TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PmaII Parcial

Ensaios: PmaII Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

1 – INTRODUÇÃO

A disciplina projeto multidisciplinar de aprendizagem II tem como objetivo criar possibilidades para o aluno não apenas fixar o conteúdo das matérias estudadas no semestre, mas também desenvolver um projeto, onde, este projeto acadêmico, que foi baseado no estudo de caso realizado na empresa Manetonni, através de pesquisa de campo e escrita, levantou-se os pontos fortes e fracos da organização. Foi feita uma relação com a literatura e de forma clara, conseguiu-se propor alternativas que possam agregar valor e conhecimento para a Empresa. Este trabalho tem por objetivo, desenvolver o conteúdo aprendido em pesquisa prática, onde, demonstra um trabalho de observação e desenvolvimento de ferramentas para a empresa.

Analisaremos todo o seu contexto com o intuito de propor crescimento e aumento de produção, mesmo sabendo que a empresa já está consolidada no mercado.

No desenvolvimento buscou-se elaborar questionários, visitas orientadas e pesquisa in loco, para observarmos o desenvolvimento das matérias estudadas em sala de aula: administração de materiais, operações de terminais e armazéns, logística internacional, transporte/distribuição e seguros e também qualidade em sistema logístico.

2 – CONTEXTO PESQUISADO

2.1 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

√ Contato na empresa: Rafael Cabral

√ Função: logística

√ Ramo de atividade: comercial e prestadora de serviços

√ Razão Social: Manetoni Distribuidora de Prod Siderúrgico Importação e Exportação Ltda.

Fundada em 1982, a Manetoni, distribuidora de produtos e prestadora de serviços em aço, é uma empresa que consagrou sua marca e consolidou forte imagem no mercado da construção civil e industrial. É sediada na cidade de Piracicaba, sendo uma região muito conhecida pelo desenvolvimento industrial e agropecuário.

▫ Visão: Crescer com sustentabilidade os negócios de distribuição, serviços e logística.

▫ Missão: Comercializar produtos e serviços que agreguem maior valor e atendam as necessidades dos clientes, proporcionando a satisfação da equipe e realizando negócios que garantam o crescimento sustentável da empresa.

A empresa possui forte intuição para detectar boas oportunidades de negócio, tem espírito empreendedor e agilidade nos negócios em que realiza. Sua competência é reconhecida pelos seus fornecedores, clientes e instituições financeiras. Possui uma grande capacidade em agregar valor de produtos e serviços para seus parceiros. Tem também como cultura e valores a função social. Sua política de qualidade é ser referencia em distribuição e comercialização no mercado brasileiro de aço, bem como agregar valor a seus clientes através de produtos e serviços que atendam aos requisitos de um atendimento especializado, buscando também incrementar os resultados do negócio com a melhoria contínua dos processos. Hoje possui 5 unidades de especialidades, distribuídas estrategicamente pelo estado de São Paulo, sendo Piracicaba a matriz (DBA Aços Gerais), seguida de Rio das Pedras (DBA Aços Especiais), Taipas (DBA Aços Construção Civil), Cajamar (Arame Express), Jacareí (DBA Aços Gerais) e contando também com seu escritório comercial na capital de São Paulo. Sempre preocupada com a satisfação e beneficio de seus parceiros, a Manetoni, oferece diversos tipos de serviços e soluções em aço.

O faturamento mensal, demonstrativo de resultados bem como a forma jurídica de composição do capital infelizmente não nos foi disponibilizado.

A empresa tem hoje cerca de aproximadamente 1000 colaboradores, distribuídos entre suas filiais.

Opera em turnos, sendo: TURNO A: das 5:50 hs as 14:20 hs, TURNO B: das 14:30 hs as 23:00 hs, TURNO C: das 23:00 as 5:50 hs, e o setor administrativo das 7:00 hs as 17:30 hs.

√ Principais fornecedores: Arcelormital, Votoraço – Grupo Votorantim

√ Principais clientes: Grupo Cosan – Raizen, Açúcar Guarani, Construtora Camargo Correia, CCM, Cutrale

√ Principais concorrentes: Grupo Gerdal, Tremocoldi, Pires do Rio

Emails, telefones de contato e endereços, nos foi solicitado acessar a página da empresa: www.manetoni.com.br pois lá tem todas informações.

3 – ANÁLISE E ORGANIZAÇÃO DE DADOS

3.1 – QUADRO GERAL DA ORGANIZAÇÃO

ÁREAS SUBÁREAS NOTA SUBS CONCEITO ÁREAS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Engenharia Industrial, layout ou arranjo físico, movimentação de produção e materiais, planejamento e controle de produção, logistica, controle de qualidade e ambiente e segurança manutenção e outros

5,0

ÓTIMO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Compras, almoxarifado, layout e movimentação de estoques, logistica, qualidade de estocagem, segurança de estoques, sistemas de controles de estoques, recebimento e expedição x qualidade

3,0

RAZOÁVEL

ADMINISTRAÇÃO DE R.H. Politica e organização do departamento ou setor de RH, administração de cargos e salários, recrutamento e seleção, treinamento de pessoal, benefícios e serviços de pessoal, saúde e higiene organizacional, segurança no trabalho e motivação de pessoal, cultura organizacional, clima organizacional, layout ou arranjo físico

4,0

BOM

FORNECEDORES Quais são os processos que envolvem fornecedores (sentido a montante)? Quais são os fornecedores? Poder de barganha?

5,0

ÓTIMO

CLIENTES Quais são os processos que envolvem os clientes (sentido a jusante)? Quais as funções dentro e fora da organização que garantem que a cadeia de valor possa fazer e providenciar produtos e serviços aos clientes?

4,0

BOM

4 – CONTEXTUALIZAÇÃO

A Logística pode ser definida como sendo o planejamento e a operação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com