TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Cartesiano

Exames: Plano Cartesiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Função crescente (a > 0)

Y

0 X

Função decrescente (a < 0)

y

0 X

Função constante

y

0 X

Etapa 2-Passo 2

Resenha: Regime de caixa e regime de competência.

A maioria das empresas usa em sua contabilidade o regime de competência, o mais utilizado e o regime de 30 dias, que se inicia no primeiro dia do mês e se encerra no trigésimo dia do mês.

Regime de Competência: o registro do documento se dá na data do documento, não importando quando vai pagar ou receber, esta relacionada ao fato gerador da receita e despesa, pois e considerado o período em que ocorreram. O regime de competência leva crer que uma de suas vantagens é o fato de poder prever situações que também possa fazer parte da contabilidade da organização, ou seja, neste critério de avaliação, analisa-se o real desempenho da empresa.

Regime de Caixa: diferente do regime de competência, ele considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária, esta relacionado diretamente com as entradas e saídas de caixa.

Neste critério de avaliação, analisa-se o fluxo de caixa no período, ou seja, as entradas e as saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diário sendo que sobra de dinheiro em caixa não é sinônimo da obtenção de lucro. Geralmente esse regime é o mais utilizado por empresas de menor porte, que trabalham com estoques baixos, alta rotatividade de compra e de entregas semanais à medida que a sua demanda vai aumentando.

Sobra de dinheiro em caixa não quer dizer lucro, 3 exemplos:

•Venda a vista de itens comprados a prazo.

• Entrada de dinheiro originada de outras fontes: venda de um bem imobilizado ou empréstimos.

• Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores.

Não se deve avaliar a empresa pela simples percepção da falta ou sobra de dinheiro no caixa, antes é necessário montar um demonstrativo de resultados no período para verificar se realmente ocorreu lucro ou prejuízo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com