TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Atmosférica

Dissertações: Poluição Atmosférica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

A poluição atmosférica é caracterizada pela concentração de gases tóxicos e partículas solidas no ar eliminadas por industrias, veículos, usinas térmicas, sistemas de aquecimento doméstico, entre outros.

Ela representa grande risco à saúde e bem estar humanos.

Outro problema grave associado à poluição atmosférica está na redução da camada de ozônio, pela ação dos CFCs(clorofluorcarbonos). Estes gases, presentes em aparelhos de ar condicionado, geladeiras, entre outros, agem no cinturão de ozônio (O³), uma "película" de cinco mm de espessura, situada na estratosfera.

Os poluentes atmosféricos estão sobre a forma de gases e de partículas e podem ser classificados como naturais e artificiais.

Podem prover de fontes fixas (industrias, usinas termoelétricas, incineradores de lixo, vulcões) ou móveis (veículos automotores, trem, avião.)

Dentre os poluentes naturais estão as cinzas e gases de emissões vulcânicas que são altamente toxicas compostas principalmente de enxofre, partículas do solo ou gotículas de agua salgada do mar, partículas e gases de incêndios florestais e os grãos de pólen.

Os poluentes artificiais, produzidos pelas atividades humanas e "jogados" na atmosfera, são, na sua grande maioria, aqueles produzidos pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) ou reciclaveis.

Estão ainda divididos em duas categorias: primários e secundários.

Os poluentes primários são aqueles liberados diretamente das fontes de emissão, como o dióxido de enxofre (SO²), o Sulfeto de hidrogênio (H²S), o monóxido (CO) e dióxido (CO²) de carbono.

Os secundários são aqueles formados na atmosfera através de reação química entre os poluentes primários e componentes naturais da atmosfera, se destacando o ácido sulfúrico (H2SO4), o ácido nítrico (HNO³) e o tri oxido de enxofre (SO³).

Os efeitos da poluição atmosférica são inúmeros e diversos. Materiais, animais, vegetais e pessoas podem sem molestados pelos efeitos de poluentes.

Nos humanos, os poluentes gasosos ou particulados normalmente entram no organismo por via respiratória, afetando os pulmões e o trato respiratório.

Nas plantas, corroem e escurecem metais, partem borrachas, sujam roupas, danificam mármores, descolorem vários tipos de materiais, enfraquecem algodão, lã e fibra de seda e destroem o nylon.

A natureza utiliza recursos para proteger-se da poluição atmosférica, mas eles são limitados. Devido ao limite dos recursos da natureza, cabe a cada um de nós a responsabilidade de ajuda-la neste processo. Podemos iniciar pela escolha de nosso veículo. Os veículos automotores são responsáveis pela emissão de 40% dos poluentes do ar, como os derivados do chumbo e hidrocarbonetos. Devemos privilegiar os que utilizam álcool como combustível, por ser reciclável e gerar menos poluentes.

Os que vivem no campo também podem colaborar para a redução da poluição, evitando por exemplo as queimadas nos canaviais, durante a colheita. Essas queimadas produzem grandes quantidades de gás carbônico, fuligem e cinzas, além de provocarem perda da fertilidade dos solos.

Não podemos esquecer das industrias, que também possuem parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com