TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual

Trabalho Escolar: Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2012  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 APLICAÇÕES DE LIQUIDEZ IMEDIATA...............................................................4

2.1.1 Aplicações e sua relação com juros compostos..................................................5

2.2 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES................................................................................5

2.2.1 Critérios de avalições de estoques......................................................................6

2.3 AVALIAÇÃO DE ATIVOS ......................................................................................7

2.3.1 Valores de entrada .............................................................................................7

2.3.2 Valores de saída..................................................................................................7

2.4 PRINCÍPIOS CONTÁBEIS ....................................................................................8

2.4.1 Princípio da entidade...........................................................................................8

2.4.2 Principio da competência....................................................................................8

2.5 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL .....................................................................................9

2.5.1 O conselho federal e regional de contabilidade..................................................9

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa quer mostrar um resumo dos conteúdos estudados no terceiro semestre do curso de ciências contábeis.

O desenvolvimento inicia comentando sobre como aplicar os recursos excedentes nas empresas de modo que essa aplicação resulte em benéficos para a mesma. Para isso será visto a relação dessas aplicações com o conceito de juros compostos, mostrando então que o profissional contábil utiliza vários conteúdos no desenvolvimento de suas funções. A seguir, será explicado como avaliar o estoque e o ativo de uma empresa e, em diversas situações. Logo após será conceituado os princípios contábeis e, para finalizar será conceituado os objetivos e funções dos conselhos, regionais e federal, e quanto ao cumprimento das normas e do código de ética pelos profissionais perante aos mesmos.

2 DESENVOLVIMENTO

Toda empresa ou organização tem como seu principal objetivo obter lucro com suas vendas e serviços. Esses recursos servem para manter os componentes que trabalham na organização e para dar continuidade na vida empresarial. Algumas vezes esses recursos são maiores que as obrigações da empresa e, portanto, sobram. Então o administrador deve pensar no que fazer com esse dinheiro de modo que mesmo quando não é usado, gere lucro a organização. Para isso existe alguns tipos de investimentos: compra de títulos de créditos e valores mobiliários públicos, fundos de liquidez imediata, fundos de investimento com renda fixa ou variável, certificados de depósito bancário, entre outros.

Então a empresa consegue obter lucro de capitais que já são lucros anteriores. Mas como contabilizar no balanço essas operações?

Pra classificar os investimentos no balanço patrimonial é preciso saber principalmente o prazo que foi fixado. Ou seja, aplicações que não são capitais de outras sociedades podem estar no ativo circulante ou no realizável à longo prazo. Quando se trata de títulos que representam capitais de outras sociedades, a organização também pode mantê-los no ativo circulante – no realizável à longo prazo ou no imobilizado. Isto depende da vontade dos administradores em reverter os rendimentos em dinheiro.

No próximo item será visto alguns tipos de investimentos.

2.1 APLICAÇÕES DE LIQUIDEZ IMEDIATA

São aplicações que oferecem a possibilidade de resgate a qualquer momento. No balanço patrimonial encontra-se no ativo circulante, subgrupo das disponibilidades. Geralmente, são aplicados em títulos públicos, garantidos pelo governo. Outro exemplo é quando a conta bancária possui conta aplicação simultaneamente. Diariamente os recursos não utilizados são aplicados e o resgate é automático conforme a necessidade do cliente.

Os rendimentos dessas aplicações geram encargos financeiro ás empresas, sendo os mais comuns: imposto de renda retido na fonte (IRRF), impostos sobre operações financeiras (IOF) e outros.

2.1.1 Aplicações e sua relação com juros compostos

Quando uma administração opta por aplicar um valor por mais de um período as correções desta aplicação serão na forma de juros compostos, pois, após o primeiro período da aplicação os juros serão incorporados ao capital inicialmente investido e no período seguinte gerarão novos lucros.

Portanto, quando uma empresa possui sobra de valores, vale à pena investir em aplicações financeiras, e para isso o administrador deve analisar alguns fatores como: a rentabilidade e os encargos da operação no período que foi estipulado.

2.2 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

Para avaliar o estoque pode se utilizar dois métodos: o método de inventário periódico, usado geralmente nas pequenas e médias empresas e, inventário permanente, utilizado nas grandes empresas. Para entender melhor veremos a seguir como se dá a avaliação em cada um desses métodos.

a) Inventário periódico

Por esse método as entradas de mercadorias são registradas, e no fim de cada exercício ou período estipulado, o custo das mercadorias vendidas é apurado. Ou seja, para conhecer a quantidade atual no estoque precisa contar fisicamente as mercadorias. Por isso as grandes empresas não usam essa forma pois, com certeza possuem muitas mercadorias e ficaria inviável contá-las uma a uma.

Para saber o custo de mercadoria vendida por esse método usa-se a seguinte fórmula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com