TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que implantar o SESMT ?

Tese: Por que implantar o SESMT ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

1. Por que implantar o SESMT ?

O SESMT deve ser implantado para garantir a saúde e a segurança do trabalhador, focando na dignidade da pessoa humana, com isso colaborando na diminuição do grande número de pessoas afastadas por acidentes ou doenças, devido a isso a criação de normas e sistemas para a redução dos mesmos com o apoio do empregador e a conscientização dos empregados, tornando suas funções mas seguras, sem prejudicar a integridade física, moral e psicológica dos trabalhadores.

Por fim, a conscientização dos trabalhadores tende a se tornar realidade quando o SESMT tiver a sua atuação normatizada de forma que este possa ter garantida a sua atuação de forma mais livre e independente, estando assim capaz de tornar o sonho de um Meio Ambiente do Trabalho mais seguro, saudável e humano, uma realidade concreta.

2. Por que implantar a CIPA ?

A CIPA aborda as relações entre o homem e o trabalho , ajudar a reduzir acidentes e doenças ocupacionais de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Ela bem gerida pode ser uma ferramenta valiosa nos trabalhos de prevenção de acidentes.

Participar do CIPA é uma oportunidade não só de interagir, efetivamente, na solução de problemas prevencionistas que possam existir, como também de melhorar os conhecimentos relativos aos acidentes e doenças, aproveitando-os não só no ambiente de trabalho como no ambiente doméstico, de lazer, de esporte e outros.

3. Qual a diferença entre SESMT e CIPA ?

O SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho no qual utilizam conhecimentos científicos para a redução dos riscos ambientais..

A CIPA é constituído por empregados que desempenham suas atividades normais e acumulam o serviço de segurança com o objetivo de apontar e indicar e consequentemente procurar reduzir os possíveis riscos ocupacionais, já que mais do que qualquer outro, estão cotidianamente lidando com eles..

Ambas tem como objetivo maior a promoção e preservação da saúde e segurança dos funcionários da empresa, a CIPA se volta mais para a prevenção de doenças e acidentes ocupacionais e elaboração de mapa de risco, já o SESMT procura através do planejamento e execução de projetos a redução e eliminação dos riscos inerentes ao trabalho, assim como o cumprimento das normas de segurança do trabalho.

4. Quais são e o que compete aos integrantes do SESMT ?

Integrantes do SESMT são: técnico em segurança do trabalho, engenheiro de segurança no trabalho, médico do trabalho, enfermeiro e auxiliar de enfermagem do trabalho

Técnico de Segurança do Trabalho

cuida da prevenção de acidentes,procurando reduzir riscos profissionais, promove a adoção de meios e recursos técnicos-administrativo, capazes de criar e desenvolver ações de prevenção aos acidentes de trabalho.

Engenheiro de Segurança do Trabalho, é todo engenheiro,agronomo ou arquiteto, que possui curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (pós-graduação).

Atua na gestão de segurança e saúde ocupacional, em médias e grandes empresas dos mais diversos segmentos, visando reduzir as perdas e danos (lesões humanas, danos materiais a máquinas, equipamentos, instalações e ao meio ambiente).

O Médico do Trabalho é o médico portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, também em nível de pós-graduação, ou portador de certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, ambos ministrados por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em Medicina. Atua na área da saúde ocupacional, realizando exames admissionais, de retorno ao trabalho, de mudança de função, complementares e demissionais, coordenar o programa de controle médico de saúde ocupacional, faz tratamentos de urgências em casos de acidentes de trabalho.

Enfermeiro do Trabalho

prestar ao paciente, em ambulatórios, em setores de trabalho e em domicílio a execução de atividades relacionadas aos serviços de Higiene, Medicina e Segurança do Trabalho, integrando equipes de estudos. Esse profissional realiza procedimentos de Enfermagem de maior complexidade e prescreve ações, adotando medidas de precaução universal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com