TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos E Eixos Anatomicos Do Corpo Humano

Ensaios: Planos E Eixos Anatomicos Do Corpo Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  27.714 Visualizações

Página 1 de 7

O corpo aPlanos e Eixos anatômicos do Corpo Humano

As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas em 3 principais planos de secção que passam através do corpo na posição anatômica.

1. Plano Sagital: são todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio (ou da orelha). O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.

2. Plano Frontal: são todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio (ou da “testa”). O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.

3. Plano Transversal: são todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior.

Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre apliacados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos (articulações diartrose).

A. Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para esquerda quanto o inverso, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Ex.: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.

B. Eixo Ântero-Posterior: estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também é chamado de sagital. Esse eixo possibilita os movimentos de abdução e adução. Ex.: Articulação do ombro, do quadril, etc.

C. Eixo Longitudinal: estende-se de cima para baixo (ou vice e versa), perpendicular ao plano transversal. Esse eixo possibilita os movimentos de rotação lateral e rotação medial. Ex.: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.

http://cienciasmorfologicas.webnode.pt/introdu%C3%A7%C3%A3o%20a%20anatomia/planos-e-eixos-do-corpo-humano/

Eixo de simetria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Eixos de simetria de várias figuras.

Em geometria, o eixo de simetria é uma linha que divide uma figura em duas partes simétricas, isto é, como se fossem o objeto e a sua imagem num espelho.

Biologia

Em biologia ao descrevermos o corpo de um animal ou uma determinada parte de uma planta, por exemplo, fazemos diversas vezes referência ao eixo de simetria. Especialmente ao referirmos se o ente biológico apresenta simetria bilateral (apenas um eixo de simetria) - caso do ser humano, com algumas imperfeições - ou simetria radial (em que existem diversos eixos de simetria) - como é o caso da anêmona. Estas características são de extrema importância na sistemática ou taxonomia, ou seja, na divisão dos seres vivos em grupos com as mesmas (ou semelhantes) características físicas e filogenéticas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eixo_de_simetria

Planos

Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico, um paralelepípedo (DANGELO E FATTINI).

Tem-se assim, para as faces desse sólido, os seguintes planos correspondentes:

Dois planos verticais, um tangente ao ventre – Plano Ventral ou Anterior – e outro ao dorso – Plano Dorsal ou Posterior. Esse e outros a eles paralelos são também designados como Planos Frontais, por serem paralelos à “fronte”. Via de regra, as denominações Ventral e Dorsal são reservadas ao tronco e Anterior e Posterior aos membros (DANGELO E FATTINI).

Eixos de Simetria

São linhas imaginárias traçadas no indivíduo considerado incluído no paralelepípedo (DANGELO e FATINNI, 1995).

Os eixos principais seguem três direções ortogonais: Eixo sagital, ântero-posterior, unindo o centro do plano ventral ao centro do plano dorsal. É um eixo héteropolar, pois suas extremidades tocam em porções não correspondentes do corpo (DANGELO e FATINNI, 1995).

Eixo longitudinal, crânio-caudal, unindo o centro do plano cranial ao centro do plano podálico (caudal nos quadrúpedes). É igualmente, héteropolar (DANGELO e FATINNI, 1995).

Eixo transversal, látero-lateral, unindo o centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo. Este é o homopolar, pois suas extremidades tocam em pontos correspondentes do corpo (DANGELO e FATINNI, 1995).

São linhasimaginárias traçadas no indivíduo (DANGELO e FATINNI, 1995).

Posição Anatômica e Movimentos do Corpo Humano

A posição anatômica foi adotada em anatomia para descrever as posições dos ossos, órgãos, e outros componentes do corpo humano (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica, que coloca o corpo ereto com os pés unidos, membros superiores ao lado do corpo e as palmas olhando para frente (RASCH, 1991).

Medial: este plano separa o corpo em direito e esquerdo. A estrutura que estiver mais próxima a linha sagital mediana é a medial e o que está longe dele, é o plano lateral (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Lateral: este plano se situa mais afastado do plano sagital mediano tudo o que estiver ao lado da linha mediana será o plano lateral (direito ou esquerdo) (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Ventral ou Anterior: mas próximo da parte anterior do corpo (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Dorsal ou Posterior: mas próximo da parte posterior do corpo (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Cranial ou Superior: na direção da parte superior do corpo (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Podal ou Inferior: na direção da parte inferior do corpo (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Palmar ou volar: face anterior damão (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Plantar: face inferior do pé. A face superior dos pés é chamada dorsal (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Abdução/Abdutor: afastar o membro do eixo sagital mediano (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Adução/Adutor: aproximar o membro do eixo sagital mediano (centro do corpo) (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Flexão: diminuição do ângulo de uma articulação ou aproximação de duas estruturas ósseas e musculares (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Extensão: aumento do ângulo de uma articulação ou afastar duas estruturas ósseas e musculares (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Pronação: rotação medial do segmento (virar para o chão) (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.)

Supinação: rotação lateral do segmento (virar para o céu) (Anatomia geral humana, Costa Valéria, 2008.).

Nômina Anatômica

Como toda ciência, a Anatomia tem sua linguagem própria. Ao conjunto de termos empregados para designar e descrever o organismo ou suas partes dá-se o nome de Nomenclatura Anatômica (DANGELO E FATTINI, 2002).

