TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio De Relações Internacional

Trabalho Universitário: Portfolio De Relações Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  1.918 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual deveria ser, na perspectiva de Carl von Clausewitz e Raymond Aron, a relação entre política e guerra?

Clausewitz defendeu a guerra como instrumento à disposição do Estado e Aron, na mesma linha do prussiano, sustentou que a sacões militares precisavam ser “[...] dominadas pela política (definida como a ‘personificação da inteligência do Estado’)” (ARON, 1985,p. 72). Em outras palavras, os recursos militares deveriam estar sob controle do Estado para serem utilizados por ele na perseguição de objetivos políticos (entendidos como o estabelecimento das relações de mando e obediência). No entanto, do ponto de vista histórico, a guerra não foi sempre uma exclusividade do Estado.

2. Quais são os papéis da guerra e da diplomacia na preservação do poder, na sobrevivência e na busca por maior influência dos Estados?

O papel da guerra não seria destruir, mas submeter o oponente, criando uma relação política de mando e obediência. A guerra, assim, não seria um fim em si mesmo, mas um recurso militar à disposição do governo para perseguir as metas políticas da sobrevivência do Estado e de seu fortalecimento e expansão. Já o papel da diplomacia na prevenção do poder funciona como um apoio as forças militares, conformam o dispositivo diplomático-militar descrito por Foucault.

3. Em que a perspectiva de Proudhon e Foucault se diferencia da de Clausewitz e Aron?

A tradição na qual podemos encontrar Proudhon e Foucault é oposta à dos contratualistas, à de Clausewitz e à de Aron. Ela, ao contrário, remonta os filósofos gregos como Heráclito de Éfeso que escreveu: “[...] de todos, a guerra é pai, de todos é rei; uns indica deuses, outros homens; de uns faz escravos, de outros, livres” (HERÁCLITO, 2002,p. 200). Essa perspectiva não compreende a guerra apenas como o momento em que dois grupos armados representando unidades políticas diferentes entram em choque. A guerra, ao contrário, seria um princípio organizador das sociedades: não haveria vida sem conflito e não haveria ordem política sem guerra e sem resistência a ela.

4. Quais são as funções da diplomacia?

Gerar um sistema de segurança que cada Estado constitui para sua sobrevivência e expansão nas relações internacionais.

5. Qual a diferença fundamental entre "diplomacia" e "política externa"?

A diplomacia é instrumento de um dispositivo de ação internacional dos Estados que, complementado pelas forças militares, conformam o dispositivo diplomático-militar, descrito por Foucault (2008b) como o sistema de segurança que cada Estado constitui para sua sobrevivência e expansão nas relações internacionais. A política externa, isto é, um conjunto de políticas trans-portadas para as relações com outros Estados e demais atores internacionais, sob a forma de objetivos a serem alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com