TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Postergação Da Produção

Exames: Postergação Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 5

Postergação refere-se a um conceito em que as atividades na cadeia de suprimentos são adiadas até que uma demanda seja posta.

É uma tentativa de fazer duas coisas:

• Reduzir incertezas e custos

• Satisfazer clientes

Alguns pesquisadores sugerem que a postergação tem o potencial para melhorar a resposta, reduzindo ao mesmo tempo o inventário, transporte, armazenamento e obsolescência dos custos.

História

1950 - Alderson argumentou que os custos globais poderiam ser reduzidos ao adiar a fase de diferenciação da produção.

1965 - Bucklin ampliou o conceito de postergação por considerá-la uma oportunidade de transferir o risco de possuir bens a partir de uma posição em uma cadeia de suprimentos para a outra.

1999 - Nesta revisão, Van Hoek identificou as lacunas existentes e emitiu cinco desafios para futuros estudiosos da postergação. Os 5 desafios propostos por Van Hoek:

1. Postergação como um conceito da cadeia de suprimentos:

2. Integração de conceitos relacionados com a cadeia de suprimentos;

3. Postergação na cadeia de suprimentos globalizada;

4. Postergação na cadeia de suprimentos personalizada;

5. Readaptação metodológica de postergação.

1999 - Van Mieghem e Dada apresentam o conceito de postergação de preço e compara com os mais comumente conceitos estudados de postergação da produção. A postergação de preço exige a postergação da decisão sobre o preço até que a incerteza da demanda seja resolvida;

2000 - Waller et al. descreveram três etapas adicionais na cadeia de suprimentos que contêm oportunidades para a aplicação da postergação: a montante, a jusante, e da distribuição (upstream, downstream, and distribution);

2004 - Yang et al. ampliou e aperfeiçoou o conceito de postergação para:

• Postergação dos produtos;

• Postergação de compras;

• Postergação da produção;

• Postergação da logística.

ATUALMENTE - Zinn, W. e Bowersox descrevem a postergação como sendo composta de cinco tipos específicos: 5 6

1. Etiquetagem;

2. Embalagem;

3. Montagem;

4. Fabricação;

5. Tempo.

Casos práticos

A postergação tem uma longa história de aplicação prática nas empresas. Abaixo alguns exemplos de empresas que aplicaram a postergação como estratégia:

• Benetton: a empresa ficouu bem mais posicionada ao responder às demandas por roupas com cores populares ao adiar o tingimento das suas roupas. Além disso, reduziu o excesso de inventário de cores menos populares; 8

• Whirpool: percebeu uma redução significativa no inventário e nos custos de transporte retardando o envio de aparelhos para a SEARS até que o cliente enviasse uma encomenda.

• Hewlett Packard (HP): adiou a montagem final de suas impressoras DeskJet até estágios avançados das fases na cadeia de suprimentos. Esta postergação da montagem final, combinada com a transferência da montagem em localidades mais próximas aos clientes, resultou em uma melhor relação custo-eficiência do processo de produção com redução dos custos de transporte e logística. 11

Estudo de caso na implementação de uma estratégia de postergação parcial.

Cenário econômico / geográfico: pequenas manufaturas do meio-oeste americano.

A companhia em questão faz aproximadamente 90 itens diferentes que são empacotados em cerca de 980 produtos diferentes para envio aos distribuidores.

Consumidores demandam produto e serviços customizados e requerem que suas ordens de compra sejam atendidas rapidamente. Ainda assim eles não querem pagar um valor considerável por essa customização e disponibilidade.

A companhia desejando marcar pontos com seus consumidores no prazo de resposta para entrega mantinha enormes quantidades de todos os produtos. Acreditava que esses estoques proviam proteção contra a falta de produtos gerada por incertezas na demanda.

Hoje, o custo de manter estoques, proliferação extensiva do produto e o risco de obsolescência, especialmente rápido em mercados mutáveis, tornam proibitivos os dispêndios para manter grandes estoques de produtos acabados.

Uma abordagem adotada por manufaturas para prover rapidamente produtos customizados é trocar a produção em massa por customização em massa (Pine, 1993).

Um método de obtenção da customização em massa é postergar ao máximo possível a configuração dos produtos padronizados (genéricos) numa ampla variedade de produtos finais.

Os resultados relatados foram obtidos durante assessoramento a uma pequena companhia manufatureira local para desenvolver uma estratégia de postergação que suportasse seu programa de cadeia de suprimentos.

A empresa em questão manufatura diferentes grupos de produtos consistindo primariamente de esfregões e vassouras.

O item é a unidade comprada em última instância pelo consumidor. Cada item é empacotado para envio em diferentes configurações.

• Uma loja de conveniência pode solicitar um pacote contendo 4 unidades de um item (produto A) para facilitar o manuseio entre a sala de estoque e a área de vendas;

• Esse mesmo item pode ser também empacotado em uma embalagem contendo 12 unidades do item (Produto B);

• Um comerciante em massa pode solicitar pacotes contendo 30 unidades de um item (Produto C).

A companhia adotou uma política de estoque de manter duas semanas de estoque para cada produto disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com