Em sucessivos congressos de Anatomia em 1933, 1936 e 1950 foram feitas revisões e finalmente em 1955, em Paris, foi aprovada oficialmente a Nomenclatura Anatômica, conhecida sob a sigla de P. N. A. (Paris Nômina Anatômica) (DANGELO E FATTINI, 2002).

Ao designar uma estrutura do organismo, a nomenclatura procura adotar termos quenão sejam apenas sinais para a memória, mas tragam também alguma informação ou descrição sobre a referida estrutura. (DANGELO E FATTINI, 2002).

A Nômina Anatômica constitui o conjunto de termos empregados para indicar e descrever as partes do organismo; é a base da linguagem anatômica. O profissional de educação física está enquadrado dentro da área da saúde, atuando diretamente com o corpo humano e seu movimento. O objetivo deste estudo foi verificar a utilização da terminologia anatômica por profissionais da educação física bem como ratificar e informar a estes profissionais a ortografia dos termos científicos utilizados para designar as estruturas macroscópicas do corpo humano. A população do estudo constitui-se de profissionais da educação física.. A amostra foi selecionada de forma aleatória e constituída de 25 indivíduos, de ambos os gêneros e de diferentes faixas etárias.

O único critério de exclusão a observar foi que os profissionais não atuem na área da docência do ensino superior da disciplina de anatomia humana. Como critério de inclusão, os profissionais deveriam ser devidamente graduados e estar atuando dentro da área da educação física. Ao se questionar sobre qual a massa de tecido nervoso localizado no interior do canal vertebral”, ou seja, a Medula Espinal, a grande maioria 68% ainda acreditam que o termo correto seja Medula Espinhal. Ninguém respondeu Espinhal Dorsal ou não sabiam o nome da estrutura questionada.

Este foi otermo com a maior porcentagem de erro. Concluiu-se que muitos termos ainda continuam sendo utilizados incorretamente, se formos considerar a Terminologia Anatômica.

Os profissionais da educação física atuam diretamente com estas estruturas, principalmente as que correspondem ao sistema músculo esquelético, como ossos, músculos, articulações e tendões, pois são os responsáveis pelo movimento humano.

Chopard (2006) refere que a Nômina Anatômica constitui o conjunto de termos empregados para indicar e descrever as partes do organismo, sendo a base da linguagem anatômica. A nomenclatura anatômica oficial é escrita em latim, sendo adaptada ou traduzida para o vernáculo de cada país.

A primeira tentativa de uniformizar e criar uma nomenclatura anatômica internacional ocorreu em 1895, na Basiléia, por esta razão denominada Basle Nômina Anatômica (BNA) e embora houvessem ocorrido tentativas de atualizá-la em 1910 e 1930, ela só se efetuou em 1933, pela Anatomical Society of Great Britain and Ireland (DANGELO e FATTINI, 2007).

Coube a FICAT elaborar a versão final da terminologia, tendo sido anunciada oficialmente em agosto de 1997. Essa lista foi enviada a todas as sociedades anatômicas para ser traduzida para os diversos idiomas e no Brasil, a Comissão de Terminologia Anatômica da Sociedade Brasileira de Anatomia, filiada à FICAT, realizou a tradução e, seqüencialmente, publicou a primeira edição brasileira, em 2001. Esta é a última versão da NôminaAnatômica, que tem validade até a próxima revisão (NOVAK et al. 2008).

PERGUNTAS

1) Quais são os Planos Frontais?

2) Quais são os eixos de simetria?

3) Quais são os Movimentos do corpo humano?

4) Qual a função da nomenclatura anatômica?

5) Qual a base da linguagem anatômica?

RESPOSTAS:

1) Plano Dorsal ou Posterior.

2) Eixo sagital, eixo longitudinal, eixo transversal.

3) Algum dos Movimentos são: Abdução/Abdutor, Adução/Adutor, Flexão Extensão, Pronação, Supinação.

4) Para designar e descrever o organismo e suas partes.

5)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FATTINI, Dangelo E e col. Anatomia Humana Básica. 2ª Edição 2002

http://neurociencia.tripod.com/labs/lela/textos/APOSTILA_ANATOMIA_HUMANA.pdf. Acesso em 30 de Agosto de 2013.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfMnMAC/cinesiologia-planos-eixos#. Acesso em 14 de Setembro de 2013.

Livro: Anatomia Humana Básica, 2º edição Editora Ateneu- DANGELO e FATINNI, 1995.

Livro: Cinesiologia e Anatomia Aplicada, 7º edição – Philip J. Rasch, 1991.

Oliveira, Vicentini.Daniel; Bertolini, M. M. Sônia. Utilização da Terminologia anatômica por profissionais de Educação Física . O Anatomista. Revista de Divulgação Cientifica da Sociedade Brasileira de Anatomia.,São Paulo, Volume 2, Ano 3, Pág. 36, Abril-Junho, 2012. . Acesso em 31 Ago. 2013.

PDF: Anatomia geral humana, Costa Valéria, Ribeirão Preto 2008.

PDF: Livro Anatomia Humana Professor Hamilton.

...

Baixar como  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »