TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Invidual Consul

Exames: Portfolio Invidual Consul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 11

Aprimorar o conhecimento aprendido nas disciplinas dos Primeiro e Segundo

semestres, aplicando o conhecimento à prática por meio da resolução de um estudo de caso.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a situação descrita no texto: “Cônsul se reposiciona e rejuvenesce para falar também aos jovens” dentro das disciplinas Logísticas e Canais de Distribuição, Formação e Administração de Preço, Marketing de Relacionamento e Metodologia Científica. Para embasamento serão coletadas informações das aulas dadas e fontes através de pesquisa em livros e internet. A mesma pesquisa foi organizado com o objetivo de demonstrar a importância do processo estratégico de marketing no desenvolvimento de um novo produto e reposicionamento de uma determinada marca, tendo como embasamento para estudo o caso de rejuvenescimento da marca Consul.

A partir desse trabalho podem-se comparar os métodos de pesquisas que foram abordados nas aulas teóricas em sala de aula ao transcorrer do trabalho e assim é admissível avaliar a eficácia da pesquisa na pratica com o sucesso da pesquisa apresentada pela Consul, admitindo uma análise de campo, onde o produto será vendido, qual o publico alvo, a existência de concorrente hoje em dia no mercado, qual o nível de qualidade dos concorrentes.

A Consul usufruiu dessas informações para tornar em pontos positivos a invenção da sua nova linha de produtos. Visionando a possibilidade de êxito do produto no mercado, a sua faixa de risco, o desenvolvimento do perfil do consumidor, o aumento das classes sociais, desejos e necessidades dos consumidores.

Para elaboração do trabalho foram empregadas as Webs Aulas e as aulas disponibilizadas no ambiente colaborar da Unopar. O desenvolvimento foi feito usando a situação descrita no texto "Consul se reposiciona e rejuvenesce para falar também aos jovens". O trabalho aborda assuntos relativos à análise ambiental, sistema de informações de marketing, logística e canais de distribuição, políticas de preço, segmentação de mercado, pesquisa de marketing e abordagens mercadológicas da pesquisa em marketing.

DESENVOLVIMENTO

1 - Logística e Canais de Distribuição

1.1 Analisar o artigo, de acordo com as teorias aprendidas, verificar se a Cônsul utilizou-se de canais de distribuição.

Sim, por meio da inovação e sacadas inteligentes ela apresenta-se de forma simples e facilitadora. Recentemente a Consul reformulou seu logotipo, valorizando a cor verde trocando seu slogan para “Bem Pensado”. Valorizando as novas comunicações da marca e inovando em seu filme institucional. Devido à concorrência do mercado as empresas necessitam se adaptar à intensa competitividade em função da abertura econômica, das transformações tecnológicas rápidas e dos níveis de inseguranças para poderem resistir e se desenvolverem. Cada vez mais as pressões competidoras sobre as empresas brasileiras não vem da mesma região, contudo de competidores estrangeiros. É nesse ambiente competitivo que as empresas devem desenvolver novas competências estratégicas.

O marketing e a logística de distribuição são duas funções difíceis que geralmente não podem ser bem exercidas por empresas que operam isoladamente, contudo, na formação e desenvolvimento dessas redes torna-se um instrumento viável e muito hábil, podendo tornar-se ainda mais competidora. Isto implica produzir produtos da mais elevada qualidade admissível; produzir o que e quando de fato precisam; entregá-lo no local esperado; produzir os produtos de custos mais baixos e adaptados; reagir de forma flexível e veloz a transformações em caso de necessidade.

A empresa ao fazer seus planos de marketing, a administração de marketing leva em apreço outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os setores de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos constituem o ambiente interno e, em conjunto, apresentam um impacto sobre os planos e as ações de marketing.

Conforme o conceito de marketing, todas essas funções necessitam “pensar no consumidor” e conviver em consonância para apresentar valor superior e satisfação ao cliente. Os fornecedores são uma ligação importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles abastecem os recursos indispensáveis para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem comprometer seriamente o marketing.

Os intermediários do marketing auxiliam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais. Abarcam revendedores (atacadistas, varejista, agentes), firmas de distribuição física (transportadoras, manuseios, etc.), agências de serviços de marketing (agência de propaganda, de promoção, consultorias de marketing) e intermediários financeiros (bancos, financeiras, seguradoras).

