TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posição anatômica e conhecimento de planos e eixos para estudar o corpo humano

Ensaio: Posição anatômica e conhecimento de planos e eixos para estudar o corpo humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Ensaio  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a importância da posição anatômica e do conhecimento dos planos e eixos para o estudo do corpo humano?

Na posição anatômica obteve uma uniformização para que pudesse haver estudo da Anatomia. Sendo assim para não haver erros para o estudo anatômico, devia ter uma posição universal para podermos descrever a anatomia e assim ficou conhecida como posição anatômica. Os planos são importantes para que se tenha dissecação e fazer o estudo anatômico, sendo assim é fundamental saber que os planos dividem o ser humano em partes iguais plano mediano (direita e esquerda) e planos sagitais que seccionam o corpo humano paralelamente ao plano mediano. Na parte vertical podemos ter a parte anterior e posterior onde que se forma o plano frontal. E por ultimo temos o plano transversal é onde que o corpo se divide em partes iguais superior e inferior. Os eixos são linhas imaginarias onde se cortam unindo-se aos centros dos planos e assim podemos ter três tipos de eixos: eixo vertical é o que atravessa o centro do plano de secção transversal; eixo sagital atravessa o centro do plano de secção frontal e eixo transversal é o que atravessa o centro do plano sagital. Sendo assim os planos e os eixos tem a maior importância na anatômica.

2. Quais são as funções do aparelho locomotor e qual é a importância do estudo anatômico desse aparelho para a sua formação?

O aparelho locomotor é composto pelo sistema esquelético, sistema articular e sistema muscular. O sistema esquelético e o articular, embora sejam responsáveis pela conformação e sustentação do corpo humano, são considerados os elementos passivos do movimento, sendo assim permanecem imóveis necessitando dos músculos para que os movimentos ocorram, os músculos, portanto, são elementos ativos do movimento. Assim podemos dizer que o aparelho locomotor é o responsável pela locomoção e também pela proteção do indivíduo contra agressores externos, de forma que seu conhecimento é importante na prática de atividades físicas seguras. O conhecimento dos principais ossos, especialmente dos que compõem os membros e o tronco, assim como das principais articulações do corpo humano é de grande importância para os profissionais da Educação Físcia, sobre tudo para dar orientações de atividades físicas seguras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com