TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pppp

Monografias: Pppp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

Data:24/02/2015.

1ª Atividades do 1º dia de Aula.

1)- Explique o significado de informática.

Tecnologia da informação e comunicação.

2)-Distingue dados de informação.

Dados: De maneira geral, é o conteúdo quantificável e que por si só não transmite nenhuma mensagem que possibilite o entendimento sobre determinada situação. Os dados podem ser considerados a unidade básica da informação. Sem dados, não temos informações, pois estas são criadas a partir daqueles.

Exemplo: No relatório de vendas de uma empresa, foi obtido o dado de que ela realizou um total de vendas no período de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). O que isso significa? Nada! Isso é só um dado, ele não diz que a empresa obteve lucro com esse montante de vendas ou não, não diz se o objetivo foi atingido ou não etc.

Informação: É o resultado do processamento dos dados. Ou seja, os dados foram analisados e interpretados sob determinada ótica, e a partir dessa análise se torna possível qualificar esses dados.

3)-Um Bit corresponde

A) A uma letra.

B) A dois algarismos.

C) A um 0 ou a 1.

4)-Distingue Bit e Byte .

Bit é a sigla para Binary Digit, que em português significa dígito binário, ou seja, é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. É geralmente usada na computação e teoria da informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, como 0 ou 1.

Um byte é um dos tipos de dados integrais em computação, é usado para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um dispositivo, independentemente do tipo de dados armazenados. A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é mais comumente chamado de octeto no contexto de redes de computadores e telecomunicações.

5)- Em que consiste a informação digital?

Entende-se por informação digital tudo aquilo que é passível de ser armazenado ou transferido eletronicamente. A rigor, seu objetivo deve estar centrado na aquisição e divulgação de conhecimento, proporcionando desenvolvimento intelectual ao ser humano, mas, com a proliferação exponencial dos instrumentos e veículos de informação digital, seu fulcro foi amplamente alargado.

Data: 25/02/2015.

1º Questionário

1. Enumere três áreas da aplicação das TIC.

R.: Informática: Tratamento de informação por meios automáticos.

Burótica: Aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da formação em escritórios e em tarefas do tipo administrativo.

Telecomunicação: Transmissão de sinais que reproduzem texto, sons, imagens, etc. Podem ser transmitidos através de um fio, fibra óptica, ondas eletromagnéticas ou outro sistema.

2. Distingue burótica e robótica:

R.: Burótica é o conjunto de meios e métodos aplicados às atividades de escritório que tratam informaticamente informações escritas, visuais ou sonoras.

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controlados por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.

3. Em que consiste o tele trabalho?

R.: Tele Trabalho é todo e qualquer trabalho realizado a distância (tele), ou seja, fora do local tradicional de trabalho (escritório da empresa), com a utilização da tecnologia da informação e da comunicação, ou mais especificamente, com computadores, telefonia fixa e celular e toda tecnologia que permita comunicação à distância.

4. Das seguintes afirmações, selecione as verdadeiras:

A) A TELEMÁTICA ASSOCIA AS TELECOMUNICAÇÕES E A INFORMÁTICA.

B) A TELEMÁTICA É UM RAMO DA MATEMÁTICA.

C) A TELEMÁTICA MODERNA RECORRE AOS SATÉLITES DE COMUNICAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com