Na tentativa de instituir um relacionamento positivo com os clientes, provendo-lhes satisfação, a empresa deve fazer mais do que somente tornar ótimo seu próprio desempenho. Deve relacionar-se efetivamente com os fornecedores e os intermediários de marketing para aperfeiçoar o desempenho de todo o sistema. Mesmo um canal de marketing estrategicamente idealizado e gerenciado necessita basear-se na logística para colocar os produtos à disposição dos clientes.

A logística envolve planejamento, prática e controle do fluxo físico de materiais, produtos finais e informações correlativas, dos pontos de origem até os pontos de consumo, de modo a receber às exigências dos clientes a certo lucro. Quer se escolha empregar a expressão distribuição física, logística ou gerenciamento da cadeia de suprimento, o princípio subjacente é o alcance de uma intensa colaboração entre os membros do canal por meio de um efetivo gerenciamento. Se a empresa puder acrescentar vantagens em funções de marca, tecnologia e, principalmente, logística, elas trarão grandes oportunidades de competição.

As empresas estão estimando cada vez mais a logística por diversas razões: primeiro, por ser um elemento fundamental no que se refere aos serviços oferecidos aos clientes; por produzir consideráveis diminuições de custos para a empresa e para os consumidores; também devido à enorme variedade de produtos criando a precisão de um aperfeiçoado gerenciamento de logística e, por fim, aprimoramento da tecnologia de informações criando chance de maior eficiência na distribuição.

A estratégia de marketing deve ser idealizada de modo que se amolde às necessidades do consumidor e que faça dianteira às estratégias dos concorrentes. O serviço e a satisfação do cliente tornaram-se o embasamento da estratégia de marketing de diversos negócios, podendo convidar e conservar clientes oferecendo-lhes melhor serviço a preços mais baixo por meio de uma melhor distribuição física.

Nas últimas décadas, nasceu uma perspectiva mais ampla, denominada conceito sistêmico, para lidar com os problemas logísticos. Um sistema logístico incide de seis componentes inter-relacionados, ou seja, ações que comprometem um componente podem trazer efeitos para outros do sistema: transportes, manuseio de materiais, processamento de pedidos, controle de estoques, armazenagem e embalagens. Todos os componentes do gerenciamento do canal colaboram para a tentativa da empresa em conseguir uma vantagem competidora sustentável.

A vantagem competitiva que a logística de distribuição acrescenta ao marketing de disponibilizar o produto mais próximo ao seu mercado consumidor considera o avanço dos níveis de serviço. Contudo, é fundamental analisar outro fator chave de sucesso que leva a concorrência e, principalmente, outro objetivo fundamental da logística que é a minimização de custos.

1.2 Se utilizou verificar quais foram os aspectos mais relevantes para a tomada de decisões da empresa?

Após esta análise os aspectos mais relevantes para a tomada de decisão da Cônsul foram às mudanças do perfil da família brasileira e do crescimento da classe média que hoje não é apenas a dona de casa, mas também os jovens casais e pessoas que moram sozinhas sejam elas jovens ou maduras.•.

1.3 A empresa utilizou algum tipo de sistema de informação? Qual e Como foi utilizado ?

Sim, por meio de pesquisas feitas por um período de um ano e meio junto ao consumidor podendo assim analisar o perfil do cliente contemporâneo. Tendo o velho e novo público como aspecto de muita relevância para sua tomada de decisão em relação a este reposicionamento.

Para tanto a Cônsul desenvolveu a campanha: ”Linha Cônsul Bem Estar: ser saudável nunca foi tão fácil” onde ela apresenta as vantagens de se ter uma geladeira moderna para todos os públicos.

Fonte: http://www.consul.com.br/geladeira-be..HYPERLINK "http://www.consul.com.br/geladeira-bem-estar/". Publicado em 06/08/2013.

2- Formação e Administração de preço

Pensando em uma forma de manter e ampliar sua gama de consumidores a Cônsul fará o mesmo com os próximos lançamentos, trabalhando sem alteração nos preços e melhorando sua forma de distribuição.

