TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negócios: principais pontos

Seminário: Plano de negócios: principais pontos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 9

· Sumario

· Resumo dos principais pontos do plano de negócio;

Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;

Dados do empreendimento;

Missão da empresa;

Setores de atividades;

Resumo dos principais planos de negocio

Segundo Mintzberg estratégia requer uma série de definições e que é “uma dessas palavras que inevitavelmente definimos de uma forma, mas frequentemente usamos de outra. Estratégia é um padrão, isto é, consistência em comportamento ao longo do tempo”.

A série de cinco definições (os cinco PS: Plan, Pattern, Position, Perspective, Ploy) de Mintzberg

Estratégia como plano (primeiro P, Plan), isto é, a pretendida, é a estratégia definida de acordo com um plano para o futuro. As estratégias deliberadas são as intenções que foram perfeitamente realizadas e as não realizadas são as estratégias irrealizadas.

Têm-se, ainda, as estratégias emergentes, isto é, a adaptação a eventos inesperados, que acontecem quando o padrão realizado não é o pretendido e que com o tempo convergiram para algum tipo de padrão ou consistência.

A convergência das estratégias deliberadas e das estratégias emergentes é a Estratégia como padrão (segundo P, Pattern), isto é, a efetivamente realizada.

A Estratégia como posição (terceiro P, Position) é a localização de determinados produtos em determinados mercados e que, de acordo com Michael Porter, “estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades”.

A Estratégia como perspectiva (quarto P, Perspective) é a maneira fundamental de uma organização fazer as coisas, de acordo com Peter Drucker esta é a “teoria do negócio”.

Por último, e o “quinto P”, Ploy, é a Estratégia como truque, isto é, uma manobra específica para enganar um oponente ou concorrente.

Plano de Negócio : Principais pontos

Um plano de negócio é um documento onde escrevemos as metas e objetivos de um negócio, é quando traçamos o caminho a ser percorrido para que essas metas e objetivos se tornem realidade. Um plano de negócios permite identificar e corrigir muitos erros, que poderiam ser cometidos com a empresa já em funcionamento, restringindo-os e diminuindo os riscos e as incertezas.

Com um plano de negócios bem definido podemos ter a certeza que se vale à pena abrir, manter ou até mesmo realizar investimentos que visem a ampliação do negócio.

A preparação de um plano de negócio exige persistência, comprometimento e pesquisa.

Podem ser usadas várias fontes de informação para realizar a pesquisa e coleta de dados sobre a atividade a ser desenvolvida, essas informações podem ser obtidas em jornais, revistas, palestras, cursos, associações, feiras, empresários do ramo, clientes, fornecedores, internet e principalmente profissionais da contabilidade legal habilitados.

O maior usuário do plano de negócios é o próprio empresário, mas ele pode ser utilizado também para captar investidores ou novos sócios, estabelecer parceiras com clientes e fornecedores, pode ser apresentado a bancos para a captação de recursos financeiros.

Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições

Defina o perfil dos empreendedores, bem como suas qualificações, habilidades e experiência profissional. Essas informações são importantes para utilizar a favor do negócio.

É importante que os objetivos dos sócios sejam os mesmos, pois os objetivos do empreendimento deve estar acima dos interesses pessoais;

A definição das tarefas antes de montar a empresa é fundamental, saber quem irá se dedicar as atividades operacionais, e quem irá cuidar da parte administrativa de empresa e importante para se evitar conflitos;

Defina, com antecedência, o valor da retirada pró-labore, a distribuição dos lucros e o quanto será reinvestido na empresa;

O grau de autonomia dos sócios deve ser definido nesta etapa, saber até onde cada um dos envolvidos sozinho, pode tomar decisões;

A definição da equipe de trabalho, a forma de contratação, deve ser feita em conjunto;

Determine um sistema de sucessão, o que acontecerá com a sociedade em caso de falecimento de um dos sócios ou não puder mais trabalhar;

É importante relacionar todos os pontos que poderão gerar conflitos e fazer disto um contrato devidamente assinado pelos sócios e registrado.

Verificar se os sócios não tenham pendências cadastrais junto a Receita Federal, Secretaria da Fazenda, INSS. Situações irregulares perante órgãos públicos, pode gerar impedimentos tanto no registro da empresa, como na obtenção de crédito.

Dados do empreendimento

Nesta etapa, deve ser informado o nome da empresa e o número de inscrição no CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal – caso ela já possua estes registros. Caso contrário, indique o número do CPF dos sócios.

Missão da empresa

É o papel desenvolvido pela empresa na sua área de atuação. É o objetivo da sua existência e o ponto de partida, dando identidade e rumo ao empreendimento.

Setores de atividade

Defina o qual é o negócio de sua empresa e o setor de atuação, a empresa pode atuar em mais de um setor da economia. Os setores podem ser: a agropecuária, a indústria, o comércio ou o setor de serviços.

Agropecuária

São os negócios cuja atividade principal diz respeito ao cultivo do solo para a produção de vegetais (legumes, hortaliças, sementes, frutos, cereais, etc.) e/ou a criação e tratamento de animais (bovino, suíno, etc.).

Indústria

São as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com