TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO ÓLEO RESIDUAL DE TEXTURIZAÇÃO NO TINGIMENTO DE MALHAS DE POLIAMIDA

Por:   •  14/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO ÓLEO RESIDUAL DE TEXTURIZAÇÃO NO TINGIMENTO DE MALHAS DE POLIAMIDA

Autora: Nathalia Conrado Costa

Orientador: Fernando Barros Vasconcelos

RESUMO

A poliamida, apesar de não ter uma participação significativa do mercado têxtil, possui um grande consumo em alguns segmentos, como lingerie, meias, moda praia entre outros. Um problema muito comum nestes artigos é o barramento por afinidade, pois ele só é descoberto após o tingimento que é a fase final do processo.

O objetivo deste trabalho é estudar se o óleo residual de texturização tem influência no tingimento, a partir de análises espectrofotométricas das amostras que sofreram os processos de: purgadas normalmente, purgada com meia receita e tempo de processo, purga e tingimento simultâneo, usando um emulgador, e amostra sem ser purgada.

A importância do tema está na economia financeira (aumento do lucro) e na ideia sustentável, ambos têm basicamente a mesma explicação, se for possível reduzir o processo de beneficiamento sem que haja perda na qualidade, haverá redução nos investimentos de produtos e auxiliares, energia, mão de obra, além de reduzir o consumo de água.

Palavras- chaves: Óleo residual; purga; tingimento; espectrofotometria.

ABSTRACT

The polyamide, despite not having a significant share of the textile market, has a large consumption in some segments, such as underwear, socks, swimwear and others. A very common problem in these articles is on defect (horizontal stripes), that can only be discovered in the dyeing that is the final process.

The purpose of this study is to discover if the residual oil texturing has an influence on dyeing, using spectrophotometric analysis of samples that from the following processes: normally scouring, half scouring with half the recipe and process time, simultaneously scouring and dyeing, using an emulsifiers, and the sample without being scouring.

The importance of this study is economical (increase profit) and ecological (sustainability idea), both have basically the same explanation if it is possible to slow down processing without any loss in quality, it is possible to reduce the investments in products and process, energy, labor, and even in water consumption.

Key words: Residual oil; scouring; dyeing; spectrophotometric.

  1. INTRODUÇÃO

Um problema recorrente nas fibras sintéticas é o barramento por afinidade, que consiste na diferença entre os fios de grupos aminos terminais disponíveis, com isso o fio que possui em maior quantidade consegue absorver mais corantes. Por se tratar de um problema químico esse só é percebido após o tingimento, o que gera grandes perdas para a empresa.

Neste trabalho será estudada a influência do óleo residual de texturização no processo de tingimento da poliamida. Esta possui uma pequena participação no mercado têxtil, sendo esse muito característico, como meia, lingerie, moda praia, entre outros. O estudo envolve o processo de texturização e os diversos tipos de purga, para avaliar se haverá diferença na quantidade de óleo residual e alteração espectrofotométrica. As expectativas são que haja diferença na quantidade de óleo residual devido às características de cada processo de purga (variação de auxiliares e tempo de processo) e que este óleo influi negativamente durante o tingimento, pois o mesmo irá dificultar a fixação do corante. Uma vez que se consiga quantificar a influência do óleo residual de texturização é possível fazer alterações no processo de beneficiamento que visem à economia financeira e do consumo de água, fazendo com que haja um apelo sustentável.

  1. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

“Fio texturizado é um fio de filamentos contínuos, com ou sem elasticidade, com ou sem torção, apresentando um aspecto volumoso que resulta em ondulações ou em frisagem dos filamentos”. (AFNOR, [19?] apud ALFIERI, 2008, p.3)

  1. Óleo de texturização

Este tem como finalidade aumentar a eficiências nos processos posteriores, como malharia e tecelagem, por meio da redução do atrito entre fios, os órgãos da máquina e na introdução da trama pela cala.

Hearle, J. W. S. et. al. (2001) diz que geralmente são usados óleos com base mineral, porém ultimamente há uma tendência para o uso de sintéticos biodegradáveis.

Uma característica importante do óleo é o balanço hidrofílico/lipofílico (HLB), esse representa a relação entre o número de moléculas polares e apolares presentes no material estudado, esse valor é obtido com um cálculo a partir da estrutura da molécula. Quando o HLB é alto, o material possui uma grande afinidade com a água, com isso na presença de água a retirada deste é facilitada.

  1. Colorimetria

A colorimetria é a ciência de medição da cor. Através da colorimetria, a impressão sensorial “cor” deixa de ser subjetiva para ser objetiva podendo ser expressa, quantitativamente, de forma numérica. Uma forma objetiva na colorimetria é possível, desde que se trabalhe com valores normalizados quanto às fontes luminosas, geometrias de observação e sensibilidade média do olho humano (SENAI, [19-], p.52).

DÍAZ, J. R. A.(2005) diz que a colorimetria é um ramo da ciência da cor que pretende estabelecer uma especificação numérica para cada cor de um estímulo visual, isso sob as mesmas condições de observação, luminosidade. Onde os valores estabelecidos são funções dos parâmetros físicos, definindo assim a radiância espectral.

  1. Medição espectrofotométrica

O sistema CMC, desenvolvido pelo Comitê de Medida de Cores da Sociedade de Químicos e coloristas têxteis da Inglaterra, utiliza os valores do CIELCh de uma cor padrão para determinar o comprimento dos semi-eixos de uma elipse, nesta contendo as cores que são visualmente aceitáveis.

A diferença está na implantação de uma razão (l:c), de luminosidade e saturação, onde utiliza-se a razão 1:1 para avaliar diferença de cor e 2:1 para avaliar a aceitação da cor.

[pic 1]

Fonte: AATCC 173-2005

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Foi usado para este trabalho um fio de poliamida 2x80f68 dtex, texturizado pelo processo de falsa-torção e com aplicação de óleo enzimático de origem mineral (derivado de petróleo) e com presença de tensoativo na composição.

  1. Confecção das malhas

Foram produzidas cinco partidas na máquina L.Degoisey, de pequeno diâmetro (ø 3” ¾), com tensão variando de 3 a 4 e fator de cobertura 15.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (314.7 Kb)   docx (84.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com