Segundo seu ambiente virtual (http://www.consul.com.br/sustentabilidade/)

Preocupada em desenvolver produtos cada vez mais sustentáveis com um preço acessível, a Consul utiliza a metodologia Design for Environmet (DfE), desenvolvida com o apoio de especialistas da Universidade de São Paulo, no processo de criação de seus produtos. Com ela, as tecnologias e os materiais empregados nos projetos são especificados levando em consideração os aspectos de qualidade, custo e eficiência, simultaneamente à performance ambiental do produto, isto é, os impactos sobre o meio ambiente durante todo o seu ciclo de vida, desde a produção das matérias-primas até o descarte final na fase pós-consumo.

Para facilitar a identificação dos benefícios sustentáveis oferecidos pelos nossos produtos, criamos o "Ideia Sustentável", que estará presente ao longo do site sempre que o produto apresentar algum tipo de tecnologia sustentável.

3-Marketing de relacionamento

Analisando o texto em questão, pode-se identificar nitidamente o uso da análise ambiental, pois por meio da observação das variáveis ambientais a Consul distinguiu a oportunidade, por exemplo, de acrescer seu público alvo. A organização entendeu que situações como a alteração do perfil de consumo da classe C, a rotina pulsada de novos casais, solteiros que passam a residir sozinhos e diversos modelos de família instituíam a oportunidade de lançamento de novos produtos com características mais atuais e funções que proporcionam mais praticidade e facilidade ao cotidiano.

Ao distinguir as mulheres como as principais responsáveis pela decisão de compra de eletrodomésticos a empresa passa a enfocar na proximidade com o público feminino. Como estratégia para o sucesso, a Consul empregou o sistema de informação de marketing, que ajudou na identificação e avaliação do perfil do mercado contemporâneo da empresa e as transformações que aconteceram com o passar do tempo.

Como os produtos da marca se localizavam no estágio de ciclo de vida do produto maturidade, o reposicionamento da Consul foi uma tática para avanço no aumento das vendas, característica desta fase do ciclo. Remodelando, abrangendo novas características em seus produtos e transformando a mensagem empregada pela empresa de “parte da sua casa” para “bem pensado”, a companhia acrescenta um novo público alvo de maneira inteligente e bem humorada, sem abrir mão de seus consumidores usuais.

Como qualquer processo de tomada de decisão compreende riscos de insucesso, a pesquisa de marketing é de suma importância para aquisição de informações que possam auxiliar e tornar mínimo os riscos de falhas. A pesquisa de marketing é uma complementação imprescindível para os sistemas de informações, seja em procura de novos ou atualizações de antigos subsídios. Ela pode responder questões pautadas ao mercado e as respostas que o mesmo oferecerá á decisão tomada. Pode auxiliar também no desenvolvimento e encaixe de novos produtos ao público alvo correto.

Quando se trata de pesquisa sobre o comportamento do consumidor, a mais aconselhada e aproveitada é a pesquisa qualitativa, pois oferece inúmeras informações relevantes sobre a opinião do cliente e o que ele traz em mente. Sabendo disso, a Consul emprega de pesquisas e estudos para minimizar o máximo aceitável as oportunidades de reprovação de seus produtos.

O conjunto das estratégias, pesquisas e táticas empregadas pela Consul garantiram sucesso em sua nova identidade, permitindo aumento de vendas e a conservação da presença de seus produtos na vida de seus consumidores.

O Instituto Consulado da Mulher é um ação social da marca Consul. Sua missão é apoiar e empoderar mulheres empreendedoras aportando conhecimento e recursos para viabilizar a geração de renda. Presente em 20 estados brasileiros, o Consulado promove o desenvolvimento e a inclusão social para famílias e comunidades em praticamente todo o país, inspirado no conceito de economia solidária e com uma metodologia replicável, reconhecida pela KPMG e pelo Instituto Banco do Brasil. Desde a sua fundação, em 2002, já beneficiou mais de 32 mil pessoas. Para mais informações, acesse o página de Consul que fala sobre Consulado ouwww.consuladodamulher.org.br.” (citação retirada do site : http://www.consul.com.br/sustentabilidade/)

4 COSIDERAÇÕES FINAIS

A Consul empregou-se da análise ambiental de marketing voltada para a pesquisa do consumidor e esta pesquisa foi realizada no período de um ano e meio. O aspecto mais ressaltante que a empresa utilizou foi à transformação do perfil do consumidor que está alterando a cada dia, a sua forma de compra não é mais influenciada somente pelo preço, com o desenvolvimento da classe média o consumidor se tornou mais exigente.

