TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poliamida

Artigo: Poliamida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 2

Uma poliamida é um tipo de polímero que contem conexões do tipo amida (composto orgânico que possui o nitrogênio ligado diretamente a um grupo carbonila). A poliamida sintética é chamada de nylon (ou náilon), primeira fibra têxtil sintética produzida que depois passou para a manufatura de todo o material plástico. A primeira poliamida foi sintetizada na DuPont, por um quimico chamado Wallace Hume Carothers, que começou a trabalhar na companhia em 1928. Acredita-se que o nome Nylon provém da junção das iniciais de New York com as primeiras letras de London, onde a fábrica tinha suas sedes. Outra possível explicação para o termo seria a de que durante a 2ª Guerra Mundial os EUA usaram o tecido feito da fibra nos pára-quedas. O "nylon" seria então uma abreviação de "Now you've lost, Old Nippon".

O mais comum é o nylon-66, resultante da reação entre a hexametilenodiamina (1,6-diamino-hexano) com o ácido adípico (ácido hexanodióico), aquecidos a 270ºC sob uma pressão de 10 atm, num processo chamado de polimerização. A operação prossegue com o aquecimento, a pressão reduzida, para eliminar os últimos resíduos de água e por último extrai-se o polímero fundido e esfria-se. Outros importantes são o nylon-10, obtido pela condensação de um aminoácido, o ácido 11-amino undecanóico, e o nylon-6 ou perlon, obtido por aquecimento da caprolactama (composto orgânico). É uma poliamida semicristalina que, diferente da maioria dos outros nylons, não é um polímero de condensação, e sim uma forma de polímero de adição, na qual a extremidade terminal de um polímero atua como um centro reativo, onde monômeros (moléculas menores que compõem os polímeros) cíclicos se juntam para dar forma a uma corrente maior do polímero com a propagação iônica. Sua fórmula mínima é C6H11ON e sua fórmula estrutural é a seguinte (processo de polimerização) :

nylon-6

corda de nylonDentre as características da poliamida, está a ótima resistência ao desgaste, impacto e ao tracionamento, além da boa rigidez e transparência. Reforçado com fibra de vidro e/ou micro esfera de vidro, ou lubrificado, o nylon-6 tem excelente estabilidade dimensional, bom conjunto de propriedades térmicas e mecânicas e é ideal para moldagem por injeção. A moldagem mais freqüentregata esportiva 100% poliamidae do nylon é em fios. Utilizando essa forma, fabricam-se o velcro e os tecidos usados na confecção de roupas e acessórios. Cordas, colares de bijuteria e linhas de pesca também são normalmente feitos do poliamida, por sua resistência. Moldado sob outras formas, também possibilita o feitio de objetos como parafusos, engrenagens e pulseiras para relógio. Outros exemplos de aplicação do material são carpetes, airbags, patins, calçados para esportes, uniformes de esquí, cordas p/alpinismo, barracas. Também podemos ver que um automóvel tem hoje pelo menos 10 kg de seus matérias em poliamida, apresentando vantagens exclusivas e diminuindo o peso do carro e, em conseqüência, reduz o consumo de combustível. Pode ser ainda utilizado para realização de suturas em ferimentos, uma vez que é um material inerte ao organismo e não apresenta reação inflamatória como outros fios de sutura .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com