TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 01

Trabalho Universitário: Portfolio 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Parte I – Discussão e análise crítica do filme e do livro O Monge e o Executivo.

1. Empreendedor é um termo utilizado para qualificar, ou especificar principalmente aquele individuo que detém de uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transfomação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento.

Realize uma pesquisa e responda, se os acontecimentos no filme: o amor é contagioso; há visão empreendedora e justifique.

Sim, há visão Empreendedora no filme, percebemos que precisamos ver além das dificuldades para ter soluções, sempre usando a criatividade, humanidade e respeito conseguimos alcançar os objetivos, melhorando o convívio e o desempenho geral.

O filme, Pach Adams nos mostra que é possível obter sucesso com uma percepção diferente das já estabelecidas.

A visão que podemos citar é: a visão inovadora que o personagem nos passa é que tem a capacidade de perceber o que pode ser mudado ou melhorado com novas formas de agir e buscar a concretização dos seus objetivos.

2. Apresente dois conceitos de liderança através de citações. Faça uma replexão e pontue quais os estilos de liderança que são apresentados no filme, e as respectivas caracteristicas predominantes de cada um desses estilos.

Segundo Hemphill & Coons liderança é o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo

comum.

Segundo Jacobs liderança é uma interação entre pessoas na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tornam convencidos de que seus resultados serão melhorados caso se comporte da maneira sugerida ou desejada.

Pela nossa reflexão ser líder, é possuir uma visão geral entre a pessoa e a organização. É saber ensinar e aprender. A atividade de um líder é a de conduzir pessoas, indicar quais as diretrizes, sabendo delas e assim conseguir os resultados almejados.

Os dois conceitos de liderança representado no filme são:

Liderança por influência: é convencer as pessoas a fazerem o que tem que ser feito apenas pelo convencimento, sem força-las.

Liderança pelo poder: é aquela que se preocupa em impor, em executar, em mandar fazer não importa de que forma, “escutar e obedecer”.

3. No livro o Monge e o Executivo, no capítulo dois o autor mostra a necessidade e flexibilidade que um líder tem de ser em saber identificar os velhos paradigmas e se adaptar aos novos. De forma simples ele explica o que são paradigmas. E em tempos passados, mas precisamente no período da burocratização, as estruturas internas das empresas eram exigentes, de modo a determinarem a seus empregados toda a atenção voltada para o nível hierárquico mais alto, fazendo com que todos ficassem preocupados em atender as vontades do presidente, e somente dele, visando assim apenas o lucro. Voltando para as empresas atuais, os novos paradigmas, como afirma o livro, arranjam uma nova estrutura, esta baseada na liderança servidora, pois todos tendem a satisfação dos seus clientes, sendo o lucro uma consequência deste empenho.

Tendo como base o filme: o amor é contagioso e o livro o monge e o executivo, você na qualidade de líder faça uma comparativa das duas realidades organizacionais.

O filme nos mostra o paradigma antigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com