O sistema de informação usado pela Consul foi à pesquisa voltada para a análise do consumidor, examinando, pesquisando, averiguando para conhecer tudo o que era apropriado e importante para as pessoas, para que desta forma pudesse minimizar os riscos e elevar ao máximo as oportunidades.

A Consul visa cultivar as gerações mais antigas e conquistar o público mais jovem. A estratégia em seu posicionamento é se conservar relevante de geração em geração, ou seja, manter o público habitual e conquistar o público jovem, pois um cliente tradicional poderá comprar um refrigerador da marca pelo conhecimento enquanto o cliente jovem poderá comprar o mesmo produto pela praticidade.

A Consul na criação da sua nova linha de produtos procura o rejuvenescimento da marca sustentando a tradicionalidade de seus clientes já conquistados, passando de geração em geração, imprimindo a confiabilidade da marca para a nova geração.

Para se trazer um produto de sucesso, seja ele novo, ou até mesmo algo que esteja sendo ‘’remodelado’’, será imprescindível a análise de ambiente, além de ser o primeiro passo do plano de Marketing, sintetiza todas as informações relacionadas à empresa. Tanto do ambiente interno, como também o ambiente externo, que nele envolve os concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos.

Quando avalia esses fatores, está analisando as ameaças e oportunidades do negócio. Antes mesmo de tomar qualquer decisão, a Consul buscou conhecer quem era seu novo público, quais as suas necessidades, e se encontrou com um novo estilo de vida, deste modo, se viu obrigado a remodelar seus produtos, e adaptá-los para outro público mais jovem.

A Consul procurou diferentes informações junto ao consumidor, coletaram dados, pesquisou e avaliou seu consumidor, e então entendeu que muitas das famílias tinham diminuído, e na grande maioria, eram de somente uma pessoa, residindo sozinhas. Então se averiguou que seu público havia passado por algumas transformações, e necessitaria de um produto com a mesma proporção, mais prático, mais atual. Para se diferenciar da concorrência atualmente, é indispensável um conhecimento intenso de seu mercado.

A Consul localiza-se em etapa de introdução, após se reposicionar no mercado, é nesta fase que é feito o lançamento do produto, no qual é apresentado ao mercado por meio de um empenho de marketing intenso, visando constituir uma identidade clara e, portanto promover ao máximo, o conhecimento do produto. É preciso visão em longo prazo, pois grandes investimentos serão feitos neste estágio.

A pesquisa estratégica de marketing foi um dos fatores fundamentais nas tomadas de decisões para que a Consul chegasse à conclusão da sua nova linha de produtos, pois perguntas e dúvidas tais como qual o público atender, qual o melhor nome do produto, concorrentes, dentre muitas outras questões que são explicadas por esta pesquisa englobando métodos de pesquisa quantitativa, qualitativa, pesquisa em profundidade, grupo de foco, técnicas projetivas, observação de processo sistemático e observação com questionários. Estes métodos são somente alguns dos procedimentos e técnicas que podem ser aproveitados para o desenvolvimento da pesquisa somando a perspectiva de sucesso.

O objetivo da empresa foi reposicionar seus produtos, com conceitos inovadores, mesmo que seu público alvo permanece sendo a família brasileira. O consumidor atual procura uma compra mais qualificada, de melhor qualidade, com produtos atuais e objetivos. É necessário seguir essa nova gama de consumidores, sem perder os antigos. O slogan “Bem Pensado” é a moderna

assinatura da marca e faz menção à expressão empregada pelas pessoas quando se referem a uma boa ideia. Toda e qualquer modificação feita pela marca, determinou muita atenção, e muita pesquisa. Nada foi feito sem ajuizar em seu fiel consumidor.

REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Alexandre Cabral. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

.

MEDEIROS, Luisa. Consul se reposiciona e rejuvenesce para falar também aos jovens. Mundo Marketing. Fev. 2013. Disponível em . Acesso em 26 set. 2014.

...

Baixar como  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »