TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Comunicação E Midia

Trabalho Escolar: Planejamento De Comunicação E Midia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

QUESTÃO 1 (Valor 1,5 ) Os Planejamentos de Marketing, Comunicação e Mídia podem ser raciocinados como processo? Se sim, como e por quê?

Resposta: Segundo Bateman e Snell (1998):

Planejamento é o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho de uma organização buscarão no futuro; planejamento não constitui uma resposta informal ou causal a uma crise, constitui um esforço que tem um propósito, sendo liderado e controlado por administradores que frequentemente recorrem ao conhecimento e à experiência dos empregados em toda a organização.

Kotler e Fox (1994, p.24) definem que:

O marketing é análise, planejamento, implementação e controle de programas cuidadosamente formulados para causar trocas voluntárias de valores com mercados-alvo e alcançar os objetivos institucionais. O marketing envolve programar as ofertas para atender às necessidades e aos desejos dos mercados-alvo usando preço, comunicação e distribuição eficazes para informar, motivar e atender a esses mercados.

Para Loomis e Beagle (1983), “a comunicação é o processo pelo qual informações, decisões e diretivas circulam em um sistema social, e as formas em que o conhecimento, as opiniões e as atitudes são formadas ou modificadas”.

Segundo o professor Álvaro Filho, a mídia busca garantir a transmissão mais eficaz, para que se atinja o objetivo da propaganda. Ela que fornecerá a melhor relação entre o investimento, a quantidade, a qualidade, a intensidade, a frequência e a rapidez com que os consumidores serão atingidos.

Ao interligar o que é planejamento e o que os setores do marketing, da comunicação e o das mídias fazem, podemos afirmar que eles são sim um processo. A justificativa está no fato de que ao desenvolver um determinado marketing, escolher uma determinada mídia e uma determinada comunicação, precisamos saber a qual segmento de mercado eles estarão direcionados. Após essa informação, será possível prever as possíveis preferências, desejos e necessidades do consumidor, possibilitando ao gestor analisar os pontos fortes e fracos da organização e as possíveis ameaças que enfrentará no mercado, podendo basear suas decisões de forma consciente, evitando riscos.

QUESTÃO 2 (Valor 1,5) Cada vez mais é necessário que as mídias respondam estrategicamente aos objetivos das organizações. De que forma o texto demonstra esta realidade e exige um perfil especial ao profissional de mídia? Explique apresentando o papel do profissional de mídia.

Texto 1 Qual o pedaço mais gostoso do chocolate?

Para convencer franceses da suavidade do chocolate Milka e engajar consumidores, fabricante arriscou ao mudar processos de produção. Caso inovador com muitas possibilidades de desdobramentos.

3 de outubro de 2013

Desafio: mostrar para os franceses que o chocolate Milka é muito suave.

Solução: produção de barras de chocolate com 23 pedaços, em vez do padrão com 24. Os compradores do chocolate têm a opção de pedir o último pedaço para eles mesmos ou mandar para alguém que eles gostam.

Inovação: redesenhar o processo de produção para desenvolver um novo chocolate com 23 quadrados em vez de 24! Quantas empresas têm a coragem de fazer algo parecido?

Insight: em geral as estratégias de comunicação utilizam a mídia para divulgar os produtos. Nesse caso, a grande sacada é que o produto é a própria mídia, nesse caso o último pedaço de chocolate!

Dúvida: será que eles vão dar um passo a mais e fazer alguma coisa com os dados de todas essas pessoas que enviaram e receberam o “último pedaço”, ou vai tudo parar no arquivo morto da empresa? O que você acha?

Fonte http://transformacaodigital.com.br/qual-o-pedaco-mais-gostoso-do-chocolate/

Obs. Veja vídeo, mesmo em outro idioma

Resposta: O texto demonstra que a criatividade é o diferencial nas marcas. É possível perceber que o profissional responsável tanto pela ideia como pelo planejamento desta propaganda estava atento ao seu publico alvo e desejou inovar, criar, conquistar e atrair novos consumidores. Ao trazer uma nova versão do chocolate, a intenção além de atrair novos consumidores, com o atrativo de poder enviar e solicitar um pedaço daquele doce seria de gerar um arquivo sobre os atuais e possíveis clientes com a finalidade de desenvolver mais campanhas baseados neles, ou pesquisar o gosto desses consumidores e inúmeras alternativas.

Segundo Paulo Camossa, diretor-geral de mídia da AlmapBBDO,

A mídia era uma área essencialmente técnica e especialista, hoje pede profissionais conectados com as expertises das turmas de planejamento e criação: mais do que trabalhar com técnica e criatividade estratégica dos investimentos, a mídia tem que contribuir com o fortalecimento do posicionamento das marcas que maneja, com a originalidade e o frescor dos espaços que essas ocupam.

A sociedade mudou, os meios de comunicação se multiplicaram e as audiências se fragmentaram. As plataformas digitais estão revitalizando conceitos clássicos e criando outros absolutamente novos – tudo pode ser revisto, controlado, redirecionado. Nesse sentido, um profissional de mídia tem que combinar conhecimento técnico com capacidade de observação, e estar disposto a contribuir com ideias e iniciativas capazes de enriquecer os planos de comunicação.

De acordo com o Diretor de mídia da África, Paulo Ilha:

O profissional deve ser autor ou coautor de projetos criativos. Mais do que ninguém dentro da agência é responsável por administrar o investimento do anunciante, cada vez mais preocupado com métricas e resultados, pois isto que o cliente quer: inovações atreladas aos resultados.

Segundo o VP de mídia da Y&R, Gustavo Gaion:

Nos anos 80, o mídia tinha que ser um excelente negociador, até pelas instabilidades econômicas do país na época. No início da década de 90, também ficou mais técnico. No final do século, veio à necessidade de ser criativo. E hoje somos mais estratégicos. E todas essas responsabilidades se acumularam.

Acredito que o grande desafio do mídia é identificar esses conteúdos e criar vínculos sólidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com