TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Cinemática E Dinâmica

Monografias: Portfolio Cinemática E Dinâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  2.017 Visualizações

Página 1 de 5

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA MECATRÔNICA

PORTFÓLIO DE FISICA

CINEMATICA E DINAMICA

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

PORTFÓLIO DE FISICA

CINEMATICA E DINAMICA

Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia Mecatrônica) da Faculdade para a disciplina [Fisica, Cinemática e Dinâmica].

Prof.

1. (Valor 1,0) Descreva momento linear (quantidade de movimento) e a sua conservação. Destaque as equações e as unidades de medidas referentes às grandezas relacionadas.

R: O momento linear (ou quantidade de movimento) é uma grandeza vetorial que é caracterizada por efeito dinâmico de um corpo de massa m, vezes uma velocidade v:

A unidade do sistema internacional do momento linear é kg.m.s

Características do vetor momento linear:

 Tem direção tangente à trajetória em cada instante, coincidindo com a direção do vetor velocidade, ;

 Tem o mesmo sentido do vetor velocidade, ;

 O módulo do momento linear é igual a p = m.v

Já um corpo com direção arbitrária no espaço tridimensional, p tem três equações componentes, Newton chamou o produto de quantidade do movimento.

pₓ = m.vₓ pᵞ = m.vᵞ pz = m.vz

O princípio da conservação do movimento linear demonstra que quando dois corpos ou mais interagem, o momento linear do sistema ou conjunto dos corpos permanece constante.

2. (Valor 1,0) Descreva impulso de uma força e a sua relação com a quantidade de movimento (Teorema do impulso). Destaque as equações e as unidades de medidas referentes às grandezas relacionadas.

R: Segundo Raymond A. Serway/ John W. Jewrtt Jr., o impulso de uma força é definido como a integral da força no intervalo de tempo durante o qual a força atua , sendo a equação definida por:

Impulso de uma força resultante

Sendo a relação com a quantidade de movimento o impulso total da força resultante sobre uma partícula a variação no momento da partícula, portanto essa afirmação é conhecida como o teorema do impulso e do momento que é equivalente à segunda lei de Newton.

Teorema do impulso

A unidade de medida no momento linear no SI é o quilograma metro por segundo kg.m/s, que pode ser representado também por Newton segundo (N.S).

3. (Valor 1,0) Descreva os tipos de colisão (elástica, inelástica e parcialmente inelástica) e defina coeficiente de restituição. Destaque as equações e as unidades de medidas referentes às grandezas relacionadas.

R: Segundo Raymond A. Serway/ John W. Jewrtt Jr. a colisão elástica é definida como uma colisão entre dois corpos onde ambos não sofrem deformações permanentes quando ocorre o impacto, onde a energia cinética do sistema é conservada, e pode ser obtida através das fórmulas:

A colisão inelástica tem como característica o fato do momento linear do sistema se conservar, mas a energia cinética do sistema não, pois não há a conservação de energia cinética entre dois corpos que colidem entre si, geralmente os materiais ao se chocarem perdem parcialmente sua energia resultando em possíveis deformações dos corpos, podendo ser cálculada através da fórmula:

A colisão parcialmente inelástica é dada pela junção de dois corpos após a colisão de ambos:

Fórmula

Coeficiente de restituição

Quando dois corpos se que colidem, inicia – se a fase da deformação que se encerra quando os dois corpos ficam em repouso entre si, sendo assim começa a fase da restituição que irá terminar com a separação dos corpos, é a diferença entre o módulo das velocidades finais e as velocidades iniciais de acordo com a fórmula mostrada abaixo;

Fórmula

4. (Valor 1,0) A que velocidade deve se deslocar um veículo de 816 kg para ter a mesma quantidade de movimento de uma pick-up de 2650 kg a 16 km/h? E de um caminhão de 9080 kg também a 16 km/h?

5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com