TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio Para A Implantação De Uma Loja De Roupas Infantis

Monografias: Plano De Negocio Para A Implantação De Uma Loja De Roupas Infantis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2012  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  3.151 Visualizações

Página 1 de 10

Ivani Costa Martins

Márcia Aparecida Lara Dias1

Marina Aparecida Melquiori Anzai1

O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ANO DE 2008

Artigo Científico

CAIABU - SP

2010

O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ANO DE 2008

RESUMO

A aquisição do conhecimento acontece de várias formas, porém a principal delas é a leitura, através dela que o indivíduo reflete e analisa as mais variadas situações, realiza comparações atingindo uma condição mais elaborada do conhecimento. É necessário que saibamos ler e nos informar, além de estarmos atentos aos pequenos detalhes, pois a leitura e a informação nos garantem uma linguagem clara demonstrando conhecimento e nos coloca em uma categoria privilegiada de argumentação. Promover a interação dos alunos com diferentes textos escritos e múltiplas situações de leitura é um desafio. O professor tem que promover práticas pedagógicas que coloquem em ação tudo o que o aluno já sabe para ele aprender o que ainda não sabe. Gostar de ler é algo que não se pode impor a alguém, seja ele adulto ou criança, mas é possível, sim, cultivar para leitura. Isso implica seduzir para leitura e para os livros.

.

Palavras-chave: educação. escola. conhecimento.

1. INTRODUÇÃO

A leitura é fundamental para a inclusão do ser humano na sociedade atual, uma vez que se faz necessária ao desenvolvimento do indivíduo, seja intelectual ou culturalmente, além de se tratar de uma prática agradável.

A aquisição do conhecimento acontece de várias formas, porém a principal delas é a leitura, através dela que o indivíduo reflete e analisa as mais variadas situações, realiza comparações atingindo uma condição mais elaborada do conhecimento.

O desenvolvimento da leitura na 2ª série do Ensino Fundamental no ano de 2008 é o assunto de nosso trabalho, visando às dificuldades do professor em despertar nos alunos o interesse e o gosto pela leitura. O tema escolhido foi devido à vivência na sala de aula onde foi notável o desinteresse dos alunos pela leitura, e, por outro lado, a contribuição do professor também para essa falta de interesse, quando não explorar de maneira significativa a leitura em sala de aula.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. O Surgimento da literatura infantil

Atualmente, a literatura infantil tem como objetivo, além de transmitir valores e criar hábitos adequados, o de propiciar uma visão mais próxima da realidade, proporcionar diversão e lazer.

Porém, nos séculos que se passaram não era bem assim, segundo Araújo & Faustino (2009) :

Entre o final do século XVIII e meados do século XIX, com a ascensão da burguesia ao poder e a constituição de famílias nucleares, ocorre um maior reconhecimento e preocupação com a infância. A literatura infantil que já existia, porém com predominância na oralidade, dissemina-se, de forma escrita e amplia-se. Esta tem, em sua grande maioria, um caráter moralista cujas funções são as de ensinar regras sociais e preparar a criança para a vida adulta, incutindo-lhes valores e normas de conduta.

Hoje, as obras literárias destinam-se às várias faixas etárias utilizando=se desde apenas grupos de palavras ou frases simples. Geralmente são bastante coloridos. Os livros são coloridos com muitas imagens e fotos, uma razão é pelo fato de que a criança está apenas começando a aprender a ler, favorecendo assim o entendimento, bem como estimulando a criança.

Na faixa etária entre quatro a seis anos, os livros apresentam um grupo maior de palavras, já organizados em textos, sem abrir mão de estímulos visuais, como é o caso das histórias em quadrinhos.

Já obras destinada às crianças entre sete a dez anos possuem cada vez menos cores e imagens, apresentando textos mais extensos e fatos cada vez mais complexos e explicativos, visto que a criança nessa idade já em fase escolar e é constantemente estimulada a encontrar respostas.

2.2. A Importância da leitura na educação

Com freqüência, nota-se a importância do cultivo do espaço da biblioteca, como lugar onde a prática de leitura não esteja restrita à pesquisa e consulta, mas voltada para a satisfação de necessidades mais amplas do ser humano, como por exemplo, as culturais, estéticas, afetivas, etc.

A leitura é uma prática social, pois ao ler o leitor imprime, neste ato, a leitura de mundo, de valores e crenças, trazidos pela cultura e pelo grupo social que a pertence.

Meditando melhor, se pode dizer que ninguém ensina ninguém a ler. O aprendizado é em última instância que se desenvolve na convivência, cada vez mais com os outros e com o mundo.

Dentro de uma sala de aula o educador deve ter certa liberdade quando da escolha de determinados, principalmente os paradidáticos, pois é ele quem está à maior parte do tempo em contato com o aluno e conhece suas limitações, dificuldades e anseios.

É necessário que saibamos ler e nos informar, além de estarmos atentos aos pequenos detalhes, pois a leitura e a informação nos garantem uma linguagem clara demonstrando conhecimento e nos coloca em uma categoria privilegiada de argumentação.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) :

O trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referências modelizadora. [...] é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo na construção do significado do texto, a partir de seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua. (PCN, 1997)

Portanto a escola desempenha um papel de extrema importância no desenvolvimento do ser humano, uma vez que é ela quem irá transmitir o conhecimento necessário para que o indivíduo possa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com