TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencia Eletrica

Dissertações: Potencia Eletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho sobre Potencia Elétrica “Watt”

Explicando o conceito:

A potência, “ P ”, é uma grandeza física, definida como a razão entre a energia produzida, transferida ou transformada e o intervalo de tempo em que ocorreu essa transferência. ( P = E/t ). É também o produto da força pela velocidade. (P = F/V ).

Sua unidade de medida, pelo S.I é o “ Watt ”, cujo símbolo “ W ”.

Um watt é a potência de um aparelho que, quando em funcionamento, fornece a energia de um joule em cada segundo. ( P = J/s )

Contextualização histórica:

James Watt, engenheiro, mecânico, escocês nascido em Greenock. Aos 19 anos foi para Londres aprendizado de mecânico especializado na construção de instrumentos.

Ao receber para conserto (1763) uma máquina a vapor do tipo Newcomen, a mais avançada de então, observou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e, a partir dos estudos teóricos sobre calor, de Black, idealizou então o condensador, seu primeiro grande invento (1764), dispositivo que seria mantido separado do cilindro mas conectado a ele. No condensador a temperatura do vapor seria mantida baixa (cerca de 37º C), enquanto, no cilindro, permaneceria elevada. Procurou, assim, alcançar o máximo de vácuo no condensador.

Fechou o cilindro, que antes permanecia aberto, eliminou totalmente o ar e assim criou uma verdadeira máquina a vapor. Obteve a primeira patente do invento e de vários aperfeiçoamentos por ele próprio concebidos (1769).

Criou diversos dispositivos tais como o regulador de força centrífuga e o mecanismo de comando da gaveta de distribuição de vapor, o volante e o indicador de Watt.

• Relações físicas com esse conceito:

U= Diferença de potencial “V”

R= Resistência (resistor) “Ohm Ω”

I= Corrente elétrica “A”

P= Potência “W”

Exemplo:

"Quando colocamos a chave do chuveiro na posição inverno, aumentamos ou diminuímos a resistência do chuveiro?"

O chuveiro é ligado a uma tensão praticamente constante. Na posição inverno, a água sai mais quente e por isso está havendo uma maior dissipação de energia. Se a tensão é constante, para ocorrer o aumento da potência é necessário diminuirmos o valor da resistência. Observe a fórmula mencionada, a resistência está no denominador, e por isso a sua redução acarreta no aumento da potência dissipada.

• Escolha uma aplicação do cotidiano envolvendo esse conceito:

Cálculo do consumo de energia elétrica;

Saber que potencia seu equipamento exerce quando ligado;

Ligar um aparelho na tensão elétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com