TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pneumatica

Artigo: Pneumatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

. Pneumática

A palavra pneuma, originária do grego, que significa fôlego, vento e, filosoficamente, alma. Dela surgiu, entre outros, o termo pneumática, ou seja, o estudo dos movimentos dos gases e fenômenos dos gases.

O trabalho realizado com ar comprimido é insensível ás oscilações de temperatura. Isto garante, também em situações térmicas extremas, um funcionamento seguro; A pneumática é um dos mais velhos conhecimentos da humanidade,apenas no século XIX o seu desenvolvimento se tornou sistemático. Somente no ano 1950 é que ela foi realmente introduzida na produção industrial, devido à necessidade, cada vez maior, de automatização e racionalização dos processos de trabalho.

CARACTERÍSTICAS DO AR COMPRIMIDO

Aspectos Positivos

Nenhum outro elemento auxiliar pode ser empregado tão simples e rentável para solucionar muitos problemas de automatização quanto o ar comprimido. Ele possui muitos quesitos de grande interesse, ou seja:

Velocidade:

O ar comprimido é um meio muito veloz, e permite alcançar altas velocidades de trabalho (a velocidade de trabalho dos cilindros pneumáticos oscila entre 1-2 metros por segundo);

Construção:

Os elementos de trabalho são de construção simples e custo vantajoso;

Segurança:

Não existe o perigo de explosão ou incêndio.

Limpeza:

O ar comprimido é limpo. O ar, que eventualmente escapa das tubulações ou outros elementos inadequadamente vedados, não polui o ambiente. Esta limpeza é uma exigência, por exemplo, nas indústrias alimentícias, madeireiras, têxteis e em curtumes;

Quantidade:

O ar a ser comprimido, se encontra em quantidades ilimitadas, em todos os lugares;

Regulagem:

As velocidades e forças dos elementos a ar comprimido são reguláveis sem escala;

Transporte:

O ar comprimido é facilmente transportável por tubulações, mesmo para distâncias consideravelmente grandes.

As principais propriedades físicas do ar são:

Compressibilidade – o ar tem a propriedade de ocupar o volume de todo recipiente, podendo este volume ser reduzido por ação de uma força exterior, a redução desse volume é alcançado pela compressibilidade.

Expansibilidade – o volume de um gás pode ter seu volume aumentado por ação de forças internas que agindo sobre o recipiente irá se expandir.

Elasticidade – Propriedade que possibilita o ar retornar ao seu volume inicial uma vez cessado a força responsável pela compressibilidade ou expansibilidade.

Difusibilidade – propriedade do ar que lhe permite misturar homogeneamente com qualquer meio gasoso que não esteja saturado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com