TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que o planejamento educacional?

Por:   •  28/5/2014  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Porque o planejamento Educacional?

O planejamento educacional, destacado pelo autor trata da escola, mas aborda a escola e os demais setores da ação social, ou seja, a política, o sindicalismo dentre outras áreas.

São diversos os pensamento que surgem, e estes representam correntes filosóficas, cientificas, ideológicas ou simplesmente o senso comum. Analisando alguns destes pensamentos sempre com a intenção de fundamentar a necessidade de planejamento.

A primeira interpretação, completamente ingênua: a de que a escola quando bem conduzida, é responsável pelo bom andamento social

A segunda interpretação da relação escola-sociedade é feita a partir de um ponto de vista, de um critério. Este critério é uma finalidade: o desenvolvimento.

A terceira que diz que a escola é simplesmente uma função da sociedade, ou seja, as escolas serão reflexos da sociedade naquele momento.

É preciso ressaltar ainda que, embora a apresentação acima seja crítica, cada uma das interpretações contém verdade; o que as faz muito frágeis é o fato de que o ponto de vista de que partem é muito restrito, o que as torna tão parciais que já pouco explicam da realidade.

Por que o planejamento é importante na prática profissional do assistente Social?

O planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional, pois permite antecipar possíveis e certas mudanças do ambiente externo em que a sociedade está inserida continuamente. O planejamento deve ser tratado como um processo primordial ao trabalho profissional, pois é um método aplicado para a intervenção profissional, ou seja, o profissional deve investigar e analisar a realidade para assim propor uma intervenção eficaz.

Para o profissional de serviço social o planejamento deixa de ser um método de estudo e passa a ser um procedimento importante para a profissão, torna-se instrumento essencial para compreender a profissão que trabalha com a realidade, profissão esta que precisa repensar suas práticas para atender as mais diversas realidades e expressões da questão social que surgem no cotidiano profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com