TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluentes Mais Comuns Encontrados.

Pesquisas Acadêmicas: Poluentes Mais Comuns Encontrados.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  5.104 Palavras (21 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Considera-se poluente qualquer substância presente que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.Substâncias, chamadas de poluentes, provocam a degradação física e química do ambiente. Os poluentes podem ser naturais ou artificiais.

Os poluentes naturais são aqueles que já existem na natureza, por exemplo, o gás carbônico, mas que tem a sua quantidade aumentada devido à ação do homem (antrópica) ou da própria natureza.

Os poluentes artificiais são aquelas substâncias produzidas e lançadas na natureza pela ação antrópica. Alguns exemplos são os gases CFCs (clorofluorcabonos) e os pesticidas como o DDT.

DETERGENTES

Os detergentes foram desenvolvidos em decorrência da escassez de gordura animal e vegetal utilizados para fazer sabão durante a I e II Guerra Mundial. Os detergentes são produtos que apresentam na sua formulação os tensoativos, cuja finalidade é limpar através da redução da tensão superficial umectação, dispersão e suspensão da sujeira.

Os detergentes são os principais agentes químicos usados no processo de limpeza.

COMO SÃO PRODUZIDOS OS DETERGENTES?

Os detergentes podem ser produzidos de derivados do petróleo, como a alquibenzeno, que tornou-se disponível no mercado na década de 50. Este produto em reação com o ácido sulfúrico e a soda caustica resulta na produção do alquibenzeno sulfonato de sódio (ABS).

O ABS foi o primeiro tensoativo sintético produzido. Este produto mostrou-se bastante efetivo, porém com o passar dos anos percebeu-se que poluía os rios e houve a necessidade de substitui-lo por um tensoativo não degradante do meio ambiente.

O avanço nas pesquisas levou a produção de tensoativos biodegradáveis. Em 1981 o Brasil incorpora o conceito do biodegradável e inicia-se a produção do alquibenzeno sulfonato de cadeia linear, produto ecologicamente correto.

TIPOS DE DETERGENTES

DETERGENTES ÁCIDOS

Os detergentes ácidos são mais eficientes na remoção de depósitos minerais. Os depósitos minerais podem ser formados pela reação entre o agente alcalino e os sais de cálcio e magnésio comumente encontrados na água dura, ou ainda esses depósitos são decorrentes da precipitação da água pela ação do calor.

Os detergentes ácidos dividem-se em: ácidos inorgânicos e ácidos orgânicos.

Ácidos inorgânicos: são agentes corrosivos, mas alguns são empregados para remover incrustações, resultante da dureza da água, e pela precipitação de partículas em função da ação do calor. Os detergentes inorgânicos apresentam na sua formulação ácidos como sulfúrico, clorídrico e fosfórico e outros.

Ácidos orgânicos: os detergentes a base de ácido orgânico são bacteriostáticos, podendo ser associados com outras substâncias. Neste grupo enquadram-se o ácido glucôneo, ácido levulínico e o ácido hidroácetico.

O que caracteriza um detergente ácido!

Concentração ao redor de 0,5%.

pH entre 2,5 ou menor

Ação corrosiva

DETERGENTES ALCALINOS

Os detergentes alcalinos são eficazes na remoção de materiais orgânicos, porém não são adequados para remoção de resíduos minerais. Os agentes alcalinos dividem-se em forte e fraco.

Os álcalis fortes são: hidróxido de sódio, o metassilicato de sódio e o ortossilicato de sódio entre outros. OS álcalis fortes caracterizam-se pelo efeito corrosivo.

Os álcalis fracos são: carbonato de sódio, o biocarbonato de sódio e o pirofosfato tetrassódico e outros. Os álcalis fracos também removem resíduos orgânicos. Esses álcalis apresentam-se mais eficaz que os detergentes neutros, pois melhoram a dispersão e suspensão.

DETERGENTE ENZIMÁTICO

Em 1913 surge na Alemanha o primeiro detergente constituído de enzimas, fabricado com tripsina de pâncreas de suíno. Após 50 anos a comercialização deste tipo de produto ganhou mais importância devido ao desenvolvimento de um detergente enzimático à base de protease bacteriana. Esses detergentes tiveram seu uso voltado a limpeza de roupas em lavanderias hospitalares e abatedouros. No início da década de 1980, demais componentes como amilase e lípase passam a integrar a formulação de detergentes, sendo estes mais indicados para uso de material hospitalar.

DETERGENTE ENZIMÁTICO LÍQUIDO

Este grupo de detergentes é bastante influenciado por variações na formulação.

Os compostos multienzimáticos requerem cuidados para manutenção da estabilidade. Pode-se recorrer á diminuição do percentual de água, na formulação para obter melhor estabilidade do produto. Alguns agentes como monopropilenoglicol, glicerol ou sorbitol são empregados para reduzir o percentual de água. O emprego de monopropilenoglicol em proporções de 20 a 50% contribui para inibir o crescimento microbiano.

A opção pelo glicerol ou sorbitol implica na adição de agente antimicrobiano à formulação no intuito de coibir o crescimento de fungos.

Uma questão bastante preocupante em formulações multienzimáticas refere-se á estabilização e/ou inibição da atividade da protease. A associação de borato e propilenoglicol inibe a atividade proteolítica da protease no detergente concentrado.

A enzima mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com