TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição atmosférica

Seminário: Poluição atmosférica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Poluição Atmosférica

As atuais evidências indicam que a poluição continuará prosseguindo com sua ação de degradar a qualidade de vida dos seres humanos na terra, indiscriminadamente, de países ricos e pobres.

Em 1963 foi promulgada a lei que criou o Clen Air Act (Ato do Ar Limpo), que introduziu a resistência da indústria automobilística, os primeiros padrões de emissão para veículos foram definidos em 1965, entrando em vigor em 1968.

No inicio dos anos quarenta, ocorreu um fenômeno totalmente novo na cidade de Los Angeles, com a formação de uma névoa escura sobre a cidade, de coloração marrom-avermelhada. Essa foi batizada de Smog Fotoquímico, fenômeno que teve como principal causa: as emissões da frota motorizada com misturas contendo Compostos Orgânicos Voláteis (COV) e óxido de nitrogênio ( NOx ) que juntamente com a radiação solar, fornecia condições perfeitas para a formação de centenas de poluentes secundários, entre eles o ozônio.

Nas últimas décadas, devido à rotineira ocorrência de episódios críticos de poluição atmosférica em grandes centros urbanos, como por exemplo, nas cidades: México, Santiago do Chile, Cubatão e Região metropolitana de São Paulo entre outras, foram realizados programas intensivos de redução das emissões atmosféricas industriais e veiculares, principalmente as oriundas da queima de combustíveis fósseis. No entanto, ações complementares necessárias principalmente no campo do controle da frota motorizada.

É na troposfera que ocorre a totalidade dos fenômenos meteorológicos, devido à :

* Alta porcentagem de vapor d’água;

* Presença de núcleos de condensação (CNN);

* Aquecimento e resfriamento por radiação.

A poluição do ar é caracterizada pela presença no ar de substâncias estranhas, alternando a composição atmosférica local, regional ou global. A dispersão de um poluente na atmosférica depende das condições meteorológicas e de parâmetros e condições em que se produz essa emissão na fonte (chaminé, escapamento veicular), como por exemplo: velocidade, temperatura dos gases, vazão etc. a interação dos poluentes é um importante passo na cadeia da poluição, que pode resultar nas transformações químicas e físicas dos poluentes.

A exposição a poluição atmosférica é associada com numerosos efeitos adversos a saúde humana. A poluição do ar mata, em geral mata lenta e discretamente e as mortes resultantes não chamam dramaticamente a atenção do público. As emissões de poluentes causam mudanças físicas, químicas e biológicas nos habitantes do planeta Terra. Alguns desses efeitos são óbvios enquanto que outros podem se identificados apenas por meio de análise.

A presente abordagem dos efeitos da poluição atmosférica limita-se aos efeitos que podem ser objetivamente detectados e quantificados, não abrangendo os aspectos psicológicos, sociológicos, políticos e morais relacionados com esse tipo de contaminação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com