TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Picologia

Trabalho Escolar: Picologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 9

acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto,elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais ideias.

Inicio antiguidade 700a.c.pensadores .Sócrates ,plantão e Aristóteles. ideia baseava entre razão alma corpo e como isto diferenciava –se dos animais; um lugar para razão e o previlengio do homem em ser pensante em sua psyche.

Segue com o cristianismo com Agostinho e Thomas que tem por principio o distingue corpo alma e para achegar a deus deveria se livrar das coisas mundanas.

no século xv com renascimento;movimento cultural marca o fim da idade media e inicio da idade moderna com René decartes com a valorização do homem, postulava a separação entre mente , alma e,corpo e espírito:substancia material pensante e o corpo desprovido de espírito,é uma maquina.com o crescimento do capitaslimo e as industrialização a ciências procurava avançava em tecnologia ,alguns pensadores Hegel,Darwin e Agusto conte.teoria evolucionista importância da historia para compreensão do homem com maior rigor na construção do conhecimento nas ciências humanas.

A Psicologia começa a ser investigada desvinculando-a da Filosofia, onde os estudiosos afirmavam que para conhecer o psiquismo humano é necessário conhecer seu cérebro, estabelecendo uma relação entre o estimulo e a sensação, adquirindo também status científicos, pois para AA ciência da época, o que era mensurável, não podia ser considerado estudo cientifico.

2. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.

Conhecido como Renascimento ou Renascença este movimento cultural da história europeia marca o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. O homem passa a ser valorizado e agora ,é o foco retrada nas artes por grandes artistas a ciências também avança e neste momento histórico o filosofo René Descarte, postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido de espírito, é uma máquina.

No século 19, com o crescimento do Capitalismo, há um crescente progresso da industrialização, para a qual a ciência deveria dar respostas e soluções práticas no campo da técnica. Surgem, então, estudiosos como Hegel, que demonstra a importância da história para a compreensão do homem; e Darwin que derruba o Antropocentrismo com sua teoria Evolucionista. A ciência avança muito, e a verdade necessita de seu aval. A própria Filosofia adapta-se aos novos tempos. Surge o Positivismo, de Augusto Comte, que postula a necessidade de um maior rigor científico na construção dos conhecimentos nas ciências humanas.

3. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivista (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leontiev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.

Eles preocupavam-se em apresentar uma resposta teórica que sintetizasse as duas formas antagônicas de conceber o psiquismo humano, buscando mostrar como esses dois aspectos da vida humana. Objetivo e subjetivo se constroem e se determinam mutuamente.

4.Explique as principais contribuições da Psicologia quanto à compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.

Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos seus aspectos: físico, motor, intelectual, afetivo, emocional, social e moral, desde o nascimento ate a idade adulta.

5. De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual: E importante estudarmos a historia da psicologia para compreendermos todas as fases de seu desenvolvimento, as características típicas de cada faixa etária, mais importante ainda nos da possibilidade de buscarmos uma prática pedagógica, sabendo quem é seu aluno, entendendo que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, própria de cada faixa etária, entendendo também as fases de maturação e crescimento do ser humano.

a) FuncionalismoO considerado a primeira sistematização, genuinamente americana, de conhecimentos em Psicologia. Tem como base eleger a consciência como o centro das preocupações e buscar a compreensão de seu funcionamento, na medida que o homem a usa para se adaptar ao meio.

b) Estruturalismo também se preocupa com a consciência, principalmente em seus aspectos estruturais, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central. Seu método de observação é o introspeccionismo, e os conhecimentos psicológicos são eminentemente experimentais, produzidos a partir de laboratório.

c) Associacionismo Thorndike, formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia, admitia que a aprendizagem acontece por um processo de associação de ideias, das mais simples às mais complexas.

d) Behaviorismo define o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento.

e) Psicanálise nasce com Irem na Áustria, recuperando para a psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo

f) Gestalt tem seu berço na Europa e postula que o homem deve ser compreendido em sua totalidade, negando a fragmentação das ações e processos humanos.

g) Construtivismo preocupados em apresentar uma resposta teórica que sintetizasse as duas formas antagônicas de conceber o psiquismo humano, isto é, eles buscavam mostrar como esses dois aspectos da vida humana – objetivo e subjetivo – se constroem e se determinam mutuamente.piaget,( Vygotsky . Sócio-Interacionista)

UNIDADE 2

1.Conhecer os aspectos do desenvolvimento físico e motor é de extrema importância para todo educador. Escreva por que motivo esse conhecimento é necessário na prática educativa e dê exemplos de situações nas quais podemos utilizá-los. O desenvolvimento e importante para entendermos como ocorre o processo de denvolvimento cognitivo por parte dos alunos, os professores podem buscar estratégias mais adequadas para o processo de ensino aprendizagem.

Um exemplo e sabermos a faixa etária para preparamos as atividades pertinentes a idade.

2.Sabemos que o processo de crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com