TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Sucessão Diante De Um Cenário Proativo Ou Reativo.

Trabalho Escolar: Plano De Sucessão Diante De Um Cenário Proativo Ou Reativo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 8

LIDERANÇA

5ª. Sessão

O que a equipe espera do líder

Algumas atitudes facilitadoras

Ouça mais e mande menos - O líder deverá possibilitar liberdade de expressão, mesmo porque nenhuma idéia nasce perfeita. Dê-lhe tempo para crescer, possibilitando uma gestão compartilhada.

Motive-se e motive - Partindo do ponto de vista individual, perceba, respeite e considere as diferentes necessidades dos seus colaboradores, utilizando-as para liderá-los.

Estimule - Faça com que a equipe trabalhe com autonomia, sendo, as-sim, responsável pelas suas atitudes, dando o máximo de si e liderando o seu próprio comportamento.

Delegue - Compartilhe responsabilidades, transmita autoridade, divida com o grupo a decisão, dando-lhe liberdade de sugestão e de ação. Por-tanto, atribua tarefas, responsabilidades e autoridade, desenvolvendo ao máximo as suas habilidades.

Flexibilize-se - Adapte-se às diferenças individuais dos membros da sua equipe, agindo como facilitador do processo, mas cuidado para não ser paternalista.

Favoreça a criatividade - Espírito inovador e criativo faz parte das ca-racterísticas do indivíduo bem-sucedido. Para inovar, olhe para frente, passando da quantidade à qualidade de idéias com a utilização de brainstorming.

Trabalhe em equipe - Faz parte do comportamento humano viver soci-almente. Mantenha sua equipe integrada e comprometida, pois não é mais possível trabalhar sozinho.

Feedback - Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos funcionários, orientando-os na eliminação dos seus erros, ressalte e reforce os seus acertos.

Comunique-se - Seja claro, objetivo e estimulador, ouvindo e deixando as pessoas falarem.

Busque oportunidades - Posicione-se de maneira estratégica, articu-lando-se para a obtenção de resultados.

Transparência total - Possibilite a qualidade do relacionamento e o comprometimento.

Administre conflitos - O que falta nas empresas é uma pessoa com capacidade de exercer o papel de mediadora nos processos. Somente jogo de cintura não adianta.

Avalie resultados - Identifique os resultados obtidos e modifique sua estratégia, se necessário. Lembre-se de que o seu sucesso depende do seu grupo de trabalho.

Auto-avaliação - Tenha consciência de si mesmo, das suas limitações, fazendo a sua avaliação com seus colegas e subordinados.

Administre inseguranças - Busque orientação especializada. Atualmente, liderar é ousar, quebrar paradigmas, agir sem medo de errar, sendo preciso coragem e não apenas intuição ou bom senso.

Assuma os erros e arrisque-se - Mesmo sendo líder, pois eles também erram.

Comprometa-se - Juntamente com a sua equipe.

Qualidade de vida - Pratique esportes, evite cigarro, álcool e excesso de calorias.

Encoraje seus funcionários a buscar qualidade de vida evitando o estilo Workaholic

Portanto: "Nossa principal função enquanto líderes é retirar do caminho tudo que for obstáculo ou inutilidade, deixando que as tropas façam o seu caminho." Tom Peters

Eficácia organizacional

"O que você está fazendo não está certo. Desse jeito, você vai ficar cansado demais e o povo também. Isso é muito trabalho para você fazer sozinho." (Livro do Êxodo, ap.18 verso 17)

Esse tema também costuma trazer muita preocupação aos empresários. Será que delegando atribuições, as pessoas vão fazer como eu faria? Às vezes sim ou não, depende de como as pessoas estão preparadas. Se você respondeu não, precisa preparar a sua equipe para tal situação. O importante é o objetivo atingido e não os processos executados. As pessoas precisam ser preparadas para delegar, bem como para receber o que foi delegado. Algumas definições:

Delegar - Obter resultados por meio das pessoas, e não simplesmente passar o abacaxi para que elas resolvam tarefas por atividades.

Empowerment - Transferência de poder.

Muitos acreditam que é mais fácil fazer do que pedir que façam, decidir sozinho, pois vão decidir errado. Sendo assim, o líder está recorrendo a um grave erro, ficando somente na operacionalidade. Jamais sobrará tempo, disposição e energia para buscar oportunidades, analisar melho-res situações e, conseqüentemente, resolver problemas. Para delegar, é importante que haja confiança nos subordinados e em si mesmo. Manter o controle de tudo encobre o aparecimento dos próprios erros, pense nisso! Da mesma forma é preciso:

o Ambiente favorável à colaboração.

o Inter-relacionamento entre a equipe.

o Autodesenvolvimento e compreensão do seu papel.

o Melhora contínua para fazer as pessoas pensarem.

o Diminuição da barreira entre líder e subordinado.

o Envolvimento da alta gerência.

Há chefes que adotam uma postura de centralização, querendo sa-ber, decidir e fazer tudo. Ficam atolados em centenas de tarefas, inibindo o crescimento da equipe e tornando-as dependentes. O Empowerment reconhece a importância do funcionário e delega-lhe suficiente poder de execução da tarefa, atividade, decisão etc. Muitas vezes, esse procedimento poderá ser boicotado por uma chefia que teme a perda do poder, prejudicando o desenvolvimento da organização. Como está a sua equipe? Avalie conforme a sua maturidade e os itens acima descritos.

Criatividade

Energia para as organizações

Criatividade para quê? É a primeira pergunta que surge na nossa consci-ência. Estamos acostumados a considerar a criatividade algo pessoal e intransferível. A criatividade humana não é temporal. Trata-se de um patrimônio do ser humano compartilhado pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com