TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos E Projetos De Intervenção Social

Monografias: Planos E Projetos De Intervenção Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  1.908 Visualizações

Página 1 de 5

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

Dalva Regina Carvalho Viegas

Prof:Edeltrudes Castro Melo Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Serviço Social (SESO 541) – Prática do Módulo V

21/11/2011

RESUMO

Com as novas mudanças o meio sócio-político-econômico,vêm crescendo e se fortalecendo nas organizações sem fins lucrativos e entidades do qual compõem o Terceiro Setor.Com esses novos resultados os programas e projetos sociais tem se desenvolvido nas instituições filantrópicas gerando grandes resultados junto aos órgãos governamentais,(estadual,municipal e federal).dessa forma as demandas foram gerando expectativas as questões sociais e com articulações nas organizações privadas sem fins lucrativos.Com a elaboração e execução desses programas e projetos sociais, os assistente social tem uma grande participação em promover o bem-estar dos direitos sociais, políticos e econômico da população brasileira.Dessa forma o profissional do serviço social teve o seu direito adquirido perante a lei de nº8.662 (Brasil,2010) estando escrito nos artigos quarto e quinto.Podendo atuar o seu pleno direito de elaborar,coordenar,implementar,executar e avaliar nas políticas públicas e nos planos programas e projetos sociais.Devido esses resultados a pesquisa foi desenvolvida na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Maranhão.A atuação do assistente social dentro do programa de segurança alimentar nutricional.

Palavras-chave: Programas e Projetos

Sociais.Organizações.Assistente Social.Questões Sociais.

1 INTRODUÇÃO

Com as novas mudanças do meio sócio-político econômico brasileiro nos últimos tempos, tem dado espaço a ampliação nas organizações sem fins lucrativos, gerando perspectivas positiva no fortalecimento dessas entidades com transparências junto à comunidades para presta contas, junto aos parceiros e financiadores. Nesta avaliação estão resultados no qual assume um papel fundamental em gestão e sustentabilidade das entidades.

Com a elaboração desse projeto podemos avaliar esses resultados específicos no campo da pesquisa, assim destacando os princípios com orientação de caráter participativo e incluso nos processos de avaliação. Temos como ferramenta, o amadurecimento e aprendizado nas partes interessadas do programa, dessa forma a elaboração desse projeto tem como determinar e avaliar a capacitação da entidade para uma boa implementação. Contribuindo assim no campo de pesquisa organizacional especificamente sobre o tema planejamento em programas e projetos sociais. Essa pesquisa foi realizada na Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social, no qual o tema desenvolvido foi sobre o programa de segurança alimentar, que tem como finalidade coordenar e operacional das políticas publicas da Assistência Social.

Dessa forma a atuação profissional do assistente social se direciona estrategicamente nas lutas de classes,estando escrito nos artigos quarto e quinto da Lei nº 8.662(BRASIL,2010)nos quais os profissionais podem elaborar,coordenar e implementar,executar e avaliar as políticas públicas, tanto quanto nos planos,programas e projetos sociais que orientam,providenciam e encaminham indivíduos,grupos ou a

população,dentre outras competências e são ações de competência do assistente social.

De acordo com Silva (2005,p.121):

[...]as estratégias de intervenção do profissional do assistência social têm dois motivos:a defesa e garantia do direito á assistência preconizado pela LOAS [Lei Orgânica da Assistência Social] e reafirmado pelo SUAS[Sistema Único da Assistência Social].Focalizando atendimento a filantropia no atendimento ás necessidades sociais.

[...]o primeiro movimento segue na perspectiva da universalização e equidade que requer do Estado a direção as políticas da assistência social efetiva e descentralização do atendimento a participação de todos nos rumos da política municipal[...]o segundo movimento subordina os direitos sociais à lógica orçamentária à política econômica destruindo os preceitos constitucionais.Assim os problemas sociais e políticos passam a ser reduzidos as questões administrativas.As medidas da política social passam a ser ações técnicas empresarias de custo/beneficio.[...]A política de assistência social viabiliza no sentido de amenizar os efeitos perversos das políticas de ajuste econômico nas camadas empobrecidas em meio as ações compensatórias.

Com isso as intervenção profissional da assistência social ao longo dos tempos deve-se a dois movimentos que são:

a)defesa e garantia do direito à assistência – universalidade dos direitos

individuais,políticos e sociais;

b)filantropia e atendimento ás necessidades sociais – ações estratégicas administrativas e técnicas dos direitos individuais políticas e sociais,com resposta as questões sociais por meio de políticas,planos,programas econômico e orçamentário.

Dessa forma a pesquisa realizada na Secretaria de Desenvolvimento

Social (MA) vem reafirma o direito de atuação do assistente social nos programas e projetos sociais.Portanto o profissional da assistência social atua junto a Secretária de Desenvolvimento Social,no acompanhamento ás famílias e proteção a inclusão social á sociedade,no programa de segurança alimentar nutricional,tendo como categorias, proteção social e proteção especial de médio e alta complexidade, voltado as cidadão.

2 FUDAMENTAÇÕES TEÒRICAS

Essas novas mudanças do cenário mundial exigem da sociedade novas formas de articulações de grupos sociais. Com respostas que são decorrentes das demandas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com