TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potência Elétrica

Ensaio: Potência Elétrica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2012  •  Ensaio  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Potência Elétrica

A potência elétrica dissipada por um condutor é definida como a quantidade de energia térmica que passa por ele durante uma quantidade de tempo.

Muitas vezes, na propaganda de certos produtos de eletrônicos, destaca-se a sua potência. Podemos citar como exemplos os aparelhos de som, os chuveiros e as fontes dos microcomputadores.

Desenvolvimento

Em sistemas elétricos, a potência instantânea desenvolvida por um dispositivo de dois terminais é o produto da diferença de potencial entre os terminais e a corrente que passa através do dispositivo.

Isto é:

Onde é o valor instantâneo da corrente e é o valor instantâneo da tensão. Se está em ampères e em volts, estará em watts. É bastante comum encontrar em dispositivos a potência em unidades directas, VA.

Potência elétrica pode ser definida também como o trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado intervalo de tempo.

Num sistema de corrente contínua em que e se mantenham invariantes durante um dado período, a potência transmitida é também constante e igual ao produto .

Nos sistemas em que ou são variáveis temporais, é possível determinar a potência média desenvolvida durante um intervalo de tempo a partir da integração temporal da potência instantânea:

Onde é o valor da corrente no instante e o valor da tensão no mesmo instante.

Potência Ativa

No caso da corrente alternada (CA) sinusoidal, a média de potência elétrica desenvolvida por um dispositivo de dois terminais pode ser determinada pela resolução da integral anterior, de onde resulta o produto dos valores quadrados médios (ou RMS, em inglês) ou eficazes da diferença de potencial entre os terminais e da corrente que passa através do dispositivo com o cosseno do seu ângulo de desfasamento.

Isto é,

Onde é o valor eficaz da intensidade de corrente alternada senoidal, é o valor eficaz da tensão senoidal e é o ângulo de fase ou defasagem entre a tensão e a corrente. O termo é denominado Fator de potência.

Se está em ampères e em volts, estará em watts. Este valor também se chama potência ativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com