TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pppp

Casos: Pppp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 7

A administração é uma habilidade adquirida após séculos de evolução pela necessidade de organização de alcançar um resultado eficaz (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social. Surgiu aproximadamente a 500 A.C, na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, criando assim o exercício de administrar.

A administração moderna veio logo após as conseqüências da revolução industrial, devido ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo, a improvisação, para suprir a necessidade de maior eficiência na produtividade das empresas.

As habilidades humanas são necessárias para que o bom relacionamento e excelente desenvolvimento em equipe possa atuar de maneira eficiente e eficaz, pois são imprescindíveis para o bom exercício na liderança organizacional. Segundo Chia Venato habilidade humana “ consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar , compreender suas atitudes e motivações em liderar grupo de pessoas.”

Frederick W. Taylor foi o primeiro homem na história a considerar o trabalho digno de estudo e observação sistemática. Frederick Wenslow Taylor nasceu na Filadélfia em 20 de Março de 1856, ele era mais conhecido como F.W Taylor , ele foi um engenheiro mecânico estadunidense. Ele é considerado o pai da administração cientifica por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia na administração industrial . A administração de Taylor reside sobre todo o enorme aumento da riqueza nos últimos 75 anos que impulsionou as massas trabalhadoras nos países desenvolvidos bem acima de qualquer nível antes registrado, ate para os mais prósperos, no entanto Taylor deixou apenas as primeiras fundações.

Taylor acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade, já em relação ao planejamento, a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita preliminarmente de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento; já em relação à produtividade é a participação dos recursos humanos estabelece a co-participação entre o trabalho cujo resultado reflete em menos custos, salários mais elevados e principalmente em aumentos de níveis de produtividade. O aspecto fundamental de sua teoria era a busca do aumento da organização, por meio da racionalização do trabalho e da obtenção de métodos mais eficientes de controle dos trabalhadores.

No princípio das teorias clássicas Frederick Taylor , buscou o desejado aumento produtivo tomando como base a eficiência dos trabalhadores , analisando seus modos de produção , identificou falhas no processo produtivo geradoras de baixa produtividade , uma vez que para ele, cada operário produzia um terço do que poderia produzir ( processo que ele nomeou “vadiagem sistemática”). Através disso ele observou a necessidade da criação de um método racional padrão de produção das praticas tradicionais.

http://www.zemoleza.com.br/carreiras/3820-resumo-administracao-cientifica.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Taylor

O surgimento das teorias Administrativas teve ênfase nas tarefas e relacionamento do trabalho em seu nível operacional, buscando os principais enfoques:

Teoria Clássica da administração

Consiste em planejar, organizar, comandar, prever, coordenar, controlar divisões de departamento, fazer a análise do trabalho e consistência da divisão e subdivisão dos movimentos necessários na execução de cada tarefa. Analisa o tempo “definido” gasto de cada operário para a execução de suas tarefas por meio de um cronômetro, acrescentado nesse tempo os intervalos dos funcionários para almoço e saídas.

Teoria da burocracia

A organização formal burocrática e racionalidade organizacional busca em objetivos e metas: características e vantagens.

• Características: garantir as normas impostas e seus regulamentos, com uma boa comunicação racional e divisão do trabalho, impessoalidade e hierarquia de autoridade, rotinas e procedimentos padronizados, competência técnica e meritocracia especializada da administração e a profissionalização dos participantes e funcionários.

• Vantagens: racionalidade e precisão na definição do cargo e na operação, rapidez nas decisões. Redução do atrito entre as pessoas, uniformidade de rotinas e procedimentos, benefícios pela hierarquia e divisão do trabalho.

Teoria estruturalista

Estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição.

As burocracias constituem um tipo específico de organização chamada de organizações formais e informais, caracterizada por regras, regulamentos e estruturas hierárquica por coordenar as relações entre seus membros, por isso, os estruturalistas focalizaram as organizações complexas por causa dos desafios que estas impõem à análise organizacional. Seu objetivo é buscar no homem flexibilidade; capacidade de adiar as recompensas; permanecer seu desejo de realização; apreciação de uma situação futura, fonte de legitimidade e padrões de desempenho e unidade de medida.

1. Tipologia da estrutura organizacional: beneficiário principal, os próprios membros da organização. Sendo eles: proprietários ou acionista da organização; clientes e ou o público em geral.

2. Tipologia da estratégia organizacional: competição, ajuste ou negociação cooptação , coopção e coalização.

3. Teoria neoclássica – princípios básicos, divisão do trabalho, especialização, hierarquia, autoridade, responsabilidade e delegação. Com seus aspectos organizacionais, objetivos, organização, desempenho, eficiência e eficácia.

Teoria das relações humanas

Ênfase nas pessoas.

A teoria das relações humanas (ou escola humanística da administração) surgiu nos Estados Unidos, devido às conseqüências das condições de trabalho na vida e produtividade do profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com