TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método e resultados-Picnometria

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 4

Método 1  ENUMERAR FIGURAS E TABELAS

 

 

Logo após nos ter apresentado de forma clara o picnômetro que é um pequeno frasco de vidro, contendo tampa esmerilhada provida de um orifício capilar longitudinal, (alguns possuem termômetro no lugar da tampa), mas não foi o usado no experimento. Construído cuidadosamente de forma que seu volume seja sempre fixo, e é usado principalmente para medir densidade de substâncias sólidas e líquidas, mas que no presente relatório foi usado para conhecer o diâmetro médio das partículas. Foi então nos solicitado à medição dos diâmetros de esferas de vidro.

Logo abaixo dois picnômetros: À esquerda sem termômetro e à direita com termômetro.

[pic 1][pic 2]

Para tal experimento foram usados dois picnômetros de 25mL e 100mL.

Primeiramente foi usado o picnômetro de 25mL, ele foi pesado em balança semi-analítica que tem precisão centesimal, vazio e com tampa, anotou-se a massa. Logo após foi contado manualmente o número de partículas, esferas de vidro, que era necessário para preencher o picnômetro.

Então novamente pesou-se o picnômetro contendo as partículas, juntamente com a tampa, anotou-se a massa. Colocou-se água destilada no picnômetro até transbordar, reduzindo assim ao máximo a quantidade de bolhas de ar, secou com papel higiênico, pesou-se e anotou a massa.

Toda a água e as esferas foram retiradas do picnômetro, adicionou apenas água destilada, pesou-se e anotou a massa.

Para o picnômetro de 100mL foi usado o mesmo procedimento.

Obs: Não foi medida a temperatura da água usada, pois se encontrava em temperatura ambiente e não iria influênciar consideravelmente na dilatação das esferas de vidro.

 

Resultados 1

Através dos experimentos realizados e citados foram obtidas as seguintes massas apresentadas na tabela abaixo:

Picnômetro

M0

M1

M2

M3

n

25mL

22,22

60,20

71,10

48,40

878

100mL

38,70

193,90

232,00

140,00

4134

Onde:

M0= Massa do picnômetro vazio.

M1= Massa do picnômetro com a amostra (esferas de vidro).

M2= Massa do picnômetro com a amostra e com água.

M3= Massa do picnômetro com água.

n= Número de partículas que foi necessário para preencher o picnômetro

 

[pic 3][pic 4]Considerando a densidade da água 1 g/cm³, foi possível calcular o volume do sólido usado, esfera de vidro, utilizando os valores da tabela à cima pela fórmula abaixo:


Para o picnômetro de 25mL:                                                            

[pic 5][pic 6]                                       

[pic 7][pic 8]

Para o picnômetro de 100mL:

[pic 9][pic 10]

Sabendo que o volume da partícula é proporcional a Dp³, pode-se calcular  o diâmetro da partícula  pela fórmula logo abaixo:

 [pic 11][pic 12]

Para o picnômetro de 25mL:

[pic 13][pic 14]

Para o picnômetro de 100mL:

[pic 15][pic 16]

Métodos 2

 

Antes de iniciarmos a prática de moagem que teve como objetivo diminuir ao máximo possível o tamanho das partículas envolvidas no processo, foi apresentado três tipos de grãos para que pudessem ser escolhidos para realização do experimento, foram: grão de bico, soja e lentilha. O grão escolhido foi à lentilha.

Primeiramente foi pesado o picnômetro de 25mL vazio e com tampa, anotou-se a massa. Contou manualmente o número de lentilhas que era necessário para preenchê-lo. Novamente foi pesado e anotada a massa.

Colocou-se água destilada no picnômetro contendo as lentilhas até que transbordasse, reduzindo assim ao máximo a quantidade de bolhas de ar, secou-se com papel higiênico, pesou e foi anotada a massa.

Toda a água e as lentilhas foram retiradas do picnômetro, adicionou apenas água destilada, pesou e anotou-se a massa.

As lentilhas usadas não foram utilizadas novamente para o processo de moagem, já que se encontravam úmidas e era necessário que estivessem secas.

Em um béquer foi pesado à lentilha cerca de 50g, então foi transferida para o liquidificador, onde foi triturada durante 30 segundos, diminuindo o diâmetro das partículas.

Para dar continuidade ao experimento utilizaram quatro peneiras de aberturas 16#, 20#, 32# e 48#, mas antes de usar foram devidamente limpas com escova, pesadas e anotadas todas as massas, incluindo a marmita. As peneiras foram sequenciadas de acordo com o número de mesh, sendo a do topo a de maior tamanho de malha, acoplando-se ao peneirador mecânico.

A lentilha triturada foi colocada no topo da sequência de peneiras, tampada e então se ajustou ao peneirado. O equipamento foi ligado e permaneceu durante 10 minutos. Foram retiradas as peneiras, pesadas com suas respectivas massas retidas, e anotadas.

Resultados 2

A tabela abaixo mostra as massas do picnômetro usado:

Picnômetro

M0 (g)

M1 (g)

M2 (g)

M3 (g)

n

25mL

16,10

36,90

46,20

41,20

325

Onde:

M0= Massa do picnômetro vazio.

M1= Massa do picnômetro com a amostra (lentilhas).

M2= Massa do picnômetro com a amostra e com água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (515.9 Kb)   docx (183.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com