TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos E Projetos De Intervençao Social

Casos: Planos E Projetos De Intervençao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 6

O que é pirâmide alimentar?

Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade.

Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.

Para sabermos o número correto de porções diárias a serem ingeridas de cada grupo de alimentos, é necessário observar as calorias diárias que cada indivíduo necessita.

Portanto, é necessário que o profissional da área de nutrição planeje o programa alimentar, pois este varia conforme sexo, peso, idade, altura e necessidades individuais. Em média, a maioria dos indivíduos necessita de, pelo menos, um número mínimo de porções dentro das variações recomendadas.

Pirâmide alimentar antiga (1992).

A distribuição dos alimentos sob forma de pirâmide foi adotada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, com o objetivo de orientar uma alimentação correta e balanceada, facilitando a compreensão da população. Os principais objetivos da pirâmide alimentar antiga era obter o consumo variado de alimentos, com base na ingestão de carboidratos complexos, como pães, arroz, massas, etc). Saiba mais sobre a antiga pirâmide:

• A pirâmide alimentar visa demonstrar de forma objetiva como suprir as necessidades diárias de calorias e nutrientes de cada população, baseando-se em seus alimentos tradicionais. A antiga pirâmide, a seguir apresentada, havia sido adaptada à população brasileira, sugerindo o consumo de 50 a 60% de carboidratos, 20 a 30 % de gorduras e 10 a 15% de proteínas, quanto às calorias totais que deveriam ser ingeridas em um dia.

• A pirâmide antiga apresentava quatro níveis e estava dividida em oito grupos, sendo que na base, assim como no novo modelo, encontravam-se os alimentos que deveriam ser ingeridos em maior quantidade e, no topo, os alimentos que deveriam ser ingeridos em quantidades menores.

• Na base da pirâmide encontravam-se os carboidratos complexos (pães, massas, arroz, biscoitos), que são os alimentos responsáveis por fornecer energia; na segunda parte (debaixo para cima), encontravam-se as frutas e hortaliças, responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças; na terceira parte vinham as proteínas, constituídas por três grupos importantes: laticínios, leguminosas e carnes; os laticínios são fontes de cálcio, as leguminosas (feijões, lentilhas, ervilhas) fornecem ferro, fibras e proteínas de origem vegetal, e as carnes são ricas em ferro e excelentes fontes de vitamina B12 e B6. No topo vinham as gorduras e os doces.

• No entanto, o modelo incorporado na década de 90 foi apontado como prejudicial à saúde, no que se refere ao consumo de carboidratos complexos como base da dieta. Estudos revelaram que estes carboidratos são facilmente transformados em glicose pelo organismo, desencadeando um processo fisiológico responsável pela sensação de fome mais cedo do que se tivessem sido consumidos produtos integrais, ricos em fibras. Além disso, o consumo de óleos vegetais (gorduras monoinsaturadas), apontados como grandes vilões, deve constar na dieta. Já o consumo de gorduras saturadas deve ser evitado, assim como o consumo de margarinas, e gorduras hidrogenadas.

Pirâmide alimentar nova (2005).

No ano de 2005 foi lançada uma pirâmide alimentar atualizada baseada em pesquisas mais recentes. Nessa nova pirâmide os grupos de alimentos passaram a ser divididos verticalmente na pirâmide e exercícios físicos foram adicionados.

Figura da pirâmide alimentar atualizada

Na pirâmide alimentar atualizada na figura acima, há uma pessoa subindo escadas representando atividade física diária. A pirâmide alimentar atualizada está dividida em faixas verticais, sendo que as mais largas representam os grupos alimentares que deveriam ter maior consumo em uma alimentação balanceada. Os grupos de alimentos na pirâmide alimentar atualizada, da esquerda para a direita, são:

* Laranja: grãos. (1°)

* Verde: vegetais.(2°)

* Vermelho: frutas.(3°)

* Amarelo: óleos.(4°)

* Azul claro: laticínios.(5°)

* Azul escuro: carnes e feijões.(6°)

A pirâmide alimentar atualizada mostra de forma fácil de entender que devemos consumir todos os grupos de alimentos, porém alguns em maior quantidade e outros de forma moderada. Desta forma, podemos ver que devemos consumir mais grãos, laticínios e vegetais, as faixas mais largas, e ingerir moderadamente óleos, a faixa mais estreita.

Diferenças entre as pirâmides.

A tradicional pirâmide alimentar, inventada no início dos anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com