tampa.

O densímetro de vidro é outro aparelho muito difundido em laboratório para determinações tanto da densidade como da massa específica de líquidos só que a principal diferença está na escala existente no próprio aparelho que simplifica mais a determinação, mas o picnômetro é tido como um aparelho de maior precisão.

O objetivo do experimento no laboratório é determinar a massa específica e densidade de combustíveis, Gasolina Premium, Álcool etílico hidratado combustível (AEHC), óleo diesel e álcool comercial, bem como determinar também o teor de etanol nas amostras de álcool etílico hidratado combustível e álcool comercial pelos métodos de picnometria e densímetros de vidro.

Depois de realizado toda a parte experimental do método de picnometria, que incluiu a determinação da temperatura ambiente e das amostras como está mostrado na tabela 2. Logo o uso da balança analítica foi de fundamental importância para a realização deste. Então pôde-se preencher a tabela (tabela 2 semi-preenchida no caso da picnometria) Todas as amostras presentes poderiam ser analisadas por picnometria, mas para o presente caso só foram determinadas as massas específicas da Gasolina Premium e do óleo diesel, pois o método mostrou muito moroso e complexo, devido à volatilidade dos compostos presentes nos combustíveis e também a pouca habilidade e agilidade associada ao operador e/ou instrumentador em questão. Notando assim uma consoante discrepância nos valores das massas específicas dos mesmos, que são inferiores a 0,8400 g/cm3.

A massa específica da gasolina a 20ºC situa-se entre 0,7300 e 0,70 g/cm3,

Massa específica do álcool etílico hidratado combustível (AEHC) a 20°C situa-se entre 0,8076 a 0,8110 g/cm3. Já o óleo diesel pode varia de 0,8200 a 0,80 g/cm3 e ainda 0,8200 a 0,8650 g/cm3 para óleos diesel do interior e metropolitano, respectivamente.

Pelo método do densímetro de vidro fez-se as determinações de todos os combustíveis, exceto a Gasolina Premium que possui massa específica inferior à escala dos densímetros disponíveis, podendo então preencher toda a tabela (Tabela 1) para as soluções hidroetanólicas usou-se ainda outro densímetro conhecido como alcoômetro. Ficando assim a Gasolina Premium ser determinada sua massa específica por picnometria.

Tabela 1: Massas específicas, densidades e concentrações de etanol em soluções hidroetanólicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com